Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Cine Olido exibe 3ª edição da mostra É Tudo Mentira!
Março 30, 2011

Em contraponto ao tradicional festival de documentários "É Tudo Verdade", em cartaz até dia 11 em cinemas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Cine Olido apresenta a terceira edição de "É Tudo Mentira!". O evento que tem abertura marcada para o dia 1º de abril (o dia da mentira), procura abordar a enganação, o disfarce e a trapaça por meio de um diálogo entre cinema, literatura e música.

Os filmes escolhidos têm em comum o traço do humor, enfocado em 22 longas-metragens, entre produções de Hollywood, europeias e brasileiras. Entre os clássicos exibidos estão cinco longas dirigidos por Charles Chaplin, além de um programa com sete curtas-metragens protagonizados pelo célebre Carlitos. Marilyn Monroe também 'desfila' na mostra ao lado de Tony Curtis e Jack Lemmon em "Quanto mais Quente Melhor", de Billy Wilder, considerado por muitos a melhor comédia de todos os tempos. Títulos importantes vindos da Europa, como "O Discreto Charme da Burguesia", de Luis Buñuel, ganhador do Oscar de Filme Estrangeiro em 1972, são apresentados em sintonia com produções brasileiras como o cultuado "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade, e "Cala a Boca Etelvina", de Eurípedes Ramos, chanchada estrelada por Dercy Gonçalves vivendo uma empregada esperta.

No dia da abertura, está programada às 19h, a exibição de um promo do curta "Di Melo, o Imorrível", de Alan Oliveira e Rubens Pásaro. A produção conta a história verídica do músico de Recife que, depois de fazer muito sucesso com um disco em 1975, desaparece do cenário musical sob boatos de uma possível morte em um acidente. Mas ele ressurge tempos depois afirmando ser "imorrível". Para provar que está mais vivo do que nunca, Di Melo e sua banda fazem show após a exibição do filme, na Sala Olido.

Além da mostra cinematográfica, que se estende até dia 10, a Galeria Olido leva para a Vitrine da Dança e para o corredor shows musicais de intérpretes que fazem homenagem a compositores famosos e uma programação de encontros literários.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 1 a 10/04. +12 anos. Ingressos a R$1,00 (inteira) e R$0,50 (meia-entrada).

Veja a Programação Completa:


MACUNAÍMA
(Rio de Janeiro, 1969, cor, 105')
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho, Milton Gonçalves
Macunaíma é a história de um anti-herói, ou "um herói sem nenhum caráter", nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos.
Dia 1/4, às 15h

CARAMURU - A INVENÇÃO DO BRASIL

(Rio de Janeiro, 2001, cor, 88')
Direção: Guel Arraes
Elenco: Selton Mello, Camila Pitanga, Tonico Pereira, Luís Melo
Jovem pintor português Diogo Álvares melhora a realidade em suas pinturas e por isso cria problemas com o comandante Vasco de Athayde e é seduzido pela gananciosa francesa Isabelle. No meio de uma viagem, a caravela naufraga e só o pintor chega às costas brasileiras, onde se apaixona pela índia Paraguaçu e em seguida por sua irmã mais nova, Moema. O triângulo amoroso se complica com a chegada dos colonizadores que o proclamam "o rei do Brasil".
Dia 1/4, às 17h

DI MELO, O IMORRÍVEL
(Pernambuo/São Paulo, 2011, cor, 20')
Direção: Alan Oliveira e Rubens Pásaro
Documentário conta a história de Di Melo, músico recifense que depois de gravar um disco épico em 1975 desaparece do cenário musical. Boatos surgem sobre um possível acidente de moto e sua conseqüente morte. Eis que Di Melo ressurge e afirma: "Eu sou imorrível!".
Dia 1/4, às 19h - Após a exibição do curta-metragem, haverá um show com Di Melo na Sala Olido. Além das imorríveis canções do álbum de 1975, o cantor apresentará novas músicas guardadas em seu baú. Será acompanhado por sua nova banda: Matheus Alvisi (teclados), Igor Brasil (guitarra), Daniel Coelho (baixo) e Pedro Prado (bateria), Natan Oliveira (trompete) e Marcelo Valezi (sax).

