Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Programação especial comemorativa dos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922
Fevereiro 06, 2012

Entre os dias 15 e 26 de fevereiro, o Theatro Municipal de São Paulo apresentará uma programação especial em comemoração aos 90 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu entre 13 e 17 de fevereiro daquele ano no próprio Theatro Municipal.

 

São duas óperas – uma delas, Magdalena, de Villa-Lobos, nunca montada em São Paulo -, um espetáculo de dança inédito e dois concertos. Compositores e autores dessas obras participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 (Villa-Lobos e Mario de Andrade) ou foram influenciados por ela (Camargo Guarnieri, Radamés Gnatalli, Lorenzo Fernandez).

 

A ópera Magdalena, de Heitor Villa-Lobos, com libreto dos americanos Robert Wright e George Forrest, fez sua estreia na Broadway em 1948 e teve sua première brasileira apenas em 2002, no Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, com versão em português de Cláudio Botelho. Em agosto de 2010, foi apresentada em forma de concerto no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Essa produção foi realizada em 2010 pelo Theatre du Chatelet, de Paris. Magdalena nunca foi encenada em São Paulo.

 

A partitura foi encomendada a Heitor Villa-Lobos pelos letristas norteamericanos Robert Wright e George Forrest – dupla posteriormente responsável pela bem sucedida montagem de ‘Kismet’, musical adaptado sobre a obra de Borodin – que queriam um espetáculo que tivesse como cenário a América do Sul. Misto de musical e opereta cômica, a peça estreou em 1948 e passou, ao longo de três meses, por Los Angeles, São Francisco e Nova Iorque. Com toques tragicômicos, o musical fala de conflitos religiosos, da luta dos povos ameríndios contra a opressão, da exuberância dos trópicos e suas riquezas naturais.

 

O maestro Luis Gustavo Petri exalta a importância da obra: “Villa-Lobos rotulava ‘Magdalena’ de uma ‘aventura musical´. Sua estréia tardia no Brasil talvez se deva a um certo preconceito por ter sido pensada para o Teatro Musical Americano da Broadway e pelo fato de que alguns temas utilizados por Villa terem sido retirados de outras obras anteriores que compôs. Villa captou muito bem a atmosfera do musical americano que ficou enormemente enriquecida com a brasilidade dos temas utilizados”.

 

Confira a programação completa.

 

Serviço

 

Comemoração aos 90 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Data: 15 a 26 de fevereiro

Local: Theatro Municipal

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n°, Centro

Bilheteria: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, ou até o início do espetáculo. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, ou até o início do espetáculo.

Telefone: 3397-0327

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>