Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura comemora Semana do Trabalho com feira no Vale do Anhangabaú
Abril 26, 2011


De 25 de abril a 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, em frente ao prédio dos Correios acontece a I Feira do Trabalho, com organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). O evento é aberto ao público e tem, por objetivo, promover a integração de serviços públicos e privados voltados à intermediação de mão de obra e capacitação profissional. A previsão é que passem pelos estandes cerca de 500 pessoas por dia em busca dos mais de 20 serviços que serão oferecidos. O horário de funcionamento da feira será de segunda-feira a sábado, das 8 às 17h e no domingo, dia 1º de maio, Dia do Trabalho, das 8 às 13h.

Com uma estrutura a ser montada no Anhangabaú, a Feira terá o CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador, seis CAT Móveis, quatro tendas auxiliares e uma unidade do Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas. Outras secretarias municipais também estarão participando evento como a de Assistência e Desenvolvimento Social, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Microempreendedor Individual.  

A abertura oficial será às 11h30 com o lançamento da Semana de Formalização do MEI e do site da Secretaria do MEI. Depois da solenidade, haverá palestra sobre Concursos Públicos e Plano de Carreira a ser ministrada pelo presidente do Conselho de Administração do banco de microcrédito de São Paulo Confia, Hugo Duarte.

Fábrica Verde

Dentre os 20 serviços a serem oferecidos na Feira, encontra-se o do projeto da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Fábrica Verde, cujos participantes estarão apresentando o projeto e realizando vendas de plantas de flores, ervas e temperos com um preço a partir de R$ 1,00. Dentre as espécies a serem vendidas podemos citar boldo, babosa, manjericão, cebolinha, salsa, alecrim, orégano, beijinho, salvia, amor perfeito, cravina, lírio da paz, pilea, dracenas entre outras.    

Serviços

As pessoas desempregadas, durante a Feira do Trabalho, poderão fazer cadastro e verificar oportunidades de emprego no CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, tirar a primeira ou segunda via da Carteira Profissional, esclarecer dúvidas sobre currículos e participar de dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego com os especialistas técnicos do programa Orientação para o Trabalho. Ainda poderão dar entrada no Seguro-Desemprego e caso possua uma dívida e queira fazer um acordo poderá agendar uma Conciliação Extraprocessual.

Para as pessoas com deficiência e empregadores em busca de profissionais com esse perfil contarão com os serviços da Semdet que estará com técnicos do Programa Inclusão Eficiente, responsáveis não só pela inclusão no mercado de trabalho de mais de 5 mil pessoas com deficiência, mas também pela inserção de mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped), irá tirar as dúvidas das pessoas e das empresas sobre a Lei de Cotas. Já a Avape- Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência colocará à disposição dos participantes cursos e oportunidades de trabalho nas melhores empresas e instituições do país.

O Sebrae estará com sua unidade móvel para dar orientações às  pequenas, médias e grandes empresas, enquanto que no espaço do Senac o trabalhador poderá fazer inscrições para cursos gratuitos. Na área de empreendedorismo, a Secretaria do Microempreendedor Individual, estará com Agentes de Formalização do MEI, fazendo o cadastramento gratuito e tirando todas as dúvidas sobre a adesão a Lei. O São Paulo Confia fornecerá orientação para sobre microcrédito solidário e orientado.

Já a Secretaria de Assistência Social aproveitará seu espaço para realizar triagem de pessoas interessadas em participar do Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã e Ação Jovem. Quem tem dúvida sobre benefícios da Previdência Social como aposentadorias (especial por idade, invalidez ou tempo de contribuição) e auxílios (acidente, doença, reclusão pensão ou por morte) e salários (maternidade, assistência social, BPC ou Loas) terá oportunidade de ser esclarecidas com técnicos do INSS- Instituto Nacional de Seguro Social.

Além dos serviços, estão programadas palestras durante toda a semana. Para participar basta ir à Tenda do Trabalhador no horário estipulado.

Confira a programação completa no site da Semdet


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>