Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Eventos comemoram o Dia da Consciência Negra
Novembro 16, 2010

A Secretaria da Participação e Parceria (SMPP) divulga uma série de atividades que vão acontecer por toda a cidade de São Paulo em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro. As comemorações, que vão ocorrer durante todo esse mês, são organizadas pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone) e visa mobilizar a sociedade para fincar a bandeira da luta contra o preconceito racial no país.

Para abrir o sétimo ano de comemoração do Dia da Consciência Negra, será realizada uma Missa Afro nesta quinta-feira (11/11), na Igreja Santa Ifigênia centro de São Paulo. Dentro da programação especial, vale destacar a homenagem póstuma ao seu NeNê da Vila Matilde, que irá ocorrer no dia 17 de novembro na Câmara Municipal. Também está previsto um Ciclo de Debates Universitários, que será realizado em diversas faculdades da capital paulista.

A data, 20 de novembro, representa um desafio para chamar a atenção de todos a refletir sobre a importância da cultura negra e do povo africano na formação de uma cultura nacional. Deixando de lado as questões do preconceito que ainda estão fundamentalmente enraizadas na sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi a data estabelecida pelo projeto Lei 10.639, em 9 de janeiro de 2003 para homenagear Zumbi, o líder do grupo Quilombo dos Palmares que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

Zumbi se tornou um líder histórico por representar a luta do negro contra a escravidão durante o período Brasil Colonial. Sua morte se deu em meio ao combate pelo seu povo. O período colonial no Brasil tinha uma das suas características o trabalho escravo. Mesmo sendo o índio um elemento importante para a formação da colônia, ele acaba cedendo seu lugar para o negro que se tornando o principal alvo, tendo sua mão-de-obra como a principal base para o desenvolvimento colonial no Brasil.

Quilombo dos Palmares, surgido em 1630 em Alagoas, identificado como um grupo de negros de uma aldeia. Era um povo que representava uma resistência ao sistema da escravatura, lutando de todas as formas pela libertação dos escravos e preservação da cultura africana no Brasil.

Confira a programação completa


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP traz mais de dez atrações gratuitas em setembro, com destaque para Luta Livre da BWF.
A programação se estende durante o mês inteiro, com atrações para toda a família.

Teatro Sérgio Cardoso recebe Grupo Sujeito a Guincho em concerto gratuito de música instrumental.
O concerto abrange repertório que passeia entre clássico e popular.

Revelando SP: edição da capital será no Parque do Trote, de 25 a 28 de setembro.
Com entrada gratuita, evento contará com mais de 100 municípios representados, trazendo o melhor da culinária tradicional, artesanato e manifestações culturais do estado.

Homenagem ao circo itinerante e às palhaças latinoamericanas, A Cavaleira faz curta temporada no Sesc Belenzinho.
Espetáculo infantojuvenil gratuito a partir de 6 de setembro.

Exposições em cartaz no CCBB SP dão o tom das atividades do Programa Educativo durante o mês de setembro.
Mostras MEME: no Br@sil da memeficação e Mundo Zira inspiram a programação por meio de oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, ação cênico-musical, dentre outras opções. Programação terá ainda atividade especial relacionada à 19ª Primavera dos Museus.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>