|
Centro de Referência Santo Amaro recebe primeira caixa-estante de livros Abril 28, 2011
O Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) Santo Amaro, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), recebeu a primeira caixa-estante de livros, na terça-feira (26/4). A iniciativa faz parte da Semana Leitur@com.prazer e contou com a presença de cerca de 30 crianças do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) do Jardim dos Prados. O projeto visa a ampliar e fortalecer as parcerias com instituições da sociedade civil para possibilitar o amplo acesso aos livros e à formação de leitores na cidade de São Paulo.
“É um grande privilégio poder incentivar as pessoas a conhecer o rico universo da leitura. Acredito que explorar as histórias presentes em cada livro disponível servirá como uma importante ferramenta para apurar a criatividade e a imaginação dos leitores, além de ser uma peça-chave na inclusão social e educação”, comentou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
Com diversas atividades previstas entre segunda-feira (25/4) e amanhã (29/4), a Semana Leitur@com.prazer foi criada para articular parcerias entre as secretarias municipais de Assistência Social, Cultura e de Educação, objetivando a democratização da leitura nas diferentes regiões da Cidade.
Segundo a bibliotecária da Smads, Regina Dias Brasil, as pastas vinham se reunindo há um ano para definir as diretrizes. “A história só está começando e eu espero que o final seja bem feliz para todos”.
A entrega da caixa em Santo Amaro abriu o projeto, que prevê a implantação de mais 12 caixas-estante nos seguintes Cras: Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, São Mateus/Sapopemba, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente/Sapopemba, Vista Alegre, Guaianases e Mooca.
Para a supervisora do Cras Santo Amaro, Beatriz Nogueira Giosa, a questão da leitura é fundamental. “Nosso objetivo é proporcionar aos usuários do espaço um contato com os livros que talvez muitos nunca tenham tido”.
Sobre o projeto
A ações da Semana Leitur@com.prazer se prolongam até amanhã e a estratégia utilizada nesse primeiro ano será a formação de orientadores para atuação nas salas de leitura, bibliotecas, Centros de Referência de Assistência Social, em outros locais. A finalidade principal do aperfeiçoamento desses profissionais é trabalhar como agentes de leitura na gestão dos espaços como forma de garantir a democratização do acesso aos livros.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|