MONTY PYTHON - A VIDA DE BRIAN
(Monty Python's Life of Brian, 1979, Inglaterra, cor, 94')
Direção: Terry Jones
Elenco: Graham Chapman, Terry Jones, Michael Palin, John Cleese
Sátira dos temas bíblicos e religião. Na Judéia, ano 33 DC, uma época cheia de seguidores, messias e romanos, o judeu Brian Cohen (Graham Chapman) acaba se tornando um messias importante para as pessoas devido a situações completamente absurdas.
Dia 2/4, às 15h

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR
(Some Like It Hot, 1959, EUA, pb, 121')
Direção: Billy Wilder
Elenco: Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft
Quando os músicos de Chicago Joe e Jerry acidentalmente são testemunhas de um tiroteio entre gângsteres, eles rapidamente fogem em um trem para a Flórida, disfarçados como Josephine e Daphne, as duas mais novas e menos atraentes integrantes de uma banda de jazz composta só por garotas.
Dia 2/4, às 17h

CALA A BOCA ETELVINA
(São Paulo, 1958, pb, 102')
Direção: Eurides Ramos
Elenco: Dercy Gonçalves, Manoel Vieira, Catalano, Paulo Goulart
Etelvina é uma jovem empregada que trabalha para Adelino e sua esposa. O casal passa por grandes problemas financeiros. A esposa, cansada da situação, resolve voltar para a casa de sua mãe. Porém, um rico fazendeiro do Mato Grosso, tio de Adelino, vai visitar seu sobrinho e confunde a empregada da casa, Etelvina, com a esposa que abandonou o lar. Para evitar explicações embaraçosas, Adelino passa então a tratar Etelvina como sua mulher.
Dia 2/4, às 19h30

TOOTSIE
(Tootsie, 1982, EUA, cor, 116')
Direção: Sydney Pollack
Elenco: Dustin Hoffman, Jessica Lange, Teri Garr, Dabney Coleman
Desesperado em busca de emprego, um ator resolve se vestir de mulher para disputar um papel feminino em uma telenovela. O que ele não esperava era obter tanto sucesso com seu papel. Agora manter a farsa será cada dia mais complicado.
Dia 3/4, às 15h

O PROFESSOR ALOPRADO
(The Nutty Professor, 1963, EUA, cor, 107')
Direção: Jerry Lewis
Elenco: Jerry Lewis, Stella Stevens, Del Moore, Kathleen Freeman
Julius Kelp é um professor muito trapalhão e está apaixonado por uma de suas alunas. Para tentar chamar a atenção dela e das mulheres, ele inventa uma fórmula que o transforma em um ótimo cantor. Porém, a fórmula tem um efeito temporário e isso faz com que ele passe por várias situações complicadas, engraçadas e ao mesmo tempo ridículas.
Dia 3/4, às 17h

O CIRCO
(The Circus, 1928, EUA, pb, 71')
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Al Ernest Garcia, Merna Kennedy, Harry Crocker, George Davis
Confundido com um ladrão, um vagabundo foge da perseguição da polícia e se vê no meio de um espetáculo circense. Ao tentar se desvencilhar dos policiais, arranca risos da platéia, que o confunde com um artista. Acaba contratado pelo circo.
Dia 5/4, às 15h

A GAIOLA DAS LOUCAS
(The Birdcage, 1996, EUA, cor, 119')
Direção: Mike Nichols
Elenco: Robin Williams, Gene Hackman, Nathan Lane, Dianne Wiest
Um casal de gays que moram em St. Tropez é surpreendidos quando o filho de um deles decide se casar com uma garota de família tradicional. Eles terão que ocultar o estilo de vida que mantêm quando os pais da garota vêm para jantar.
Dia 5/4, às 17h

