Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
CINUSP celebra o centenário do cinema indiano
Setembro 09, 2013

Em abril de 1913, o filme Raja Harischandra, baseado na mitologia hindu e dirigido por Dadasaheb Phalke, considerado a primeira obra ficcional de longa-metragem do cinema indiano, foi exibido pela primeira vez ao grande público em Bombaim. De lá para cá, a indústria cinematográfica indiana cresceu e prosperou: movimenta hoje cerca de US$ 3 bilhões e produz mais de mil filmes por ano, quase o dobro de Hollywood. Seus atores são vistos como verdadeiros deuses pelo povo e alguns deles têm templos construídos em sua homenagem. Todos os dias, cerca de 14 milhões de pessoas vão ao cinema na Índia, o que faz dessa forma de entretenimento a maior diversão do povo indiano, mais até do que a televisão: uma paixão comparável somente àquela despertada pelo críquete, o esporte nacional.

Para comemorar o centenário daquele importante marco da cinematografia mundial, o CINUSP Paulo Emílio, em parceria com o Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e com o apoio do Centro Cultural da Índia, apresenta a mostra 100 ANOS DE CINEMA INDIANO, que oferece uma seleção panorâmica de filmes representativos dessa cinematografia, uma das mais prolíficas, populares e diversificadas do mundo. Além de assistir aos filmes reunidos na mostra, o público interessado pode ainda participar do curso de extensão “100 Anos de Cinema Indiano”, coordenado pela professora Laura Izarra (Literatura Inglesa – DLM/FFLCH-USP) e ministrado pelos professores Shobhan Saxena, jornalista indiano, e Florência Mendes Ferreira Costa, jornalista brasileira e ex-correspondente do jornal O Globo na Índia. As aulas do curso serão realizadas durante o período de 12 de setembro a 14 de novembro, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h, no prédio do curso de Letras da FFLCH-USP. Nos dias 19 e 26 de setembro, excepcionalmente, as aulas do curso serão ministradas no CINUSP Paulo Emílio, como preparação para as sessões da mostra apresentadas em seguida. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site: http://sce.fflch.usp.br/node/1403.

Complementando o conteúdo do curso e fornecendo material para um melhor aproveitamento de suas aulas, a mostra 100 ANOS DE CINEMA INDIANO reúne filmes de três períodos distintos – as décadas de 1950, 1990 e 2000 –, possibilitando uma percepção mais abrangente dessa cinematografia, que vai muito além da tradicional imagem sedimentada de Bollywood. Ao contrário do que se pode pensar, Bollywood é apenas uma parte da indústria cinematográfica indiana. Dos mil filmes anuais produzidos naquele país, apenas cerca de 200 são efetivamente “de Bollywood” – termo cunhado pela junção dos nomes Bombaim, cidade onde está sediada a indústria de filmes falados em híndi, língua de 40% da população e presente especialmente no Norte do país, e à Hollywood, pelo fato de boa parte dessas narrativas se inspirar no cinema clássico norte-americano. Por implicar nessa imagem “americanizada” do cinema indiano, muitos cineastas contemporâneos que produzem naquele país recusam esse termo, que simboliza os típicos musicais açucarados, recheados de dramas e de longa duração. Alguns jovens diretores de filmes em híndi encurtaram o tamanho de suas obras e eliminaram delas os números de música e dança, modernizando-as e as tornando-as mais ousadas. São os cineastas do que a mídia tem chamado de “Nova Bollywood”. Os filmes dessa nova safra, representada nesta mostra por títulos como Peepli ao Vivo, Amor, Sexo e Traição e Gangues de Wasseypur, rejeitam o escapismo, valem-se de roteiros mais inteligentes e realistas, são estrelados por atores escolhidos não necessariamente por sua beleza, mas por sua competência, e são mais ousados em termos de linguagem. Essas mudanças respondem às transformações da Nova Índia, em que o surgimento de uma emergente classe média urbana passou a demandar filmes que atendessem aos gostos dessas plateias diferenciadas.

