Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Ciclovia Rio Pinheiros ganha acesso junto à estação Jurubatuba
Abril 1º, 2010.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai liberar a passagem de ciclistas pela passarela interna da estação Jurubatuba para acessar a Ciclovia Rio Pinheiros, a partir desta quinta-feira, 1º. A readequação da passarela interna permitirá que os ciclistas passem pela estação sem a necessidade de pagar a tarifa. Essa passagem será utilizada provisoriamente enquanto a passarela superior, que ligará a estação à ciclovia pela área externa, não fica pronta. A previsão é que essa nova passarela superior seja entregue até o final do ano.

O novo acesso fica a 3,5 quilômetros de distância da entrada da ciclovia pela avenida Miguel Yunes e a 9,5 quilômetros da última entrada, na estação Vila Olímpia. Este é o terceiro acesso para a ciclovia, que foi inaugurada no fim de fevereiro deste ano. Outra adaptação para permitir o acesso de ciclistas à ciclovia será na Estação Santo Amaro da CPTM. A exemplo de Jurubatuba, serão feitas adequações para permitir o acesso dos ciclistas sem o pagamento da tarifa, como a implantação de uma rampa ligando a estação à ciclovia. A entrega do novo acesso está prevista para o segundo semestre.

Uma quinta entrada para a ciclovia será construída em parceria com a TV Globo São Paulo. A passarela TV Globo, como será denominada, ficará entre a Ponte Estaiada e a avenida Morumbi, a 300 metros de distância de cada ponto. Com ela, o percurso entre Vila Olímpia e a região da avenida Morumbi ficará a cerca de 2,5 quilômetros de distância. Já entre o começo da pista, na avenida Miguel Yunes, e a nova passarela, ficará a 11,5 quilômetros. A CPTM dará apoio técnico na elaboração do projeto e implantação da obra.

Sobre a ciclovia

A ciclovia Rio Pinheiros foi inaugurada em fevereiro de 2010. Implantada ao longo de 14 quilômetros da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), a pista liga a avenida Miguel Yunes (nas proximidades da estação Autódromo) à Vila Olímpia.

A ciclovia conta com um estacionamento para 48 automóveis na entrada pela avenida Miguel Yunes, para os ciclistas que forem até o local de carro. Também dispõe de dois Pontos de Apoio ao Ciclista no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os "Pontos" contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes. Há também um ponto de descanso próximo à estação Santo Amaro, que conta com banheiros químicos e bancada para reparo de bicicletas.

A CPTM trabalha no projeto de ampliação da ciclovia que, a partir do segundo semestre, terá mais seis quilômetros entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos/Jaguaré, totalizando 20 quilômetros de extensão. O novo trecho terá três passarelas: uma na estação Cidade Jardim, com acesso ao Parque do Povo, e as outras duas nas estações Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré.

Fonte: CPTM.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas