Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Eventos comemoram o Dia da Consciência Negra
Novembro 16, 2010

A Secretaria da Participação e Parceria (SMPP) divulga uma série de atividades que vão acontecer por toda a cidade de São Paulo em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro. As comemorações, que vão ocorrer durante todo esse mês, são organizadas pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone) e visa mobilizar a sociedade para fincar a bandeira da luta contra o preconceito racial no país.

Para abrir o sétimo ano de comemoração do Dia da Consciência Negra, será realizada uma Missa Afro nesta quinta-feira (11/11), na Igreja Santa Ifigênia centro de São Paulo. Dentro da programação especial, vale destacar a homenagem póstuma ao seu NeNê da Vila Matilde, que irá ocorrer no dia 17 de novembro na Câmara Municipal. Também está previsto um Ciclo de Debates Universitários, que será realizado em diversas faculdades da capital paulista.

A data, 20 de novembro, representa um desafio para chamar a atenção de todos a refletir sobre a importância da cultura negra e do povo africano na formação de uma cultura nacional. Deixando de lado as questões do preconceito que ainda estão fundamentalmente enraizadas na sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi a data estabelecida pelo projeto Lei 10.639, em 9 de janeiro de 2003 para homenagear Zumbi, o líder do grupo Quilombo dos Palmares que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

Zumbi se tornou um líder histórico por representar a luta do negro contra a escravidão durante o período Brasil Colonial. Sua morte se deu em meio ao combate pelo seu povo. O período colonial no Brasil tinha uma das suas características o trabalho escravo. Mesmo sendo o índio um elemento importante para a formação da colônia, ele acaba cedendo seu lugar para o negro que se tornando o principal alvo, tendo sua mão-de-obra como a principal base para o desenvolvimento colonial no Brasil.

Quilombo dos Palmares, surgido em 1630 em Alagoas, identificado como um grupo de negros de uma aldeia. Era um povo que representava uma resistência ao sistema da escravatura, lutando de todas as formas pela libertação dos escravos e preservação da cultura africana no Brasil.

Confira a programação completa


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>