Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

SP celebra Mês da Consciência Negra com debates e atividades culturais
Novembro 18, 2010

Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, faleceu no dia 20 de novembro de 1695. Na data da morte de um dos líderes do combate à escravidão dos africanos, o Dia da Consciência Negra celebra a importância da cultura negra e a luta dos negros contra o preconceito racial. Para comemorar a data, a Prefeitura de São Paulo organizou um mês de eventos, debates e atividades culturais especiais.

Entre as atividades organizadas pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone), da Secretaria de Participação e Parceria, está a Marcha da Consciência Negra, cuja concentração ocorrerá no boulevard da São João, no Centro, às 10h do feriado do dia 20.

A Cone promove também um ciclo de debates universitários com seis encontros temáticos. Nesta sexta-feira, 18, a Escola de Sociologia Política, no Centro, discute, às 19h, as culturas afro-brasileiras. No dia seguinte, no mesmo horário, o Estatuto da Igualdade Racial será o tema do encontro na Universidade São Francisco, na Zona Leste. A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Zona Oeste, debate A transversalidade étnico racial e de gênero nas políticas públicas, no dia 25 de novembro, às 19h, e A saúde da população negra, em 26 de novembro.

O hall da sede da Prefeitura abrigará entre 22 e 26 de novembro uma exposição fotográfica de Eufrate Almeida, autor de trabalhos com enfoque sócio-cultural sobre africanos e afro-brasileiros, retratando paisagens, vida social, religiosa e cotidiana da população negra. A Secretaria de Participação e Parceria também promoverá no dia 27 de novembro, das 9h às 13h, em sua sede, no Centro, a I Berimbalada, um encontro de capoeiristas.

Cultura Afro no CEUs

No dia 19 de novembro, três Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberão as oficinas temáticas Africanidade em Todos os Cantos. O CEU São Carlos, na Zona Leste, oferecerá, às 19h, a atividade Historia das Mulheres Negras-Afro-brasileiras. Já o CEU Perus, Zona Norte, sediará a oficina Estética Corporal e Dança Afro pela manhã, das 9h ás 11h, e pela tarde, das 14h às 16h. A fotografia será explorada às 14h no CEU Aricanduva, Zona Leste.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a Jornada Fotográfica buscará em novembro imagens que lembrem a cultura afro. No dia da Consciência Negra, os participantes se reunirão às 9h em frente à Galeria Olido, no Centro. As imagens produzidas na jornada e selecionadas pelo grupo ficarão expostas no Arquivo Histórico Municipal. As inscrições ocorrem até esta quinta-feira pelo email adouek@prefeitura.sp.gov.br.

Para as crianças, a equipe da Biblioteca Pedro da Silva Nava, Zona Norte, apresentará no dia 19 de novembro, às 10h30 e às 14h30, a história Menina Bonita do Laço de Fita, que narra a amizade de um coelho branquinho e uma menina negra.

Oferece também programação especial a Biblioteca infanto-juvenil Monteiro Lobato, que preparou para os dias 24 a 26 atividades de narração de histórias, brincadeiras e exposição de livros infantis. Das 8h às 18h, a garotada entrará em contato com os contos africanos A cabrinha mágica, A serpente misteriosa, As tranças de Bintu e O julgamento da tartaruga.

As histórias africanas também serão o tema de uma atividade literária na Galeria Olido, no Centro. No dia 22 de novembro, às 18h30, Celso Ohii e Rita Marques apresentarão os Contos na Boca da Noite.

Música na praça

Os tradicionais recitais do Piano na Praça, na praça Dom José Gaspar, no Centro, homenagearão o Dia da Consciência Negra. No dia 20 de novembro, às 15h, o cubano Luis Lugo interpreta composições próprias e de Heitor Villa-Lobos, entre outras. Em seguida, às 16h, o multiinstrumentista norte-americano Kurt Brunus mostrará o blues e o jazz de Nova Orleans.

A cultura afro-brasileira é o tema de apresentação e oficina de percussão na praça José Moreno, em frente à Biblioteca Cassiano Ricardo, na Zona Leste. A oficina de percussão cromática vai ensinar, no dia 20 de novembro, às 16h, a utilização de instrumentos de percussão afinados, como xilofone, vibrafone ou marimbas, em músicas populares e eruditas.

As inscrições para a atividade são feitas pelo telefone 2092 4570, de 2ª a 6ª das 8h às 17h. No dia 27 de novembro, às 16h, um repertório de músicas brasileiras e caribenhas promete animar a praça, com o show do grupo de percussionistas Steel Drums.

Subprefeituras

A subprefeitura de Freguesia/ Brasilândia, Zona Norte, preparou eventos especiais para comemorar o Dia da Consciência Negra. A Semana Afro contará com programação na Casa de Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó, e na Casa de Cultura da Brasilândia. Os dois espaços receberão uma exposição de máscaras e telas com motivos afro e uma mostra de autores negros da literatura brasileira contemporânea.

Em 21 de novembro, as atividades ocorrem das 9h às 18h na Casa de Cultura Brasilândia. A palestra Ninguém nasce racista, com Edson Jr., abre as discussões sobre discriminação racial. Em seguida, se apresentam o rapper Marcelo Veronez, o poeta dos motoboys; a bateria do Espaço Criança Esperança; o grupo de dança afro Omo-Ayê; a banda de reggae Neggrots; o Bloco Unidos do Guaraú, e Reinaldo, Príncipe do Pagode. A exposição fica em cartaz na Brasilândia até 27 de novembro.

A palestra Mulher Negra no Mercado de Trabalho, com Cida Carvalho, inicia no dia 28 de novembro, às 9h, a programação na Freguesia do Ó. A partir desta data, até 13 de dezembro, as exposições são transferidas para a Casa da Cultura Salvador Ligabue. Após a palestra, o espaço de cultura recebe a Escola de Samba Iracema Meu Grande Amor, o grupo de dança afro Omo- Ayê, o cantor de reggae João Terra, o sambista Luis Ayrão e Duda Ribeiro e o cantor de MPB Jarbas Mariz.

Até o dia 25 de novembro, a Casa de Cultura de Santo Amaro Manoel Cardoso de Mendonça, Zona Sul, também comemora o mês da Consciência Negra. No feriado, 20, às 10h30, o centro cultural oferecerá uma oficina com apresentação de roda de capoeira, maculelê e samba de roda, além de debate sobre a origem da luta e a escravidão no Brasil.

No domingo, 21, um concerto no Teatro Paulo Eiró homenageará Lucas Silva, jovem pianista negro, que teve sua iniciação aos 6 anos, na Casa de Cultura de Santo Amaro. Com apenas 10 anos, José Godoy Sabo, encerra a apresentação com a peça Le Petit Negri, de Debussy.

Ainda na Casa de Cultura de Santo Amaro, em 22 de novembro, às 20h, um animado Samba da Vela será entremeado por um recital com obras de poetas negros. A programação é encerrada com o Baile do Idoso no dia 25 de novembro, às 15h. A festa, com música ao vivo, celebrará Louis Amstrong, famoso trompetista norteamericano e cantor negro de jazz.

Confira a programação completa


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/consciencianegra2010.php on line 236

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/consciencianegra2010.php on line 236

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/consciencianegra2010.php on line 236
Mais Ofertas
?>
Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/consciencianegra2010.php on line 246

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/consciencianegra2010.php on line 246

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/consciencianegra2010.php on line 246