Mas a mostra 100 ANOS DE CINEMA INDIANO não se furta a apresentar os antecedentes históricos dessa “Nova Bollywood”, reunindo também alguns dos maiores clássicos da cinematografia do país, como A Canção da Estrada, obra-prima de Satyajit Ray, o maior cineasta da Índia de todos os tempos, e os grandes sucessos O Vagabundo e Mãe Índia – que, já nos anos 1950, percorreram o mundo arrecadando prêmios e prestígio e permitindo ao público internacional conhecer um cinema indiano que ia muito além dos longuíssimos musicais melodramáticos típicos da produção de Bollywood.

Nesse sentido, além de pertencerem a períodos distintos, os filmes selecionados para a mostra procuram compreender essas nuances da produção indiana, não se resumindo apenas à produção bollywoodiana. Além disso, a mostra visa introduzir alguns elementos da história e da cultura indianas, selecionando filmes que abordam de forma lateral ou direta questões fundamentais da história do país. A luta pela independência, a sangrenta Partição que gerou o nascimento do Paquistão, as crises políticas e econômicas, os conflitos religiosos e sociais, a divisão em castas, a ascensão da Índia como potência global e o contraste da vida rural com o progresso urbano são alguns dos temas que permeiam a seleção dos filmes do evento, presentes em obras de nítidos contornos políticos e crítica social, como Train to Pakistan, A Cidade dos Sonhos, A Festa e Rainha Bandida. Assim, a mostra ilustra de que maneira o cinema tem sido o meio preferencial para narrar aos indianos a sua própria história e sua milenar mitologia, que alimentou os roteiros dos filmes do cinema nacional por muitos. O cinema indiano também é usado no campo diplomático como um dos mais poderosos instrumentos do chamado soft power do país em relação ao resto do mundo, constituindo-se em um produto de exportação de imenso sucesso. Uma cinematografia rica e exuberante cujas múltiplas facetas se tornam agora acessíveis ao público do CINUSP Paulo Emílio por meio desta mostra imperdível.

PROGRAMAÇÃO:

16/09 | segunda
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 TRAIN TO PAKISTAN | EVENTO DE ABERTURA DA MOSTRA
19h00 MÃE ÍNDIA

17/09 | terça
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 A FESTA
19h00 A CANÇÃO DA ESTRADA

18/09 | quarta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 AMOR, SEXO E TRAIÇÃO
19h00 PEEPLI AO VIVO

19/09 | quinta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
14h00 PALESTRA “CLÁSSICOS DE BOLLYWOOD E OS CONFLITOS SOCIAIS” COM SHOBHAN SAXENA E FLORÊNCIA MENDES FERREIRA COSTA
16h00 MÃE ÍNDIA
19h00 O VAGABUNDO

20/09 | sexta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 A CIDADE DOS SONHOS
19h00 GANGUES DE WASSEYPUR
MARIA ANTÔNIA
20h00 RAINHA BANDIDA

21/09 | sábado
MARIA ANTÔNIA
18h00 A FESTA
20h30 AMOR, SEXO E TRAIÇÃO

22/09 | domingo
MARIA ANTÔNIA
17h30 O VAGABUNDO
20h30 TRAIN TO PAKISTAN

23/09 | segunda
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 PEEPLI AO VIVO
19h00 A CIDADE DOS SONHOS

24/09 | terça
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 RAINHA BANDIDA
19h00 TRAIN TO PAKISTAN

25/09 | quarta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 GANGUES DE WASSEYPUR
19h00 A FESTA

26/09 | quinta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
14h00 PALESTRA “A VIDA RURAL NO CINEMA INDIANO” COM SHOBHAN SAXENA E FLORÊNCIA MENDES FERREIRA COSTA
16h00 A CANÇÃO DA ESTRADA
19h00 RAINHA BANDIDA

27/09 | sexta
CIDADE UNIVERSITÁRIA
16h00 O VAGABUNDO
19h00 AMOR, SEXO E TRAIÇÃO | APRESENTAÇÃO DE BOLLYWOOD DANCE
MARIA ANTÔNIA
20h00 PEEPLI AO VIVO

28/09 | sábado
MARIA ANTÔNIA
17h30 A CIDADE DOS SONHOS
20h00 GANGUES DE WASSEYPUR

29/09 | domingo
MARIA ANTÔNIA
17h00 MÃE ÍNDIA
20h30 A CANÇÃO DA ESTRADA

FILMES:

Amor, Sexo e Traição (LSD: Love, Sex aur Dhokha)
Índia, 2010, digital, cor, 109’
direção: Dibakar Banerjee
elenco: Nushrat Bharucha, Anshuman Jha, Raj Kumar Yadav, Neha Chauhan
sinopse: Utilizando-se de imagens captadas por câmeras caseiras, de segurança e de celular, o filme apresenta três histórias envolvendo invasão de privacidade e voyeurismo – na primeira, um estudante se apaixona por uma atriz; na segunda, um lojista pega um funcionário num escândalo por uma mensagem de celular; na terceira, uma operação é montada para flagrar um astro de rock em situações comprometedoras com câmeras escondidas (procedimento adotado por programas de grande sucesso na televisão indiana atual). Sátira sobre a mídia televisiva, trata-se de um exemplo de parte da atual produção cinematográfica de Bollywood que tem se posicionado de forma mais crítica em relação à cultura e a realidade do país, desfazendo décadas de inibição daquela indústria com fórmulas que descartam a tradicional mescla de romances com cenas musicais e dança e sagas violentas de vingança.
classificação indicativa: 16 anos
cid. universitária: 18.09 qua 16h00 | 27.09 sex 19h00 (sessão seguida de performance)
maria antônia: 21.09 sáb 20h30

A Canção da Estrada (Pather Panchali)
Índia, 1955, digital, p&b, 119’
direção: Satyajit Ray
elenco: Subir Banerjee, Karuna Banerjee, Uma Dasgupta, Chunibala Devi
sinopse: Em um pequeno vilarejo no interior do estado de Bengala nos anos 1920, um menino vive com sua família na miséria. Quando o pai viaja para pleitear um novo emprego, a família se enche de esperança. Ganhador de dois prêmios especiais no Festival de Cannes de 1956, foi o primeiro filme da Índia independente a atrair a atenção da crítica internacional, e é amplamente considerado não apenas o maior clássico do cinema indiano, mas também um dos maiores filmes já feitos. Influenciada pelo neorrealismo italiano e responsável por trazer ao cinema indiano um realismo social e uma autenticidade até então inéditos, a obra se vale de poucos atores profissionais e, apesar de ter sido feita com pouco dinheiro, alcançou também grande sucesso de público. Baseado no romance homônimo do escritor bengalês Bibhutibhushan Bandopadhyay, trata-se ainda do primeiro filme da célebre Trilogia de Apu do diretor Satyajit Ray, o maior nome do cinema indiano clássico.
classificação indicativa: 10 anos
cid. universitária: 17.09 ter 19h00 | 26.09 qui 16h00
maria antônia: 29.09 dom 20h30

A Cidade dos Sonhos (Dharavi)
Índia, 1992, digital, cor, 111’
direção: Sudhir Mishra
elenco: Shabana Azmi, Pramod Bala, Satish Khopkar, Om Puri
sinopse: Motorista de táxi vive com sua família em uma pequena casa em Dharavi, a maior favela da Índia, na cidade de Bombaim. Para melhorar de vida, ele planeja montar uma pequena fábrica de tingimento de tecidos. Quando um de seus sócios sai do negócio repentinamente, ele decide fazer um arriscado empréstimo com um bandido da região.
classificação indicativa: livre
cid. universitária: 20.09 sex 16h00 | 23.09 seg 19h00
maria antônia: 28.09 sáb 17h30

A Festa (Party)
Índia, 1984, digital, cor, 112’
direção: Govind Nihalani
elenco: Deepa Sahi, Mohan Bhandari, Amrish Puri, Om Puri, Naseeruddin Shah
sinopse: Durante uma noite de festa, escritores, artistas e jornalistas da elite intelectual urbana da Índia se reúnem na casa de uma patrona das artes. Gradualmente, todas as conversas da noite passam a girar em torno de um personagem ausente: um escritor talentoso que deixara a carreira para trabalhar com indígenas no interior do país, em uma área afetada pela guerrilha maoísta. Baseado na peça homônima de Mahesh Elkunchwar, o filme reúne boa parte da “nata” dos atores do cinema de arte indiano da década de 1980.
classificação indicativa: livre
cid. universitária: 17.09 ter 16h00 | 25.09 qua 19h00
maria antônia: 21.09 sáb 18h00

Gangues de Wasseypur – parte 1 (Gangs of Wasseypur – 1st part)
Índia, 2012, digital, cor, 154’
direção: Anurag Kashyap
elenco: Manoj Bajpayee, Richa Chadda, Nawazuddin Siddiqui, Jaideep Ahlawat, Tigmanshu Dhulia
sinopse: Durante os últimos anos do regime colonial inglês, um homem ganha a vida saqueando trens de carga britânicos. Quando ele se vê forçado a trabalhar nas minas de carvão de um poderoso proprietário de Wasseypur, tem início um conflito entre gangues pelo controle das minas da cidade. Uma década depois, seu filho pretende recuperar a honra de seu pai e tornar-se o homem mais temido da região. Épico de gângsteres sobre a luta pelo poder, a política e a vingança entre famílias, o filme motivou comparações com Cidade de Deus e com o trabalho de cineastas como Quentin Tarantino, Sergio Leone e Martin Scorsese. Um dos mais recentes filmes a representar o novo cinema indiano, com um retrato cru da realidade incomum às obras de Bollywood, foi exibido no Festival de Cannes, no Festival de Sundance e indicado aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor no Asia Pacific Screen Awards, tornando-se um imenso sucesso de bilheteria e um cult movie instantâneo. Seguindo uma estratégia pouco usual na Índia, o filme foi lançado nos cinemas comerciais em duas partes de 160 minutos cada, cujos lançamentos foram separados por alguns meses, de modo que ambas funcionassem tanto como narrativas independentes quanto como partes de uma só história.
classificação indicativa: 16 anos
cid. universitária: 20.09 sex 19h00 | 25.09 qua 16h00
maria antônia: 28.09 sáb 20h00

Mãe Índia (Mother India)
Índia, 1957, digital, cor, 172’
direção: Mehboob Khan
elenco: Nargis, Sunil Dutt, Rajendra Kumar, Raaj Kumar, Kanhaiyalal
sinopse: Anos após o fim da colonização britânica, em um vilarejo do interior da Índia, uma mulher luta sozinha para criar seus dois filhos, resistindo às tentativas de um agiota de lhe emprestar dinheiro em troca de favores sexuais. Sua conduta virtuosa faz com que ela seja considerada “mãe” do vilarejo, um dos papeis mais marcantes da atriz Nargis, uma das maiores estrelas do cinema em híndi. Ícone do cinema épico indiano e um dos filmes mais caros da história de Bollywood, concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1958. Com um título que remete ao polêmico livro homônimo escrito pela norte-americana Katherine Mayo em 1927, extremamente crítico à cultura indiana, o filme é também conhecido no Brasil como Honrarás Tua Mãe.
classificação indicativa: 14 anos
cid. universitária: 16.09 seg 19h00 | 19.09 qui 16h00
maria antônia: 29.09 dom 17h00

Peepli ao Vivo (Peepli (Live))
Índia, 2010, digital, cor, 110’
direção: Anusha Rizvi e Mahmood Farooqui
elenco: Omkar Das Manikpuri, Raghubir Yadav, Shalini Vatsa, Malaika Shenoy, Naseeruddin Shah
sinopse: Um camponês pobre, prestes a perder suas terras por conta de dívidas no banco, decide aceitar a proposta do líder do vilarejo local: suicidar-se para que sua família receba uma indenização do governo. As coisas mudam quando um jornalista escuta a conversa entre os dois e a vila onde moram se torna um reality show acompanhado pela TV por toda a nação. Sátira à exploração sensacionalista pela competitiva mídia do endividamento de agricultores e ao cinismo dos partidos políticos, o filme exibido em competição nos festivais de Sundance e Berlim e foi escolhido Melhor Filme Estrangeiro no Festival Internacional de Durban, na África do sul.
classificação indicativa: livre
cid. universitária: 18.09 qua 19h00 | 23.09 seg 16h00
maria antônia: 27.09 sex 20h00

Rainha Bandida (Bandit Queen)
Índia/Inglaterra, 1994, digital, cor, 112’
direção: Shekhar Kapur
elenco: Seema Biswas, Nirmal Pandey, Aditya Srivastava, Aseem Bajaj, Manoj Bajpayee
sinopse: Obrigada a se casar ainda quando criança, maltratada pelo marido, abandonada e estuprada por vários homens de alta casta, mulher de casta baixa entra para uma gangue de homens que se vingam dos poderosos e acaba se tornando líder do bando, atraindo a atenção de todo o país e a polícia em seu encalço. Baseado na biografia de Phoolan Devi, a “Rainha Bandida”, uma conhecida renegada indiana.
classificação indicativa: 16 anos
cid. universitária: 24.09 ter 16h00 | 26.09 qui 19h00
maria antônia: 20.09 sex 20h00

Train to Pakistan
Índia/Inglaterra, 1998, digital, 108’
direção: Pamela Rooks
elenco: Mohan Agashe, Nirmal Pandey, Rajit Kapoor, Smriti Mishra, Divya Dutta
sinopse: No verão de 1947, Índia e Paquistão, até então uma única colônia britânica, tornam-se duas nações independentes. Esse processo precipita a migração de milhões de pessoas: de muçulmanos da Índia fugindo para o Paquistão e de hindus e sikhs no caminho inverso. É quando os moradores de uma pequena vila, situada na fronteira do Paquistão, começam a notar os trens que passam cada vez mais cheios de refugiados pela estação local. Adaptação do romance histórico homônimo, do aclamado escritor e jornalista Khuswant Singh, sobre os dramas humanos da Partição do país.
classificação indicativa: 16 anos
cid. universitária: 16.09 seg 16h00 | 24.09 ter 19h00
maria antônia: 22.09 dom 20h30

O Vagabundo (Awaara)
Índia, 1951, digital, p&b, 167’
direção: Raj Kapoor
elenco: Raj Kapoor, Nargis, Prithviraj Kapoor, Leela Chitnis, Shashi Kapoor
sinopse: Depois de ser abandonado pelo pai após a morte de sua mãe, rapaz pobre que cometeu um assassinato é levado ao tribunal onde seu próprio pai, um juiz distrital, terá de decidir pela sua sorte. Durante o julgamento, a história dele e de sua família é revelada pela advogada de defesa, com quem o jovem réu começa a viver uma história de amor. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1953, o filme foi um dos grandes sucessos internacionais do cinema indiano, conquistando imensa repercussão junto ao público também na extinta União Soviética e na China (onde a canção Awara Hoon e o ator Raj Kapoor se tornaram muito conhecidos). Ator, produtor e cineasta, Kapoor recebeu de historiadores e fãs o título de “Chaplin do cinema indiano”.
classificação indicativa: livre
cid. universitária: 19.09 qui 19h00 | 27.09 sex 16h00
maria antônia: 22.09 dom 17h30

Palestrantes

Shobhan Saxena é jornalista, indiano, e vive no Brasil desde outubro de 2012. Primeiro correspondente de jornal indiano no Brasil, Saxena atualmente trabalha como correspondente na América do Sul para o jornal The Hindu, cuja tiragem atinge 2,2 milhões de exemplares. Formado em Comunicação Social, tem mestrado em Ciência Política pela Jawaharlal Nehru University, de Nova Délhi.
Florência Mendes Ferreira Costa é jornalista, brasileira, graduada pela Universidade Federal Fluminense, com carreira dedicada ao jornalismo político e internacional. Depois de viver na Rússia por quatro anos, durante os quais cobriu a queda da União Soviética para o Jornal do Brasil e para o serviço brasileiro da rádio BBC de Londres, mudou-se para a Índia em 2006, onde viveu por mais de seis anos como a primeira correspondente brasileira naquele país, pelo jornal O Globo. Viveu em Bombaim e em Nova Délhi e fez coberturas no Paquistão, no Afeganistão e no Irã. Em novembro de 2012, recém-chegada ao Brasil de volta da Índia, lançou o livro Os Indianos pela Editora Contexto.

100 Anos de Cinema Indiano
16 a 29 de setembro de 2013
CINUSP Paulo Emílio
Sala Cidade Universitária
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04
Cidade Universitária
entrada franca
100 lugares
fone: 11-3091-3540
Sala Maria Antônia
Rua Maria Antônia, 294
Consolação
entrada franca
70 lugares
fone: 11-3123-5200
www.usp.br/cinusp .