ENTREI DE GAIATO
(Rio de Janeiro, 1960, pb, 95')
Direção: J. B. Tanko
Elenco: Dercy Gonçalves, Zé Trindade, Chico Anísio, Ventura Ferreira
O carnaval carioca está fervendo. Aproveitando a agitação, um grupo de engraçados mestres do conto do vigário resolve aplicar um golpe milionário num hotel de luxo. Mas eles não contavam com a presença de uma falsa ricaça e sua bela sobrinha e uma dupla de ladrões internacionais de jóias que está sendo investigada pela polícia.
Dia 5/4, às 19h30

UM REI EM NOVA YORK
(A King In New York, 1957, Grã-Bretanha, pb, 107')
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Maxine Audley, Jerry Desmonde, Oliver Johnston
Monarca deposto chega a Nova York e encontra seu ex-primeiro ministro, que se apropriou de todo seu dinheiro. Com uma conta alta e crescente no hotel, é persuadido a fazer comerciais para TV por um executivo de publicidade. Entretanto, encontra um jovem que foi usado pelos políticos de seu país e seus parentes para traí-lo.
Dia 6/4, às 15h

DE VENTO EM POPA
(Rio de Janeiro, 1957, pb, 102')
Direção: Carlos Manga
Elenco: Oscarito, Cyl Farney, Sonia Mamede, Dóris Monteiro
Chico e Mara formam uma dupla sertaneja que deseja tocar num show a bordo promovido por um rapaz que estudou para ser engenheiro nuclear, mas que gostaria mesmo é de ser músico. Ele convence Chico a se passar por professor para enganar seu pai.
Dia 6/4, às 17h

UMA NOITE NA ÓPERA
(A Night at the Opera, 1935, EUA, pb, 96')
Direção: Sam Wood, Edmund Goulding
Elenco: Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Kitty Carlisle
Dois amantes que gostam e trabalham com ópera estão distantes porque o homem não é bem aceito como tenor. Os irmãos Marx, então, fazem com que o tenor normal esteja ausente para o outro ter sua grande chance, através de muitas palhaçadas típicas do grupo.
Dia 6/4, 19h30

CASAMENTO OU LUXO
(A Woman of Paris, 1923, EUA, pb, 107')
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Edna Purviance, Charles K. French, Lydia Knott, Carl Miller
Marie é uma moça francesa do campo que pretende se casar com seu namorado Jean. Juntos decidem fugir para Paris para escapar dos problemas que os impedem. Mas após um desencontro, Marie pensa ter sido abandonada pelo noivo e viaja sozinha. Anos mais tarde, já casada com um homem da alta sociedade parisiense, reencontra seu antigo amado.
Dia 7/4, às 15h

É DE CHUÁ!
(Rio de Janeiro, 1958, pb, 99')
Direção: Victor Lima
Elenco: Ankito, Grande Otelo, Renata Fronzi, Renato Restier
Dois larápios, Maria Xangai e Juca Moleza, travestem-se de grã-finos para, em meio a uma grande festa, roubar uma coleção de jóias. Uma dupla de escola de samba, em busca de filantropia, se envolve com o casal e com um investigador que procura liquidar com a quadrilha.
Dia 7/4, às 17h

O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA
(Le Charme Discret de la Bourgeoisie, 1971, França, cor, 102')
Direção: Luis Buñuel
Elenco: Fernando Rey, Delphine Seyrig, Stéphane Audran, Jean-Pierre Cassel
Um grupo de amigos de classe média alta se encontra num contínuo esforço para jantarem juntos. Mas por um motivo ou outro são sempre interrompidos.
Dia 7/4, às 19h30

LUZES DA CIDADE
(City Lights, 1931, EUA, pb, 83')
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Virginia Cherrill, Florence Lee, Harry Myers, Al Ernest Garcia
Vagabundo se apaixona por jovem florista cega, que pensa que ele é milionário em razão de uma pequena confusão. O homem rico é, na verdade, um sofredor prestes a cometer suicídio, salvo por esse mesmo vagabundo.
Dia 8/4, às 15h

O HOMEM DAS NOVIDADES
(The Cameraman, 1928, EUA, pb, 67')
Direção: Edward Sedgwick
Elenco: Buster Keaton, Marceline Day, Harold Goodwin, Sidney Bracey
Um fotógrafo deseja de aproximar da bela secretária do cinejornal da MGM, e para isso troca sua câmera fotográfica por uma câmera de cinema e se torna um cinegrafista
Dia 8/4, às 17h

O CASAMENTO
(Rio de Janeiro, 1976, cor, 96')
Direção: Arnaldo Jabor
Elenco: Adriana Prieto, Paulo Porto, Camila Amado, Nelson Dantas
A narrativa se desenvolve nas 48 horas que antecedem o casamento de Glorinha, filha de um rico industrial da construção civil. Por meio de uma estrutura de flashbacks e ações entrelaçadas, conhecemos a verdade que se esconde sob a aparente felicidade burguesa: injustiças, perversões sexuais, adultério, crimes e até incesto.
Dia 8/4, às 19h30

EM BUSCA DO OURO
(The Gold Rush, 1925, EUA, pb, 95')
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Mack Swain, Tom Murray, Henry Bergman
No Alasca, Carlitos tenta a sorte como garimpeiro, em meio a corrida de ouro de 1898. Lá, conhece o gordo McKay, com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina.
Dia 9/4, às 15h

O ESCORPIÃO DE JADE
(The Curse of the Jade Scorpion, 2001, EUA, cor, 102')
Direção: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Charlize Theron, Helen Hunt, Dan Aykroyd
C.W. Briggs é, segundo ele mesmo, o melhor investigador de seguros dos anos 40. Briggs se orgulha de conseguir capturar qualquer trapaceiro entrando em sua mente e desvendando seus mistérios. Desta vez Briggs tem um desafio diferente: precisa capturar um ladrão que utiliza poderes hipnóticos oriundos do Escorpião de Jade.
Dia 9/4, às 17h

GOLPE DE MESTRE
(The Sting, 1973, EUA, cor, 129')
Direção: George Roy Hill
Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Robert Shaw, Charles Durning
Chicago, anos 30, Johnny Hooker é um jovem aprendiz de vigarista. Seu mestre é Luther, uma das figuras mais respeitadas do submundo. Os dois armam o "golpe do século" contra o poderoso Doyle Loningan, e tudo dá categoricamente que todos os envolvidos no desfalque fossem mortos.
Dia 9/4, às 19h30

FESTIVAL CARLITOS EM CURTAS-METRAGENS
(Chaplin Revue, 1918/1923, EUA, 119')
Direção: Charles Chaplin
Sete clássicos do mestre da comédia realizados para a First National. São eles: "Ombro Armas", "Os Clássicos Vadios", "O Peregrino", "Vida de Cachorro", "Um Dia Prazer", "Idílio Campestre" e "Dia de Pagamento".
Dia 10/4, às 15h

AS DUAS VIDAS DE MATTIA PASCAL
(Le Due Vite di Mattia Pascal, 1985, Itália, cor, 178')
Direção: Mario Monicelli
Elenco: Marcello Mastroianni, Senta Berger, Flavio Bucci, Laura Morante
Mattia Pasça é um homem que, por engano, é tido como morto. Ao invés de esclarecer o equívoco, decide assumir outra identidade e começa uma nova vida. Em suas andanças experimenta diversas aventuras e desventuras.
Dia 10/4, às 17h


ENCERRAMENTO

Encerramento do "É tudo mentira!" com show do projeto DIZMAIA, uma homenagem de Tony Swing ao Mestre Tim Maia. No show, o cantor fará releituras das obras de Tim desde as pérolas sonoras Tim Maia Racional I e II, até os anos 90.

Dia 10/4, às 18h
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cineolido2011mar30etudomentira.php on line 346

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cineolido2011mar30etudomentira.php on line 346

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/cineolido2011mar30etudomentira.php on line 346
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cineolido2011mar30etudomentira.php on line 353

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cineolido2011mar30etudomentira.php on line 353

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/cineolido2011mar30etudomentira.php on line 353