Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Cinemateca Brasileira promove de 27 de setembro a 09 de outubro de 2011 Mostra de Bollywood e Cinema Indiano
Setembro 21, 2011

A Cinemateca Brasileira apresenta mais uma edição da Mostra de Bollywood e Cinema Indiano, exibindo parte representativa da cinematografia recente da Índia, um dos maiores pólos de produção cinematográfica do mundo. A mostra é uma realização da produtora Miríade Filmes e conta com a curadoria da cineasta Beatriz Seigner e do pesquisador de cinema indiano Ibirá Machado. Nesse ano, a programação reúne algumas das obras que transformaram o panorama da filmografia indiana nos anos 2000 – filmes que alteraram os gêneros narrativos e as formas de produção e difusão vigentes na indústria de Bollywood, captando as mudanças sociais e políticas pelas quais o país passou na década de 2000. A abertura da televisão à produção estrangeira, sobretudo ao cinema americano, e o crescimento do mercado consumidor indiano impulsionaram a transformação das velhas fórmulas narrativas de Bollywood, obrigando diretores e produtores a reverem seus antigos padrões de realização e a investirem em temas urgentes da realidade de seu país. A V Mostra de Bollywood e Cinema Indiano revela algumas das principais tendências dessa nova etapa na história do cinema indiano.

O Imposto (Lagaan), de Ashutosh Gowariker, revolucionou a indústria ao investir numa narrativa avessa ao melodrama. Inovador, foi o segundo filme indiano a ser indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro. Em Omkara, o cineasta Vishal Bhardwaj adapta mais uma das célebres tragédias de Shakespeare, Othello, para a Índia moderna, conformando a complexa trama da peça a um roteiro original que trata dos problemas sociais e políticos do país. Premiado no ano de seu lançamento em quase todos os festivais indianos, Como estrelas na Terra (Taare Zameen Par), de Aamir Khan, retrata as dificuldades de um garoto para se adaptar à rotina escolar. Já A Cor do sacrifício (Rang De Basanti), de Rakeysh Omprakash Mehra, traz pela primeira vez personagens e temas ainda não explorados pela cinematografia de Bollywood, numa aventura sobre estudantes universitários. O filme impulsionou uma reviravolta política na Índia ao incitar os jovens a lutarem por seus direitos por meio de protestos contra o governo. A onda de manifestações foi coroada com o lançamento de Siga em frente, Munna Bhai (Lage Raho Munna Bhai), comédia de Rajkumar Hirani, que recuperou para a juventude indiana os ideais do líder Mahatma Gandhi. Jodhaa Akbar, de Ashutosh Gowariker, trouxe de volta ao cinema indiano não só a potência dos épicos, como também resgatou as lendárias histórias vividas no país durante o domínio do império Mongol. Já a comédia 3 idiotas (3 idiots), de Rajkumar Hirani, investe novamente nos problemas da juventude por meio de uma aventura protagonizada por três estudantes. O filme bateu todos os recordes de bilheteria da história do cinema indiano, não de só de arrecadação, dentro e fora do país, como também de salas ocupadas. Também entrou para a história por ser o primeiro filme indiano oficialmente lançado no YouTube, doze semanas depois de sua estreia.

Fechando a década das mudanças, duas outras produções também ampliaram os rumos do cinema indiano em 2010. A primeira, Amor, sexo e traição (LSD: Love, sex aur dhokha), de Dibakar Banerjee, inovou a linguagem ao incorporar à sua narrativa câmeras digitais de vigilância e de celular, numa história envolvendo invasão de privacidade e voyeurismo. Por fim, a comédia Peepli ao vivo foi a primeira produção da até então jornalista Anusha Rizvi, nova aposta do cinema indiano. Ao contrário de boa parte dos realizadores de seu país, a diretora recusa as estrelas do mainstream para investir em atores desconhecidos do grande público. Por meio da V Mostra de Bollywood e Cinema Indiano, a Cinemateca oferece mais uma vez ao público a chance de tomar contato com o melhor da produção de uma das Mecas do cinema mundial.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Entrada Franca

Programação


27.09 | TERÇA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
19h00 O IMPOSTO

28.09 | QUARTA
SALA CINEMATECA BNDES
18h30 SIGA EM FRENTE, MUNNA BHAI
SALA CINEMATECA PETROBRAS
20h00 3 IDIOTAS

29.09 | QUINTA
SALA CINEMATECA BNDES
17h00 JODHAA AKBAR
SALA CINEMATECA PETROBRAS
20h00 A COR DO SACRIFÍCIO

30.09 | SEXTA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
20h00 OMKARA
SALA CINEMATECA BNDES
17h00 O IMPOSTO

01.10 | SÁBADO
SALA CINEMATECA BNDES
15h30 COMO ESTRELAS NA TERRA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
21h00 AMOR, SEXO E TRAIÇÃO

02.10 | DOMINGO
SALA CINEMATECA BNDES
15h00 3 IDIOTAS

05.10 | QUARTA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
18h00 PEEPLI AO VIVO
20h00 SIGA EM FRENTE, MUNNA BHAI

06.10 | QUINTA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
20h00 COMO ESTRELAS NA TERRA

07.10 | SEXTA
SALA CINEMATECA BNDES
17h30 A COR DO SACRIFÍCIO

08.10 | SÁBADO
SALA CINEMATECA BNDES
14h30 JODHAA AKBAR
SALA CINEMATECA PETROBRAS
19h00 PEEPLI AO VIVO

09.10 | DOMINGO
SALA CINEMATECA BNDES
15h00 OMKARA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
18h30 AMOR, SEXO E TRAIÇÃO


FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES:

3 idiotas (3 idiots), de Rajkumar Hirani
Índia, 2009, 35mm, cor, 164’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Aamir Khan, R. Madhavan, Sharman Joshi, Kareena Kapoor
Dez anos depois de concluir os estudos de engenharia, dois amigos são informados do paradeiro de um ex-colega que jamais haviam visto desde o término da faculdade. Depois de receber a notícia, eles mergulham numa aventurosa saga para encontrá-lo, relembrando os grandes momentos dessa amizade. 3 idiotas bateu todos os recordes de bilheteria da história do cinema indiano, não de só de arrecadação, dentro e fora do país, como também de salas ocupadas. Uma das explicações para este sucesso está no fato de a Índia possuir um dos maiores percentuais de estudantes de engenharia do mundo. 3 idiotas também entrou para a história por ser o primeiro filme indiano oficialmente lançado no YouTube, doze semanas depois de sua estreia.
Classificação indicativa: 12 anos
qua 28 20h00 | dom 02 15h00

Amor, sexo e traição (LSD: Love, sex aur dhokha), de Dibakar Banerjee
Índia, 2010, 35mm, cor, 105’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Nushrat Bharucha, Anshuman Jha, Raj Kumar Yadav, Neha Chauhan
Utilizando-se de imagens captadas por câmeras caseiras, de segurança e de celular, o filme apresenta três histórias envolvendo invasão de privacidade e voyeurismo – na primeira, um estudante se apaixona por uma atriz; na segunda, um lojista pega um funcionário num escândalo por uma mensagem de celular; na terceira, uma operação é montada para flagrar um astro de rock em situações comprometedoras. Amor, sexo e traição é a mais recente produção de uma série de lançamentos de vanguarda que desfazem décadas de inibição na indústria cinematográfica indiana, mudando a fórmula tradicional de romances com cenas musicais e dança, e sagas violentas de vingança.
Classificação indicativa: 16 anos
sáb 01 21h00 | dom 09 18h30

Como estrelas na Terra (Taare Zameen Par), de Aamir Khan
Índia, 2007, 35mm, cor, 165’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Aamir Khan, Darsheel Safary, Tisca Chopra, Tanay Chheda
Garoto de oito anos vive mergulhado no universo maravilhoso de sua imaginação infantil, enquanto os adultos pouco se importam com o que se passa com ele. Com dificuldades na escola, ele é transferido pelos pais para um internato, a fim de ser disciplinado. Nada muda no novo colégio até a entrada de um professor de artes que quebra as tradicionais regras de ensino. No ano de seu lançamento, Como estrelas na Terra faturou quase todos os principais prêmios concedidos pelos festivais indianos.
Classificação indicativa: Livre
sáb 01 15h30 | qui 06 20h00

A Cor do sacrifício (Rang De Basanti), de Rakeysh Omprakash Mehra
Índia, 2006, 35mm, cor, 157’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Aamir Khan, Sharman Joshi, R. Madhavan, Soha Ali Khan
Com dificuldades para arrumar verba em seu país, uma jovem cineasta britânica decide ir para a Índia para rodar um documentário sobre seu avô, um oficial inglês que enfrentou os revolucionários indianos e registrou suas memórias num diário. Como muitos filmes de Bollywood, A Cor do sacrifício se debruça sobre temas polêmicos da história da independência indiana – imperialismo, nacionalismo e revolta. Escolhido oficialmente como a produção do país para concorrer ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2007, indicado ao BAFTA e premiado em diversos festivais indianos, o filme merece destaque pelo requintado trabalho musical, sendo que uma de suas canções selecionada para integrar a trilha sonora da telenovela brasileira Caminho das Índias.
Classificação indicativa: 14 anos
qui 29 20h00 | sex 07 17h30

O Imposto (Lagaan), de Ashutosh Gowariker
Índia, 2001, 35mm, cor, 224’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Aamir Khan, Gracy Singh, Rachel Shelley, Paul Blackthorne
No período vitoriano, camponeses de uma pequena vila indiana tem que pagar altas taxas ao governo britânico, mas, por vários motivos, eles ficam impossibilitados de cumprir essa obrigação. Um oficial do governo britânico faz, então, um desafio: se eles vencerem uma partida de críquete contra os ingleses, ficam isentos da taxa, caso contrário terão que pagar.
No entanto, até esse momento, os indianos não conhecem o críquete. Indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2002, O Imposto também ganhou diversos prêmios em festivais internacionais como Leeds, Locarno e Bergen.
Classificação indicativa: Livre
ter 27 19h00 | sex 30 17h00

Jodhaa Akbar, de Ashutosh Gowariker
Índia, 2008, 35mm, cor, 213’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Aishwarya Rai, Hrithik Roshan
Baseada em uma história real de amor passada no século XVI. Akbar, um muçulmano, governa o Hindustão, quase a atual Índia, durante o Império Mongol. Numa aliança entre seu reino e o reino vizinho de Amer, e por meio de uma cerimônia arranjada, ele se casa com Jodhaa, uma princesa hindu. Inesperadamente, dentre todas as suas esposas, a jovem se torna a sua favorita. Uma das maiores produções de Bollywood, Jodhaa Akbar foi lançado em mais de 100 salas só nos Estados Unidos, transformando-se na maior estreia indiana na América em toda história. A produção também venceu o Prêmio de Melhor filme pelo público na 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Classificação indicativa: Livre
qui 29 17h00 | sáb 08 14h30

Omkara, de Vishal Bhardwaj
Índia, 2006, 35mm, cor, 155’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Ajay Devgan, Vivek Oberoi, Kareena Kapoor, Saif Ali Khan
Advogado obriga sua filha a se casar com um homem que ela não ama. Durante a cerimônia, a jovem é seqüestrada por sua verdadeira paixão, o temido Omkara, líder de uma gangue que presta serviços a um político. Os conflitos se intensificam quando o advogado descobre que a filha juntou-se a Omkara por sua livre e espontânea vontade. Releitura de Othello, uma das mais célebres tragédias de Shakespeare, para a Índia moderna, Omkara debate os conflitos atuais do sistema político indiano, adaptando a obra shakespeariana à realidade do país. Premiado nos mais importantes festivais indianos, a produção foi também exibida no Festival de Cannes.
Classificação indicativa: 14 anos
sex 30 20h00 | dom 09 15h00

Peepli ao vivo (Peepli live), de Anusha Rizvi
Índia, 2010, 35mm, cor, 104’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Omkar Das Manikpuri, Raghubir Yadav, Shalini Vatsa, Malaika Shenoy
Dois camponeses pobres, prestes a perderem suas terras por conta de dívidas no banco, decidem aceitar a proposta do líder do vilarejo local: suicidar-se, pois assim a família receberia uma indenização do governo. Mas a vila de Peepli vira um reality show nacional depois que um jornalista escuta a conversa entre os dois. Divertida comédia permeada de crítica social, Peepli ao vivo é a estreia na direção da até então jornalista Anusha Rizvi. Foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e recebeu prêmios em diversos festivais indianos.
Classificação indicativa: Livre
qua 05 18h00 | sáb 08 19h00

Siga em frente, Munna Bhai (Lage Raho Munna Bhai), de Rajkumar Hirani
Índia, 2006, 35mm, cor, 144’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Sanjay Dutt, Vidya Balan, Arshad Warsi, Boman Irani
Apaixonado pela voz de Jhanvi, uma vocalista de rádio, Munna Bhai, um hilário gangster, decide que vencerá uma competição lançada na rádio por ela, cujo prêmio é conhecê-la. O desafio prevê que o concorrente possua profundos conhecimentos sobre Mahatma Gandhi. Sem ter qualquer informação sobre Gandhi, mas instigado por sua paixão, Munna Bhai passa a encontrar o líder indiano pessoalmente. Premiado nos mais importantes festivais indianos, Siga em frente, Munna Bhai foi também exibido no Festival de Cannes.
Classificação indicativa: Livre
qua 28 18h30 | qua 05 20h00


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinemateca2011set21mostrabollywood.php on line 295

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinemateca2011set21mostrabollywood.php on line 295

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/cinemateca2011set21mostrabollywood.php on line 295
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinemateca2011set21mostrabollywood.php on line 302

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinemateca2011set21mostrabollywood.php on line 302

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/cinemateca2011set21mostrabollywood.php on line 302