Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cine Olido e CCSP exibem filmes restaurados pela Cinemateca de Bolonha
Fevereiro 02, 2011

Entre hoje e o dia 13, o Cine Olido e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) exibem uma seleção de filmes restaurados pela Cinemateca de Bolonha, na Itália. Resultado da parceria entre a cinemateca italiana e a Vai Vem Produções, a mostra faz uma homenagem ao Il Cinema Ritrovato (o cinema redescoberto, em tradução livre), festival que completa 25 anos neste ano e é considerado o principal expoente das atividades de preservação e restauração cinematográficas do mundo. O destaque para o trabalho desenvolvido pela Cinemateca de Bolonha, que recuperou, além de obras italianas, outras de nacionalidades diversas, ocorre em momento oportuno, pois em 2011 é celebrado o ano da Itália no Brasil.

O público poderá conferir trabalhos de cineastas que se tornaram referência, como Federico Fellini, com A Trapaça, produção filmada em preto e branco na década de 1950, que traz no elenco Giulietta Masina, atriz e mulher do diretor. Na cópia exibida serão incluídos os dez minutos que Fellini removeu quando de sua primeira apresentação em Veneza.

Outra obra significativa é A Caixa de Pandora (1929), adaptação da peça teatral de Frank Wedekind, dirigida pelo austríaco G.W. Pabst, com a enigmática Louise Brooks, estrela norte-americana de filmes mudos, cujo revolucionário cabelo simétrico para a época se tornou sua marca registrada. A protagonista tem apelo sensual quase infantil, o que pode ser atribuído à leveza com que o diretor apresenta Lulu, jovem que é, inconscientemente, responsável pela ruína de seus amantes.

A mostra traz ainda um exemplar do cinema documental, embora por acaso. Com Notas para Filmar Orestes na África, Pier Paolo Pasolini registra costumes e rituais africanos como material de pesquisa para um longa-metragem de ficção que nunca saiu do papel, Orestes Africano. O material é lançado como documentário na década de 1970 e mostra com certa crueza alguns aspectos desses rituais, não escondendo o fascínio do diretor que, por trás da câmera, parece transcender.

Dia 2, às 19h30, Guy Borleé, curador oficial do Festival na Itália, participa no CCSP de um bate-papo junto com o crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira, falando dos 25 anos do Il Cinema Ritrovato.

Serviço:

Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso. Tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Atendimento: Terça-feira a domingo, das 10h às 22h.
Sala Lima Barreto: 110 lugares
Galeria Olido. Avenida São João, 473.
Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.
Espaço Expositivo: Terça-feira a sábado, das 12h às 20h30, e domingo, das 13h às 20h30.
Sala de Pesquisa e Acervo em Dança: Terça a sexta-feira, das 14 às 18h. Centro de Memória do Circo: Terça a sexta-feira, das 14h às 18h.
Cine Olido: 236 lugares

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cidade de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas