Com contação de histórias e oficina de teatro de sombras, livraria novesete recebe o lançamento do livro “Zé, Mané e o Lobisomem”, dia 10/08

Agosto 07, 2019

A Livraria NoveSete - uma das únicas na cidade dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil em São Paulo – recebe, no dia 10 de agosto, sábado, o lançamento do livro “Zé, Mané e o Lobisomem” (Editora de Cultura, 40 págs.), da autora e ilustradora Nireuda Longobardi.

O evento, com entrada gratuita, terá uma programação especial. A partir das 15h será realizada uma Oficina de Teatro de Sombras, em que os participantes aprenderão a confeccionar os seus próprios personagens e histórias.

Em seguida, às 16h, a atriz Penélope Martins realizará uma contação de histórias em que dará vida aos personagens do livro, enquanto a autora Nireuda Longobardi apresentará sua técnica de Teatro de Sombras.

Zé, Mané e o Lobisomem - Nesta história de teatro, ilustrada como teatro de sombras, os personagens são o Zé e o Mané, além do galo que anuncia o dia e o narrador, que auxilia o andamento das cenas. Para acender a imaginação do leitor, as cenas vêm ilustradas com recorte de papel, uma técnica oriental chamada kiriê, originária da China, usada para criar quadros e gravuras. Ela consiste em formar figuras e desenhos em papel – em geral de diferentes cores – com a ajuda do corte de um estilete ou de uma tesoura, como fizeram o artista francês Henri Matisse e o grande pintor catalão Pablo Picasso.

Já o Teatro de Sombras, muito popular no Oriente e em países ocidentais, é uma arte antiga de contar histórias com figuras recortadas para produzir sombras com o auxilio de um foco de luz. Os personagens são manipulados manualmente, com o auxilio de varas, fios, objetos e até mesmo a silhueta do próprio corpo.

SERVIÇO

Livraria NoveSete

Evento de lançamento do livro “Zé, Mané e o Lobisomem”

Dia: 10 de agosto, sábado

Horário: a partir das 15h

Grátis