Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cine Olido e CCSP exibem filmes restaurados pela Cinemateca de Bolonha
Fevereiro 02, 2011

Entre hoje e o dia 13, o Cine Olido e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) exibem uma seleção de filmes restaurados pela Cinemateca de Bolonha, na Itália. Resultado da parceria entre a cinemateca italiana e a Vai Vem Produções, a mostra faz uma homenagem ao Il Cinema Ritrovato (o cinema redescoberto, em tradução livre), festival que completa 25 anos neste ano e é considerado o principal expoente das atividades de preservação e restauração cinematográficas do mundo. O destaque para o trabalho desenvolvido pela Cinemateca de Bolonha, que recuperou, além de obras italianas, outras de nacionalidades diversas, ocorre em momento oportuno, pois em 2011 é celebrado o ano da Itália no Brasil.

O público poderá conferir trabalhos de cineastas que se tornaram referência, como Federico Fellini, com A Trapaça, produção filmada em preto e branco na década de 1950, que traz no elenco Giulietta Masina, atriz e mulher do diretor. Na cópia exibida serão incluídos os dez minutos que Fellini removeu quando de sua primeira apresentação em Veneza.

Outra obra significativa é A Caixa de Pandora (1929), adaptação da peça teatral de Frank Wedekind, dirigida pelo austríaco G.W. Pabst, com a enigmática Louise Brooks, estrela norte-americana de filmes mudos, cujo revolucionário cabelo simétrico para a época se tornou sua marca registrada. A protagonista tem apelo sensual quase infantil, o que pode ser atribuído à leveza com que o diretor apresenta Lulu, jovem que é, inconscientemente, responsável pela ruína de seus amantes.

A mostra traz ainda um exemplar do cinema documental, embora por acaso. Com Notas para Filmar Orestes na África, Pier Paolo Pasolini registra costumes e rituais africanos como material de pesquisa para um longa-metragem de ficção que nunca saiu do papel, Orestes Africano. O material é lançado como documentário na década de 1970 e mostra com certa crueza alguns aspectos desses rituais, não escondendo o fascínio do diretor que, por trás da câmera, parece transcender.

Dia 2, às 19h30, Guy Borleé, curador oficial do Festival na Itália, participa no CCSP de um bate-papo junto com o crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira, falando dos 25 anos do Il Cinema Ritrovato.

Serviço:

Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso. Tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Atendimento: Terça-feira a domingo, das 10h às 22h.
Sala Lima Barreto: 110 lugares
Galeria Olido. Avenida São João, 473.
Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.
Espaço Expositivo: Terça-feira a sábado, das 12h às 20h30, e domingo, das 13h às 20h30.
Sala de Pesquisa e Acervo em Dança: Terça a sexta-feira, das 14 às 18h. Centro de Memória do Circo: Terça a sexta-feira, das 14h às 18h.
Cine Olido: 236 lugares

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cidade de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas