Construção do estádio do Corinthians dá o pontapé inicial para São Paulo receber a abertura da Copa de 2014 Agosto 30, 2010
A visita do prefeito de São Paulo e do governador Alberto Goldman na manhã desta segunda-feira (30/8) deu o sinal verde para a construção do estádio do Sport Club Corinthians Paulista, em Itaquera. A nova arena é a opção da cidade para pleitear junto à Fifa a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
"O dia de hoje é um marco para a história do futebol, da cidade e do Corinthians. É o primeiro passo de um projeto importantíssimo. Queria cumprimentar o clube pela iniciativa. É um presente de aniversário merecido que o Corinthians ganha", destacou o prefeito em alusão aos 100 anos da agremiação do Parque São Jorge, que serão completados nesta quarta-feira (1º/9).
Durante a visita, o prefeito e o governador tiveram a companhia do presidente do Corinthians, Andrés Sanches, e do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero. Eles sobrevoaram a área destinada para a instalação do estádio - um terreno de 197.095 m² que foi cedido pela Prefeitura ao Corinthians por meio da lei municipal 10.622, de 9 de setembro de 1988.
"Esse terreno foi doado num modelo de cessão de uso por 90 anos. O Corinthians, nos prazos definidos nessa concessão, não cumpriu algumas contrapartidas. O Ministério Público, acertadamente, demandou à Prefeitura e ao Corinthians para que essa questão fosse resolvida", apontou o prefeito, que anunciou que tentará firmar um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) para dar seqüência ao processo da construção do estádio.
O termo expressa a intenção do prefeito de realizar o que estiver no alcance do Poder Público para viabilizar as obras do estádio. "A Copa do Mundo, como o próprio nome diz, é mundial e será realizada no Brasil. E a cidade de São Paulo terá a honra de sediar o jogo de abertura. É evidente que vamos fazer tudo de acordo com a lei, de acordo com o Ministério Público e com todos os órgãos envolvidos nessa questão".
Pólo Institucional Itaquera
Para dar sustentação na infra-estrutura do entorno do futuro estádio corintiano, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano mencionou a instalação do Pólo Institucional de Itaquera.
"No Pólo, vários equipamentos focados na área da formação técnica já estão sendo implementados. Por exemplo, estão em construção uma Etec e uma Fatec, a incubadora no Parque Tecnológico, e a própria rodoviária satélite. Ou seja, um conjunto de equipamentos que complementam o projeto do estádio", observou o secretário.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho ressaltou que hotéis, restaurantes e empresas ligadas à área de serviços terão incentivos fiscais para se fixarem na região do estádio. "Temos um projeto de desenvolvimento econômico da zona leste, que estará inserido no Pólo Institucional e Tecnológico em Itaquera", pontuou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|