Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Programação do “Periferia Trans” cria debate sobre o conceito do corpo
Fevereiro 25, 2015

Nos próximos dias 11, 18 e 25 de março, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h, o escritor e pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Brunno Almeida Maia, ministra o mini curso “É o corpo ob-sceno? Por uma Filosofia Inteiramente Outra”, no Galpão Cultural Humbalada, no bairro do Grajaú, Zona Sul de São Paulo. A atividade integra a programação do projeto “Periferia Trans”, que promove o debate sobre o conceito do corpo e da sexualidade na periferia da cidade, a partir de shows, oficinas, apresentações teatrais, debates e performances.

A oficina de Almeida Maia analisa o estatuto histórico do corpo no racionalismo ocidental - em assimetria com a alma - e a sua capacidade em revelar o imaginário cultural. Partindo dos conceitos do filósofo francês Gilles Deleuze, coloca, primeiramente, a questão sob a luz do pensamento helênico-judaico-cristão-cartesiano – no qual o corpo é pensado como acesso a uma pretensa verdade. Em seguida, utiliza pensadores como Friedrich Nietzsche, Georges Bataille, Gilles Deleuze e Félix Guattari, e a literatura do Modernismo, como Virginia Woolf e Marcel Proust para entender a epistemologia da corporeidade, que se reconfigura como a possibilidade de uma transcendência inteiramente outra.

A partir da ideia de que todo corpo é trans, no sentido de transversalidade, daquilo que atravessa ou “através de”, repensa novas formas de subjetivações e resistências no contemporâneo, especificamente a partir da fase final, estética da existência, do filósofo francês Michel Foucault.

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pelo e-mail periferiatrans@gmail.com, até o dia 10 de março de 2015 (terça-feira). As vagas são limitadas.

A programação completa do “Periferia Trans”, pode ser conferida pelo site: http://periferiatrans.tumblr.com/

Serviço:

Mini curso “É o corpo obs-ceno? Por uma filosofia inteiramente outra”.

Ministrante: Brunno Almeida Maia – UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Dias 11, 18 e 25 de março de 2015, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h.

Atividade Gratuita.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail periferiatrans@gmail.com até o dia 10/03.

Endereço: Avenida Grande São Paulo, 282 – 3 minutos a pé da estação de Trem Grajaú da CPTM.

Telefone: (11) 5661-6534

http://periferiatrans.tumblr.com/