Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Defesa Civil lança Operação Verão 2011
Dezembro 02, 2010

Com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) lançou nesta quarta-feira, 1 de dezembro, a Operação Verão 2010-2011 em todo o Estado. A ação, que se estende até o dia 31 de março do próximo ano, reúne diferentes órgãos dos governos estadual e municipal.


A estação de verão no Estado de São Paulo caracteriza-se por chuvas fortes, muitas vezes excessivamente prolongadas, ou acompanhadas por raios e vendavais, que têm causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e deslizamentos de encostas que causam consideráveis danos, destruições e mortes.


Durante o período da Operação Verão a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil deflagra os planos Preventivo e de Contingência para situações de risco, visando a otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis bem como antecipação das situações de risco. Para tanto, a CEDEC promove a articulação entre as secretarias integrantes dos Sistema Estadual de Defesa Civil, os órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes de Defesa Civil dos municípios e da própria comunidade.


Esses planos, desenvolvidos ao longo do ano juntamente com os municípios, reforçam as ações de monitoramento meteorológico, pluviométrico e vistorias técnicas de campo em áreas de risco com vistas à retirada prévia de moradores de locais de risco iminente de deslizamento de terra e/ou inundações.


A Operação Verão é a conclusão de um trabalho de capacitação e treinamento realizado ao longo de todo o ano pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil junto aos municípios. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, somente com a articulação dos órgãos estaduais, municipais e das forças de atendimento emergencial é possível prevenir e minimizar as conseqüências típicas geradas pelas chuvas.


Da Defesa Civil

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>