Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Delegacia Eletrônica amplia registro de ocorrências online
Abril 12, 2012

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo ampliou os tipos de crimes que podem ser registrados pela internet. Agora, o cidadão também pode comunicar no site http://www.ssp.sp.gov.br/boocorrências de calúnia, injúria, difamação e ameaça sem sair de casa ou ter que se dirigir a uma delegacia.

O próximo passo da Delegacia Eletrônica será permitir, ainda em 2012, o registro do crime de roubo de veículos. A vítima comunicará o fato pela internet e depois irá ao distrito policial sem precisar pegar fila, para ajudar a polícia na elaboração do retrato falado do assaltante.

Atualmente, o usuário pode registrar por meio da internet ocorrências de acidente de trânsito sem vítimas, furto de veículo, desaparecimento de pessoas, casos de furto e perda de documentos, telefone celular e placas de veículos e ainda encontro de pessoas desaparecidas. No próprio site é possível acompanhar o andamento da ocorrência.

A ampliação no atendimento exigiu dois meses de planejamento do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança Pública e da Delegacia Eletrônica. O sistema foi atualizado para receber as novas ocorrências e não apresentar lentidão, o que traz mais facilidade ao cidadão.

Apesar de poder registrar o fato online nos casos de calúnia, injúria, difamação e ameaça, a vítima precisará ir ao distrito policial em até seis meses para fazer a representação da ocorrência. Como os crimes são classificados pela lei como de “natureza privada”, é necessário que a vítima solicite à polícia que dê continuidade às investigações.

Expansão

A unidade eletrônica da Polícia Civil foi criada em 2000 e encerrou 2011 com 731 mil boletins de ocorrência registrados. Hoje, os BOs online correspondem a 26% do total. A expectativa da Delegacia Geral de Polícia é chegar ao fim de 2012 com 40% de boletins de ocorrência eletrônicos.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas