Professores farão curso de educação ambiental na Mata Atlântica Abril 04, 2011
O Zoológico de São Paulo, localizado em plena Mata Atlântica, será o local usado por professores da Rede Municipal de Ensino para a construção de valores ambientais e o debate sobre a importância da convivência em harmonia com o ecossistema. Eles farão o curso Zooescola, que utiliza o espaço e a biodiversidade do Parque Zoológico como local e instrumento de estudo. Em seu segundo ano, as aulas de 2011 serão voltadas para educadores das Diretorias Regionais de Educação (DRE) Campo Limpo, Capela do Socorro, Ipiranga e Santo Amaro. As inscrições começam dia 6 de abril.
Mais de 70 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (atuando no 4º ano do Ciclo I e 1º, 2º e 3º anos do Ciclo II) farão trilha na mata, conhecerão fauna e flora local e, em um dos encontros, levarão seus alunos para ter contato direto com a matéria que aprenderam apenas nos livros. Além dos alunos, os conhecimentos adquiridos serão multiplicados para toda a escola, pais e comunidade.
As inscrições foram divididas em dois períodos: de 6 a 15 de abril para o público-alvo do curso e de 18 a 20 de abril para o complemento das vagas remanescentes, por coordenadores pedagógicos, professores de Ensino Fundamental II e Médio, gestores de Centro Educacional Unificado (CEU) e coordenadores de Núcleos de CEU.
O Parque Zoológico de São Paulo faz parte do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, um dos mais importantes segmentos remanescentes de Mata Atlântica da Capital. Dispõe de uma área de aproximadamente 900 mil m², abriga diversas espécies animais da fauna nativa em vida livre e uma população de cerca de 3,2 mil animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados.
O e-mail com a ficha de inscrição deve ser enviado pela escola, acompanhado de holerite, para os endereços eletrônicos de acordo com a DRE a que pertence o participante:
Campo Limpo: Naiara Barbosa R. Braga - naiarabraga@prefeitura.sp.gov.br ou Silvana Leite da Silva - sleitesilva@prefeitura.sp.gov.br
- Capela do Socorro: Rosana Barbosa Menezes Novais - rnovais@prefeitura.sp.gov.br
- Ipiranga: Elizabete Iglecias Mendes - eimferreira@prefeitura.sp.gov.br ou Maria Cândida Tostes Stamm - mstamm@prefeitura.sp.gov.br
- Santo Amaro: Graça Ap. Calzolari Valverde Dias - gcvdias@prefeitura.sp.gov.br ou Elisa Yumiko Yoza Katto - eliskatto@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Comentários registrados para esta reportagem
Em 08 de Abril de 2011 roosevelt s. fernandes escreveu: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI
Seria importante que os profissionais de Educação Ambiental conhecessem a importância do instrumento “Avaliação da Percepção Ambiental” (de baixo custo) quando da estruturação de Programas de EA.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
Grupo sem fins lucrativos
roosevelt@ebrent.com.br
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|