Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Colecionador santoamarense expõe na Mega Artesanal 2012 coleção de peças alusivas às Festas Juninas
Junho 06, 2012
Texto: Nadime Boueri
Bibliotecária, ambientalista, técnica da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz/SVMA

Há cerca de três anos, o colecionador, pesquisador e produtor cultural santoamarense Cristóvão J.Z. Wieliczka teve a idéia de cuidadosa e sistematicamente construir uma fabulosa coleção de peças de argila pintadas, alusivas às Festas Juninas.

Tendo como ponto de partida esse tema e pesquisando sobre o assunto, foi se apaixonando pela idéia de formar uma coleção pessoal e aos poucos foi construindo seu sonho.

Cristóvão teve a idéia de formar essa curiosa e interessante coleção pelo seu amor ao colecionismo, à arte, à história e à cultura popular brasileira, no caso o folclore religioso.

A autoria das peças é de Ana Cristina de Souza Pereira, uma artista plástica ceramista descendente de uma família de oleiros, residente e natural de Florianópolis - SC.

Cristóvão encomendava da artista cada peça com muitas recomendações e cuidados, e a cada recebimento de um lote sua satisfação crescia junto com a coleção. E assim foi adquirindo peça por peça, com muita perseverança, persistência e perfeccionismo, qualidades de um colecionador/ pesquisador.

A artista esmerou-se em criar e pintar com cores vibrantes cada uma delas, retratando a música, a culinária, as vestimentas, as danças, as brincadeiras, os balões, as tradições, bandeiras, mastros, fogueira, segurança, com figuras típicas e cenas das atividades de uma festa junina ao ar livre, c om todas as suas delícias, que estão na nossa memória e na memória de nossos pais e avós, dos tempos de criança.

Com cerca de 175 figuras e mais 80 peças avulsas, a coleção está composta por 255 peças de cerca de 20cm de altura cada, cujo cenário é o de uma típica e fantástica festa junina "de arraial", numa vila catarinense, onde não falta nada: tem quadrilha, igreja, padre, casamento, barracas típicas de doces e salgados, incluindo os personagens do boi-de-mamão, coreto, pau de sebo, dança, música e tudo o mais que uma autêntica festa junina e bem das boas possui!

A instalação poderá ser apreciada pelo público pela primera vez na Mega Artesanal, que ocorre de 26 de junho a 1 de julho de 2012 no Centro de Exposições Imigrantes (Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 – São Paulo)

Horário de funcionamento da feira

Dia 26 de junho - Dia especial para o lojista – Das 11h00 às 19h00
De 27 a 30 de junho - Das 11h00 às 19h00
Dia 01 de julho – Das 11h00 às 17h00
Inteira: R$14,00. Meia-entrada: R$7,00
Clique e confira os pontos de venda dos ingressos.

Exibição personalizada

A coleção poderá ser mostrada a vários públicos, se houver interesse por parte de Instituições, espaços culturais e de arte e outros que se manifestarem por exibi-la para fins culturais, artísticos e educativos. O contato para as propostas poderá feito por intermédio do próprio Cristóvão (Telefone: 11 5067-6767)


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas