Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mostra de cinema tem o dia do trabalho como tema
Maio 03, 2012

O mês de maio inicia com a celebração do Dia Mundial do Trabalho, no dia 1º. Inspirada pela temática, as Bibliotecas Públicas Roberto Santos e Viriato Corrêa promovem, neste mês, a mostra de cinema A Luta (Ainda) Continua, que acontece entre os dias 4 e 27.

 

O objetivo da seleção é apresentar diferentes contextos a respeito da contestação da ordem. O título de abertura na Biblioteca Roberto Santos é V de Vingança, que tem como mote a luta contra a pressão de um regime totalitário. A máscara usada pelo personagem central virou símbolo até os dias atuais, usados por manifestantes em protestos em diversas partes do mundo.

 

Muitos dos filmes apresentam um viés político, combinando ficção e documentários. É o caso do retrato do desempenho de Hugo Chávez, presente no documentário A Revolução Não Será Televisionada.

 

A questão da política aparece também em títulos ficcionais atuais. Os Educadores mostra jovens ativistas que, como uma forma de contestar o sistema, invadem casas de milionários e desordenam tudo o que veem pela frente. Em A Culpa é do Fidel, o enredo é centrado na história de uma garota que culpa Fidel pela ausência dos pais, pois estes são comunistas.

 

Há também um filme atual que reproduz uma situação importante da história: a queda do muro de Berlim. “Adeus, Lênin” retrata a questão de forma bem humorada, mostrando o esforço do filho para esconder a nova situação política do país de sua mãe, que entrou em coma antes da queda do muro.

 

Entre os títulos brasileiros, a mostra exibe Terra Estrangeira, de Walter Salles e o denso Terra em Transe, de Glauber Rocha.

 

Serviço

 

A Luta (Ainda) Continua
 

Data: 4 a 27 de maio

 

Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana
Telefone: 5573-4017 e 5574-0389

 

Biblioteca Pública Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505, Ipiranga
Telefone: 2273-2390

 

Confira a programação completa:

 

V de Vingança
(V for Vendetta, Alemanha/EUA, 2005, 132 min). Dir.: James McTeigue. Com Ben Miles, John Hurt, Natalie Portman e outros. 16 anos.
Jovem é resgatada por um homem mascarado e, juntos, iniciam uma revolução contra a tirania e opressão do regime totalitário inglês.
| BP Roberto Santos. Dia 4, 15h

 

Primárias
(Primaries, EUA, 1960, 60 min). Dir.: Robert Drew. Livre.
Registro de momentos decisivos da ascensão do senador John F. Kennedy à presidência dos EUA, em 1960, quando competia com o republicano Hubert Humphrey. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 4, 16h

 

Z
(Argélia/França, 1969, 127 min). Dir.: Costa-Gavras. Com Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant e outros. 16 anos.
A investigação do assassinato de um professor de medicina, em 1965, revelou uma rede de escândalos, corrupção e ilegalidades na polícia e no governo grego. Um golpe militar muda o jogo político e permite novas perseguições.
| BP Viriato Corrêa. Dia 4, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 27, 18h

 

Crônica de uma fuga
(Crónica de una Fuga, Argentina, 2006, 103 min). Dir.: Adrián Caetano. Com Rodrigo de la Serna, Nazareno Casero e outros. 14 anos.
A serviço do governo militar, um grupo sequestra o goleiro de um time de futebol argentino e o leva para um centro de detenção clandestino. Após meses de cativeiro, ele e outros companheiros de quarto armam uma fuga em meio a um temporal.
| BP Viriato Corrêa. Dia 5, 16h
| BP Roberto Santos. Dia 20, 18h

 

O voto é secreto
(Raye makhfi, Canadá/Irã/Itália/Suíça, 2001, 100 min). Dir.: Babak Payami. Com Nassim Abdi, Cyrus Abidi e outros.  16 anos.
Uma urna de eleições cai do céu presa em um paraquedas. O surreal acontecimento transforma a vida de um soldado que cumpre suas funções em uma praia deserta.
| BP Viriato Corrêa. Dia 5, 18h

 

Tudo que o céu permite
(All that Heaven Allows, EUA, 1955, 88 min). Dir.: Douglas Sirk. Com Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead e outros. 14 anos.
Viúva da classe média alta reencontra o amor ao se apaixonar por seu jardineiro. Apesar de ser bem mais velha, ela decide assumir o relacionamento e sofre duplo preconceito: da família e dos amigos. 
| BP Roberto Santos. Dia 5, 19h

 

Preciosa - Uma história de esperança
(Precious, EUA, 2009, 110 min). Dir.: Lee Daniels. Com Gabourey Sibide, Mo'Nique, Mariah Carey e outros. 12 anos.
Maltratada pela mãe e violentada pelo pai, moça cresce pobre, analfabeta e obesa. Grávida do segundo filho, ela foge de sua realidade por meio de sua imaginação e decide estudar.
| BP Roberto Santos. Dia 6, 16h

 

Vinhas da ira
(The Grapes of Wrath, EUA, 1940, 129 min). Dir.: John Ford. Com Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine e outros. 12 anos.
Após cumprir pena por homicídio, homem volta para casa e encontra a propriedade arrasada pelo clima e pela ganância dos bancos. A família decide se mudar para a Califórnia e enfrenta novos problemas que afetam sua união.
| BP Viriato Corrêa. Dia 6, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 19, 19h

 

Cidadão Kane
(Citizen Kane, EUA, 1941, 119 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Dorothy Comingore, Joseph Cotten e outros. 12 anos.
História de Charles Foster Kane, magnata da imprensa norte-americana que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente conturbada.
| BP Roberto Santos. Dia 6, 18h
| BP Viriato Corrêa. Dia 27, 18h

 

Os Educadores
(Edukators, Alemanha, 2004, 126 min). Dir.: Hans Weingartner. Com Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg e outros. 14 anos.
De forma criativa e sem violência, dois homens protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que seus dias de fartura estão acabando. O envolvimento com uma garota afeta a harmonia da dupla.
| BP Roberto Santos. Dia 11, 15h

 

A revolução não será televisionada
(The Revolution will not be Televised, Irlanda, 2003, 75 min). Dir.: Kim Bartley e Donnacha O'Brian. 12 anos.
A tomada da sede do governo venezuelano, em 2002, por parte do exército, e a posterior criação de um governo interino que assumiu a função do presidente Hugo Chávez foi acompanhada pela imprensa mundial. Após dois dias, tropas fiéis ao presidente retomaram o governo.
| BP Viriato Corrêa. Dia 11, 16h

 

Terra em Transe
(Brasil, 1967, 107 min, PB). Dir.: Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran, Paulo César Pereio e outros.
Num país imaginário, jornalista presencia a disputa pelo poder entre um líder de direita paternalista, um político populista e o dono do império de comunicações.
| BP Viriato Corrêa. Dia 11, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 20, 16h

 

O caso dos irmãos Naves
(Brasil, 1967, 92 min). Dir.: Luiz Sergio Person. Com Anselmo Duarte, Raul Cortez, Juca de Oliveira e outros. 14 anos.
Na pequena cidade de Araguari, no interior de Minas Gerais, dois irmãos são injustamente acusados de um crime na época do Estado Novo de Getúlio Vargas. Presos e torturados, eles são obrigados a confessar algo que não cometeram.
| BP Viriato Corrêa. Dia 12, 16h

 

Rosetta
(Bélgica, 1999, 95 min). Dir.: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Com Emilie Dequenne, Fabrizio Rongione, Olivier Gourmet e outros. 16 anos.
Jovem, que mora em um trailer com a mãe alcoólatra, decide procurar emprego.
| BP Viriato Corrêa. Dia 12, 18h

 

O medo devora a alma
(Angst essen Seele auf, Alemanha, 1974, 93 min). Dir.: Rainer Werner Fassbinder. Com Brigitte Mira, El Hedi Ben Salem, Barbara Valentin e outros. 14 anos.
Fugindo da chuva, viúva de 60 anos conhece um negro muçulmano 20 anos mais novo. Os dois se envolvem e se tornam alvo de preconceito.
| BP Roberto Santos. Dia 12, 19h (após a sessão, haverá palestra com o ensaísta e professor da ECA/USP Ismail Xavier)

 

A Queda
(Brasil, 1978, 110 min). Dir.: Ruy Guerra. Com Nelson Xavier, Lima Duarte, Isabel Ribeiro e outros. 14 anos.
Após a morte de um operário, devido à falta de segurança no trabalho, a empreiteira responsável tenta subornar a viúva, porém o problema que afeta toda a classe é assumido por um companheiro de trabalho da vítima.
| BP Roberto Santos. Dia 13, 16h

 

Tiros em Columbine
(Bowling for Columbine, EUA, 2002, 123 min). Dir.: Michael Moore. Com Michael Moore, Charlton Heston, George Bush. 12 anos.
Abordando massacres realizados por jovens nos EUA em diversas universidades e instituições de ensino médio, como o atentado ao instituto Columbine, este documentário relata a facilidade com que pessoas compram armas e como a sociedade norte-americana as integra em seu dia a dia.
| BP Roberto Santos. Dia 13, 18h

 

Queimada!
(Aka Burn, França/Itália, 1969, 112 min). 14 anos. Dir.: Gillo Pontecorvo. Com Marlon Brando, Evaristo Marquez, Renato Salvatori e outros.
Representante inglês é mandado para uma pequena ilha no Caribe, sob domínio português, e tem a função de incentivar uma rebelião a fim de beneficiar os negócios ingleses. Após dez anos, ele retorna para prestar declarações sobre quem ele pôs no poder.
| BP Viriato Corrêa. Dia 13, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 27, 16h

 

A onda
(Die Welle, Alemanha, 2008, 101 min). Dir.: Dennis Gansel. Com Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt e outros. 16 anos.
Para explicar a seus alunos o significado de autocracia, professor propõe um experimento prático dos mecanismos do fascismo e do poder, em que se denomina o líder do grupo. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros.
| BP Roberto Santos. Dia 18, 15h

 

A culpa é do Fidel
(La Faute à Fidel, Itália/França, 2006, 99 min). Dir.: Julie Gavras. Com Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Nina Kervel-Bey e outros. 14 anos.
Menina parisiense vive uma vida tranquila e confortável com seus pais, seu irmão caçula e a babá cubana. A prisão e morte do tio espanhol, um comunista convicto, e a volta de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, balança a família.
| BP Viriato Corrêa. Dia 19, 16h

 

Fahrenheit 451
(Inglaterra, 1966, 112 min). Dir.: François Truffaut. Com Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack e outros. 14 anos.
Bombeiro tem o dever de queimar todo livro que tenha sido visto pelas autoridades ou denunciado pelos informantes, mas acaba se envolvendo com uma apaixonada pela literatura, o que o leva a ler livros de forma clandestina.
| BP Viriato Corrêa. Dia 20, 18h

 

Adeus, Lênin
(Good Bye, Lenin!, Alemanha, 2003, 121 min). Dir.: Wolfgang Becker. Com Daniel Brühl, Katrin Sass, Maria Simon e outros. 14 anos.
Mulher fica em coma durante a queda do muro de Berlim e acorda debilitada depois de oito meses, sem poder sofrer qualquer emoção. Desesperado, o filho faz de tudo para esconder a nova situação política do país à mãe.
| BP Roberto Santos. Dia 25, 15h

 

A Chinesa
(La Chinoise, França, 1967, 96 min). Dir.: Jean-Luc Godard. Com Jean-Pierre Léaud, Juliet Berto, Anne Wiazemsky e outros. 12 anos.
Grupo de estudantes franceses se tranca em um apartamento durante as férias. Enquanto discute sobre diferentes temas políticos, planeja ações terroristas.
| BP Viriato Corrêa. Dia 25, 16h

 

Aprile
(Itália, 1998, 78 min). Dir.: Nanni Moretti. Com Nanni Moretti, Silvio Orlando, Daniele Luchetti e outros. 18 anos.
Documentário autobiográfico sobre a decepção com as eleições de 1994 na Itália, em que Silvio Berlusconi saiu vitorioso.
| BP Viriato Corrêa. Dia 25, 18h

 

Segunda-feira ao Sol
(Los Lunes al Sol, França/Espanha/Holanda, 2001, 113 min). Dir.: Fernando León de Aranoa. Com Javier Bardem, Serge Riaboukine, Luis Tosar e outros. 14 anos.
Cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias.
| BP Viriato Corrêa. Dia 26, 16h

 

Terra Estrangeira
(Brasil, 1996, 103 min). Dir.: Walter Salles. Com Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Alexandre Borges e outros. 16 anos.
Durante o confisco nas poupanças na época do governo Collor, rapaz opta pelo exílio em Portugal depois da morte da mãe, aceitando uma encomenda suspeita para pagar a viagem. Em Lisboa, conhece uma garçonete brasileira que acaba de deixar o namorado.
| BP Viriato Corrêa. Dia 26, 18h

 

Sacco & Vanzetti
(França/Itália, 1971, 120 min). Dir.: Giuliano Montaldo. Com Milo O´Shea, Valentino Orfeo, Felicity Mason e outros. 14 anos.
História de dois anarquistas condenados injustamente por assassinato, quando a verdadeira razão para a prisão foram suas convicções políticas.
| BP Roberto Santos. Dia 26, 19h

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>