Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
CPF Sesc realiza, dia 27, Oficina de Violas e Rabecas com o mestre Zé Pereira
Junho 23, 2015

O Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc realiza, no dia 27 de junho, a oficina Violas e Rabecas: A arte de construir instrumentos musicais com o mestre Zé Pereira.

A oficina faz parte de um projeto, contemplado pelo PROAC, que visa promover a valorização e manutenção do saber tradicional relacionado à confecção de instrumentos musicais do Fandango Caiçara no município de Cananéia, litoral sul de São Paulo. Durante a aula, uma mostra das etapas de confecção dos instrumentos musicais, uma roda de prosa com o Mestre Zé Pereira e seus aprendizes, e uma apresentação dessa manifestação tradicional caiçara.

O Fandango Caiçara é uma expressão cultural presente no litoral sul do Estado de São Paulo e litoral norte do Estado do Paraná. Essa forma de expressão possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música, a dança, os saberes e os fazeres presentes no cotidiano das comunidades caiçaras destas regiões. Por tudo isso, em 2012, o Fandango Caiçara foi registrado pelo IPHAN como “Patrimônio Cultural do Brasil”.

Com Mestre Zé Pereira, de família tradicional na manifestação do Fandango, os Pereira, Seu Zé Pereira é detentor de vários saberes e fazeres, constrói e toca vários instrumentos, além de canoas de um tronco só.

Com Flavia Maria Pontes, Inês Aparecida Camilo, Antônio Camilo Xavier, Wirley Luiz Gonsalvez e Paulo Roberto da Silva Barreto, aprendizes contemplados para as oficinas de construção de instrumentos do Fandango Caiçara e de artesanato em madeira.

Sobre o CPF Sesc

O Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo, localizada no bairro da Bela Vista, que proporciona ao público um espaço articulado entre produção de conhecimento, formação e difusão nas áreas da Educação, Cultura, Arte, Gestão e Mediação. A unidade é composta por três núcleos: Núcleo de Formação – um centro de formação, reflexão e conhecimento, proporcionando acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, filosofia, história, literatura e artes cênicas. No foco destas atividades está um público heterogêneo, de diferentes faixas etárias, entre os quais estudantes universitários, profissionais da área da cultura, professores e interessados em geral. Núcleo de Pesquisas - dedicado à produção de bases de dados, diagnósticos e estudos em torno das ações culturais e dos públicos. Núcleo de Difusão - voltado para o lançamento de trabalhos nacionais e internacionais que ofereçam subsídios à formação de gestores e pesquisadores, disponibiliza conteúdos ligados às áreas de atuação do Centro de Pesquisa e Formação e do Sesc como um todo, por meio de textos e demais materiais (gravação de áudio, filmagem), disponibilizados no site do CPF, multiplicando o conhecimento socialmente produzido nos campos de ação da instituição.

Serviço

Violas e Rabecas: A arte de construir instrumentos musicais
Dia 27 de junho de 2015. Sábado, das 14h às 17h.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Preços: 30,00 (inteira); 15,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); 9,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
Inscrições a partir do dia 25 de maio pelo site ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Tel: 3254-5600