Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Defesa Civil lança Operação Verão 2011
Dezembro 02, 2010

Com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) lançou nesta quarta-feira, 1 de dezembro, a Operação Verão 2010-2011 em todo o Estado. A ação, que se estende até o dia 31 de março do próximo ano, reúne diferentes órgãos dos governos estadual e municipal.


A estação de verão no Estado de São Paulo caracteriza-se por chuvas fortes, muitas vezes excessivamente prolongadas, ou acompanhadas por raios e vendavais, que têm causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e deslizamentos de encostas que causam consideráveis danos, destruições e mortes.


Durante o período da Operação Verão a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil deflagra os planos Preventivo e de Contingência para situações de risco, visando a otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis bem como antecipação das situações de risco. Para tanto, a CEDEC promove a articulação entre as secretarias integrantes dos Sistema Estadual de Defesa Civil, os órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes de Defesa Civil dos municípios e da própria comunidade.


Esses planos, desenvolvidos ao longo do ano juntamente com os municípios, reforçam as ações de monitoramento meteorológico, pluviométrico e vistorias técnicas de campo em áreas de risco com vistas à retirada prévia de moradores de locais de risco iminente de deslizamento de terra e/ou inundações.


A Operação Verão é a conclusão de um trabalho de capacitação e treinamento realizado ao longo de todo o ano pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil junto aos municípios. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, somente com a articulação dos órgãos estaduais, municipais e das forças de atendimento emergencial é possível prevenir e minimizar as conseqüências típicas geradas pelas chuvas.


Da Defesa Civil

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>