Colisões cósmicas é o tema da palestra de Marcelle Soares-Santos, da Brandeis University (USA)

Julho 24, 2018

Uma colisão entre duas estrelas de nêutrons foi observada em agosto de 2017. Essa observação, considerada o resultado mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia. Através de uma rede global de detectores de ondas gravitacionais que realiza observações em conjunto com telescópios tradicionais, temos pela primeira vez a oportunidade de estudar os processos de formação de elementos como ouro e platina, e de estudar também a história da expansão do nosso próprio universo.
Na palestra do dia 27 de julho, Marcelle Soares-Santos, membro das colaborações Dark Energy Survey (DES) e Large Synoptic Survey Telescope Dark Energy Science Collaboration (LSST/DESC), descreverá a história da descoberta dessa colisão cósmica e seu impacto para o futuro da ciência. Sua pesquisa está voltada para a compreensão da natureza da expansão acelerada do Universo usando dados dos maiores estudos já conduzidos na área. Ela teve um papel de liderança na construção da câmera do DES (DECam) e atualmente contribui para o esforço de medir a aceleração cósmica com aglomerados de galáxias detectados em suas imagens. Também lidera um novo esforço na área: a busca de contrapartidas ópticas aos eventos de ondas gravitacionais como um método completamente novo para estudar a aceleração cósmica em mapeamentos futuros.
O ICTP-SAIFR organiza regularmente esse tipo de evento no auditório do IFT-UNESP (Instituto de Física Teórica da UNESP), como o ICTP-SAIFR Symposium Public Lectures, o Zaldarriaga Public Lecture e o Gouvea Public Lecture.

Título: Colisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz
Palestrante: Marcelle Soares-Santos (Brandeis University, USA)
Data e Hora: 27 de julho de 2018 – sexta-feira, 19h
Local: Auditório do IFT-UNESP (Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz 271, Bloco 2 - Barra Funda, São Paulo - SP)
Não há formulário de inscrição e a entrada é gratuita.

Fonte: analuserio@ictp-saifr.org