Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Colecionador santoamarense expõe na Mega Artesanal 2012 coleção de peças alusivas às Festas Juninas
Junho 06, 2012
Texto: Nadime Boueri
Bibliotecária, ambientalista, técnica da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz/SVMA

Há cerca de três anos, o colecionador, pesquisador e produtor cultural santoamarense Cristóvão J.Z. Wieliczka teve a idéia de cuidadosa e sistematicamente construir uma fabulosa coleção de peças de argila pintadas, alusivas às Festas Juninas.

Tendo como ponto de partida esse tema e pesquisando sobre o assunto, foi se apaixonando pela idéia de formar uma coleção pessoal e aos poucos foi construindo seu sonho.

Cristóvão teve a idéia de formar essa curiosa e interessante coleção pelo seu amor ao colecionismo, à arte, à história e à cultura popular brasileira, no caso o folclore religioso.

A autoria das peças é de Ana Cristina de Souza Pereira, uma artista plástica ceramista descendente de uma família de oleiros, residente e natural de Florianópolis - SC.

Cristóvão encomendava da artista cada peça com muitas recomendações e cuidados, e a cada recebimento de um lote sua satisfação crescia junto com a coleção. E assim foi adquirindo peça por peça, com muita perseverança, persistência e perfeccionismo, qualidades de um colecionador/ pesquisador.

A artista esmerou-se em criar e pintar com cores vibrantes cada uma delas, retratando a música, a culinária, as vestimentas, as danças, as brincadeiras, os balões, as tradições, bandeiras, mastros, fogueira, segurança, com figuras típicas e cenas das atividades de uma festa junina ao ar livre, c om todas as suas delícias, que estão na nossa memória e na memória de nossos pais e avós, dos tempos de criança.

Com cerca de 175 figuras e mais 80 peças avulsas, a coleção está composta por 255 peças de cerca de 20cm de altura cada, cujo cenário é o de uma típica e fantástica festa junina "de arraial", numa vila catarinense, onde não falta nada: tem quadrilha, igreja, padre, casamento, barracas típicas de doces e salgados, incluindo os personagens do boi-de-mamão, coreto, pau de sebo, dança, música e tudo o mais que uma autêntica festa junina e bem das boas possui!

A instalação poderá ser apreciada pelo público pela primera vez na Mega Artesanal, que ocorre de 26 de junho a 1 de julho de 2012 no Centro de Exposições Imigrantes (Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 – São Paulo)

Horário de funcionamento da feira

Dia 26 de junho - Dia especial para o lojista – Das 11h00 às 19h00
De 27 a 30 de junho - Das 11h00 às 19h00
Dia 01 de julho – Das 11h00 às 17h00
Inteira: R$14,00. Meia-entrada: R$7,00
Clique e confira os pontos de venda dos ingressos.

Exibição personalizada

A coleção poderá ser mostrada a vários públicos, se houver interesse por parte de Instituições, espaços culturais e de arte e outros que se manifestarem por exibi-la para fins culturais, artísticos e educativos. O contato para as propostas poderá feito por intermédio do próprio Cristóvão (Telefone: 11 5067-6767)


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas