|
Alckmin entrega 26 ônibus novos no Corredor Metropolitano ABD Fevereiro 21, 2011
(Atualizado às 11h50)
Nesta segunda-feira, 21, o governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregam 26 ônibus novos que circularão nas 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Ao todo, os novos veículos beneficiarão diariamente cerca 250 mil passageiros de várias cidades da região metropolitana. Os veículos, adquiridos pela Concessionária Metra, operadora do Corredor, têm maior capacidade de transporte e oferecerão aos usuários mais conforto, segurança e acessibilidade.
São 11 ônibus articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 do tipo Padron, de 15 metros de comprimento, cujo carregamento pode chegar até 99 usuários. A inclusão desses ônibus no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) beneficiará também o meio ambiente, pois eles são equipados com motor eletrônico Euro 3, cuja emissão de gases é menor.
Diferenciais
Com os novos ônibus, os passageiros terão mais conforto nas viagens, pois os veículos possuem ar condicionado, bancos estofados, suspensão a ar, caixa de câmbio automática e três eixos que evitam solavancos durante a operação, além do sistema de "ajoelhamento" e piso baixo central que facilitam o embarque e desembarque nas paradas, principalmente para usuários com dificuldade de locomoção.
Os usuários com necessidades especiais contam com rampas de acesso para cadeirante, área reservada para cadeira de rodas com cinto de segurança, presilhas e botão especial para a solicitação de desembarque. Há também botão específico às pessoas com deficiência visual para pedido de parada e espaço para cão guia. Os bancos reservados têm revestimento de cor diferenciada (amarela) e comunicação visual, conforme previsto em lei.
O letreiro do itinerário é eletrônico e tem iluminação interna e externa em LED que propicia aumento de luminosidade e melhor visualização pelos passageiros. Os veículos são equipados com câmeras proporcionando ao motorista melhor visibilidade da movimentação dos passageiros no acesso e saída do ônibus.
Corredor Metropolitano ABD
O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) é um sistema de média capacidade, totalmente exclusivo para a circulação de ônibus, que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABCD: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
Possui 33 km onde estão distribuídos 110 pontos de parada e oito Terminais Metropolitanos que permitem a integração com outros sistemas de transporte: linhas municipais, trens da CPTM no Terminal Santo André e Metrô no Terminal Jabaquara.
São 13 linhas de ônibus operadas por uma frota de cerca de 230 trólebus e ônibus a diesel. No Corredor Metropolitano ABD são transportados cerca de 250 mil passageiros/dia.
Esse sistema conta, ainda, com a nova extensão de 12 km, que liga Diadema - São Paulo (Morumbi), e propicia integração com os trens da CPTM e futuramente com a Linha 5 Lilás do Metrô.
Da Secretaria de Transportes Metropolitanos
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Circo Marambio promove Mostra na Lona, com 16 atrações divididas em quatro dias de programação na Água Branca. Primeira edição da Mostra traz noite de variedades, espetáculos de circo, teatro e dança, com algumas sessões gratuitas e outras com entrada de R$ 10,00.
Tertulia e o Fantástico Circo de Pulgas chega ao SESC Pompeia para celebrar a imaginação. Com Fernanda Nunes, espetáculo dirigido por Cláudio Saltini transforma uma pulguinha acrobata em estrela de um circo extraordinário.
Itaú Cultural recebe apresentação única de Camiseta de Amora, sobre a jornada póstuma de uma criança periférica. Primeiro espetáculo do coletiva AGÔ – Teatro Popular, o espetáculo reúne memórias, ancestralidades, religiosidade e questões relacionadas à violência do Estado e à falta de infraestrutura básica nas periferias.
Biblioteca de São Paulo recebe contação de histórias, saraus, oficinas e batalha de rimas em outubro. As atividades são gratuitas.
Com ingresso a R$ 5, obra de Lygia Fagundes Telles ganha os palcos em montagem inédita. Após duas temporadas no Rio de Janeiro e turnê pelo interior fluminense, primeira adaptação teatral do conto da consagrada escritora brasileira chega a São Paulo para quatro dias de apresentações, de 18 a 25 de outubro, com Analu Prestes.
+ Mais notícias
|
|