Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Colecionador santoamarense expõe na Mega Artesanal 2012 coleção de peças alusivas às Festas Juninas
Junho 06, 2012
Texto: Nadime Boueri
Bibliotecária, ambientalista, técnica da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz/SVMA

Há cerca de três anos, o colecionador, pesquisador e produtor cultural santoamarense Cristóvão J.Z. Wieliczka teve a idéia de cuidadosa e sistematicamente construir uma fabulosa coleção de peças de argila pintadas, alusivas às Festas Juninas.

Tendo como ponto de partida esse tema e pesquisando sobre o assunto, foi se apaixonando pela idéia de formar uma coleção pessoal e aos poucos foi construindo seu sonho.

Cristóvão teve a idéia de formar essa curiosa e interessante coleção pelo seu amor ao colecionismo, à arte, à história e à cultura popular brasileira, no caso o folclore religioso.

A autoria das peças é de Ana Cristina de Souza Pereira, uma artista plástica ceramista descendente de uma família de oleiros, residente e natural de Florianópolis - SC.

Cristóvão encomendava da artista cada peça com muitas recomendações e cuidados, e a cada recebimento de um lote sua satisfação crescia junto com a coleção. E assim foi adquirindo peça por peça, com muita perseverança, persistência e perfeccionismo, qualidades de um colecionador/ pesquisador.

A artista esmerou-se em criar e pintar com cores vibrantes cada uma delas, retratando a música, a culinária, as vestimentas, as danças, as brincadeiras, os balões, as tradições, bandeiras, mastros, fogueira, segurança, com figuras típicas e cenas das atividades de uma festa junina ao ar livre, c om todas as suas delícias, que estão na nossa memória e na memória de nossos pais e avós, dos tempos de criança.

Com cerca de 175 figuras e mais 80 peças avulsas, a coleção está composta por 255 peças de cerca de 20cm de altura cada, cujo cenário é o de uma típica e fantástica festa junina "de arraial", numa vila catarinense, onde não falta nada: tem quadrilha, igreja, padre, casamento, barracas típicas de doces e salgados, incluindo os personagens do boi-de-mamão, coreto, pau de sebo, dança, música e tudo o mais que uma autêntica festa junina e bem das boas possui!

A instalação poderá ser apreciada pelo público pela primera vez na Mega Artesanal, que ocorre de 26 de junho a 1 de julho de 2012 no Centro de Exposições Imigrantes (Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 – São Paulo)

Horário de funcionamento da feira

Dia 26 de junho - Dia especial para o lojista – Das 11h00 às 19h00
De 27 a 30 de junho - Das 11h00 às 19h00
Dia 01 de julho – Das 11h00 às 17h00
Inteira: R$14,00. Meia-entrada: R$7,00
Clique e confira os pontos de venda dos ingressos.

Exibição personalizada

A coleção poderá ser mostrada a vários públicos, se houver interesse por parte de Instituições, espaços culturais e de arte e outros que se manifestarem por exibi-la para fins culturais, artísticos e educativos. O contato para as propostas poderá feito por intermédio do próprio Cristóvão (Telefone: 11 5067-6767)


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas