Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Eventos comemoram o Dia da Consciência Negra
Novembro 16, 2010

A Secretaria da Participação e Parceria (SMPP) divulga uma série de atividades que vão acontecer por toda a cidade de São Paulo em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro. As comemorações, que vão ocorrer durante todo esse mês, são organizadas pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone) e visa mobilizar a sociedade para fincar a bandeira da luta contra o preconceito racial no país.

Para abrir o sétimo ano de comemoração do Dia da Consciência Negra, será realizada uma Missa Afro nesta quinta-feira (11/11), na Igreja Santa Ifigênia centro de São Paulo. Dentro da programação especial, vale destacar a homenagem póstuma ao seu NeNê da Vila Matilde, que irá ocorrer no dia 17 de novembro na Câmara Municipal. Também está previsto um Ciclo de Debates Universitários, que será realizado em diversas faculdades da capital paulista.

A data, 20 de novembro, representa um desafio para chamar a atenção de todos a refletir sobre a importância da cultura negra e do povo africano na formação de uma cultura nacional. Deixando de lado as questões do preconceito que ainda estão fundamentalmente enraizadas na sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi a data estabelecida pelo projeto Lei 10.639, em 9 de janeiro de 2003 para homenagear Zumbi, o líder do grupo Quilombo dos Palmares que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

Zumbi se tornou um líder histórico por representar a luta do negro contra a escravidão durante o período Brasil Colonial. Sua morte se deu em meio ao combate pelo seu povo. O período colonial no Brasil tinha uma das suas características o trabalho escravo. Mesmo sendo o índio um elemento importante para a formação da colônia, ele acaba cedendo seu lugar para o negro que se tornando o principal alvo, tendo sua mão-de-obra como a principal base para o desenvolvimento colonial no Brasil.

Quilombo dos Palmares, surgido em 1630 em Alagoas, identificado como um grupo de negros de uma aldeia. Era um povo que representava uma resistência ao sistema da escravatura, lutando de todas as formas pela libertação dos escravos e preservação da cultura africana no Brasil.

Confira a programação completa


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>