Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centro de Valorização da Vida (CVV) ministra Curso Gratuito para Voluntários
Janeiro 21, 2009

O Centro de Valorização da Vida (CVV) ministrará, a partir do dia 02 de fevereiro, um Curso Gratuito para voluntários.

O curso será ministrado no CVV - Vila Carrão, Rua Pinhalzinho, 389 C, próximo à Radial Leste e à Av. Conselheiro Carrão.

Maiores informações pelos telefones 141, (11) 2097-4111 ou ainda pelo e-mail vilacarrao@cvv.org.br. Há postos em outras localidades; confira em www.cvv.org.br

Sobre o CVV
A entidade foi fundada em 1962, em São Paulo, e atualmente conta com 52 Postos nas grandes cidades brasileiras. O trabalho é realizado exclusivamente por voluntários, inclusive a diretoria. Possui mais de 2.800 voluntários que se revezam em plantões semanais de 4 horas e meia. O serviço é prestado de forma ininterrupta, 24 horas todos os dias, inclusive domingos e feriados. O CVV atente uma média de uma ligação a cada 33 segundos, num total de 1 milhão de chamados ao ano, sendo o sexto serviço telefônico mais procurado do Brasil.

O serviço oferecido
Destina-se a atender, indistintamente, todas as pessoas que o procuram, oferecendo apoio emocional em momentos difíceis, facilitando o desabafo e aliviando o sofrimento, com a finalidade de neutralizar idéias auto-destrutivas e prevenir o suicídio.
É totalmente gratuito e sigiloso. O atendimento é prestado por telefone, pessoalmente, por correspondência ou por e-mail.
Não há vínculo religioso, político ou de qualquer outra espécie.

Porque procurar o CVV
É comum as pessoas terem dificuldades em encontrar quem se disponha a ouvi-las em momentos de crise. Muitas vezes, por falta de disponibilidade de amigos ou medo de julgamento, as pessoas se calam e o sofrimento permanece intenso, dificultando a busca por uma solução ou alívio. Não é raro que até em situações de muita alegria as pessoas encontrem dificuldade em encontrar com quem compartilhá-la.
Ao procurar o CVV, a pessoa não precisa identificar-se, nem sequer dizer o nome. É livre para falar, ou não, pelo tempo que necessitar e lhe é oferecido sigilo, compreensão e aceitação. Essa acolhida, num clima de amizade, mesmo que temporária, ajuda a pessoa a perceber melhor seus sentimentos, falar sobre eles, expor seus receios, aliviar sua dor e, muitas vezes, encontrar caminhos novos, por si mesma.

Suicídio
5 em cada 100 mil brasileiros, com idade entre 15 e 24 anos, cometem suicídio. Esta estatística está bem longe da realidade uma vez que a violência do suicídio atinge, também, os números: vergonha, motivos religiosos e necessidade de receber pagamentos de seguros de vida fazem com que a família camufle as informações, distorcendo as estatísticas.
Diferentemente das demais formas de violência, o suicídio tem como agressor a própria vítima; a principal causa, a solidão.

Mito
Existe um mito de que "quem quer realmente se matar, se mata ao invés de ligar". As pessoas não querem se matar, isso é contra a natureza humana. As pessoas que decidem tirar a própria vida estão, na verdade, tentando matar seu sofrimento, tido como insuportável. Na falta de opções para aliviá-lo, acreditam que só morrendo poderão pôr fim ao mesmo.
Exatamente por isso, o momento dessa decisão é acompanhado de sofrimento ainda mais intenso, e a necessidade de aliviá-lo ou de justificar a decisão pode levar a pessoa a procurar ajuda.
O CVV acredita que, ao experimentar alívio, a própria decisão possa ser revertida.

Desabafo
Um antídoto ao suicídio é o desabafo. Desabafar, num clima de amizade e aceitação, funciona como um processo de retroagir na nossa "escala de suicídio". Quando acordamos pela manhã e pensamos "Hoje eu não gostaria de sair da cama", na verdade estamos pensando que aquele é um dia em que não queremos viver. Aquele é um dia que queremos "matar". Ao desabafar, podemos extravasar o que incomoda, compreender melhor o que está nos acontecendo e ordenar nossos pensamentos.

Quem mais procura
Os solitários, e solidão pode atingir qualquer um, independentemente de idade, sexo, classe social ou profissão. A solidão independe de ter pessoas por perto. Ela caracteriza-se pela dificuldade de um diálogo sincero consigo mesmo e a busca de alguém que o compreenda. Pelo compromisso com sigilo, o CVV não faz estatísticas, apenas registra a quantidade de chamados.

Quem pode ligar e quando
Qualquer pessoa pode procurar o CVV, a qualquer hora. A ligação não é identificada em conta telefônica e custa a tarifa normal das operadoras.
O site www.cvv.org.br fornece endereço dos Postos para as demais formas de atendimento.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas