Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Delegacia Eletrônica amplia registro de ocorrências online
Abril 12, 2012

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo ampliou os tipos de crimes que podem ser registrados pela internet. Agora, o cidadão também pode comunicar no site http://www.ssp.sp.gov.br/boocorrências de calúnia, injúria, difamação e ameaça sem sair de casa ou ter que se dirigir a uma delegacia.

O próximo passo da Delegacia Eletrônica será permitir, ainda em 2012, o registro do crime de roubo de veículos. A vítima comunicará o fato pela internet e depois irá ao distrito policial sem precisar pegar fila, para ajudar a polícia na elaboração do retrato falado do assaltante.

Atualmente, o usuário pode registrar por meio da internet ocorrências de acidente de trânsito sem vítimas, furto de veículo, desaparecimento de pessoas, casos de furto e perda de documentos, telefone celular e placas de veículos e ainda encontro de pessoas desaparecidas. No próprio site é possível acompanhar o andamento da ocorrência.

A ampliação no atendimento exigiu dois meses de planejamento do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança Pública e da Delegacia Eletrônica. O sistema foi atualizado para receber as novas ocorrências e não apresentar lentidão, o que traz mais facilidade ao cidadão.

Apesar de poder registrar o fato online nos casos de calúnia, injúria, difamação e ameaça, a vítima precisará ir ao distrito policial em até seis meses para fazer a representação da ocorrência. Como os crimes são classificados pela lei como de “natureza privada”, é necessário que a vítima solicite à polícia que dê continuidade às investigações.

Expansão

A unidade eletrônica da Polícia Civil foi criada em 2000 e encerrou 2011 com 731 mil boletins de ocorrência registrados. Hoje, os BOs online correspondem a 26% do total. A expectativa da Delegacia Geral de Polícia é chegar ao fim de 2012 com 40% de boletins de ocorrência eletrônicos.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas