Crianças já podem tomar segunda dose da vacina contra a gripe Maio 31, 2011
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 30, a aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe para crianças entre 6 e 23 meses de idade em todo o Estado. O intervalo entre as doses é de um mês.
Um balanço da pasta aponta que 727 mil crianças receberam a primeira dose da vacina desde 25 de abril, data de início da campanha. O número representa 80,5% do total de imunizados nesta faixa etária. Mas para ficarem totalmente protegidas contra as complicações do virus Influenza, causador da gripe, as crianças devem receber duas doses.
Em todo o Estado foram vacinados cerca de 5 milhões de paulistas, entre crianças, gestantes, idosos, profissionais de saúde e indígenas. Os municipios que não atingiram a meta de 80% de cobertura prorrogaram automaticamente a vacinação, e prosseguem oferecendo as doses até 10 de junho.
Este é o primeiro ano que as crianças participam da vacinação contra a gripe. As doses da campanha sazonal também protegerão a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Pela primeira vez, parte das doses de vacina contra a gripe foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da pasta.
"Os pais e responsáveis pelas crianças têm que estar conscientes da importância de proteger os pequenos contra as complicações da gripe por meio de uma ação simples e gratuita", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na capital, as salas de vacina do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) e dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h, incluindo finais de semana e feriados.
Da Secretaria da Saúde
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|