Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Mostra de cinema tem o dia do trabalho como tema
Maio 03, 2012

O mês de maio inicia com a celebração do Dia Mundial do Trabalho, no dia 1º. Inspirada pela temática, as Bibliotecas Públicas Roberto Santos e Viriato Corrêa promovem, neste mês, a mostra de cinema A Luta (Ainda) Continua, que acontece entre os dias 4 e 27.

 

O objetivo da seleção é apresentar diferentes contextos a respeito da contestação da ordem. O título de abertura na Biblioteca Roberto Santos é V de Vingança, que tem como mote a luta contra a pressão de um regime totalitário. A máscara usada pelo personagem central virou símbolo até os dias atuais, usados por manifestantes em protestos em diversas partes do mundo.

 

Muitos dos filmes apresentam um viés político, combinando ficção e documentários. É o caso do retrato do desempenho de Hugo Chávez, presente no documentário A Revolução Não Será Televisionada.

 

A questão da política aparece também em títulos ficcionais atuais. Os Educadores mostra jovens ativistas que, como uma forma de contestar o sistema, invadem casas de milionários e desordenam tudo o que veem pela frente. Em A Culpa é do Fidel, o enredo é centrado na história de uma garota que culpa Fidel pela ausência dos pais, pois estes são comunistas.

 

Há também um filme atual que reproduz uma situação importante da história: a queda do muro de Berlim. “Adeus, Lênin” retrata a questão de forma bem humorada, mostrando o esforço do filho para esconder a nova situação política do país de sua mãe, que entrou em coma antes da queda do muro.

 

Entre os títulos brasileiros, a mostra exibe Terra Estrangeira, de Walter Salles e o denso Terra em Transe, de Glauber Rocha.

 

Serviço

 

A Luta (Ainda) Continua
 

Data: 4 a 27 de maio

 

Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana
Telefone: 5573-4017 e 5574-0389

 

Biblioteca Pública Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505, Ipiranga
Telefone: 2273-2390

 

Confira a programação completa:

 

V de Vingança
(V for Vendetta, Alemanha/EUA, 2005, 132 min). Dir.: James McTeigue. Com Ben Miles, John Hurt, Natalie Portman e outros. 16 anos.
Jovem é resgatada por um homem mascarado e, juntos, iniciam uma revolução contra a tirania e opressão do regime totalitário inglês.
| BP Roberto Santos. Dia 4, 15h

 

Primárias
(Primaries, EUA, 1960, 60 min). Dir.: Robert Drew. Livre.
Registro de momentos decisivos da ascensão do senador John F. Kennedy à presidência dos EUA, em 1960, quando competia com o republicano Hubert Humphrey. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 4, 16h

 

Z
(Argélia/França, 1969, 127 min). Dir.: Costa-Gavras. Com Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant e outros. 16 anos.
A investigação do assassinato de um professor de medicina, em 1965, revelou uma rede de escândalos, corrupção e ilegalidades na polícia e no governo grego. Um golpe militar muda o jogo político e permite novas perseguições.
| BP Viriato Corrêa. Dia 4, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 27, 18h

 

Crônica de uma fuga
(Crónica de una Fuga, Argentina, 2006, 103 min). Dir.: Adrián Caetano. Com Rodrigo de la Serna, Nazareno Casero e outros. 14 anos.
A serviço do governo militar, um grupo sequestra o goleiro de um time de futebol argentino e o leva para um centro de detenção clandestino. Após meses de cativeiro, ele e outros companheiros de quarto armam uma fuga em meio a um temporal.
| BP Viriato Corrêa. Dia 5, 16h
| BP Roberto Santos. Dia 20, 18h

 

O voto é secreto
(Raye makhfi, Canadá/Irã/Itália/Suíça, 2001, 100 min). Dir.: Babak Payami. Com Nassim Abdi, Cyrus Abidi e outros.  16 anos.
Uma urna de eleições cai do céu presa em um paraquedas. O surreal acontecimento transforma a vida de um soldado que cumpre suas funções em uma praia deserta.
| BP Viriato Corrêa. Dia 5, 18h

 

Tudo que o céu permite
(All that Heaven Allows, EUA, 1955, 88 min). Dir.: Douglas Sirk. Com Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead e outros. 14 anos.
Viúva da classe média alta reencontra o amor ao se apaixonar por seu jardineiro. Apesar de ser bem mais velha, ela decide assumir o relacionamento e sofre duplo preconceito: da família e dos amigos. 
| BP Roberto Santos. Dia 5, 19h

 

Preciosa - Uma história de esperança
(Precious, EUA, 2009, 110 min). Dir.: Lee Daniels. Com Gabourey Sibide, Mo'Nique, Mariah Carey e outros. 12 anos.
Maltratada pela mãe e violentada pelo pai, moça cresce pobre, analfabeta e obesa. Grávida do segundo filho, ela foge de sua realidade por meio de sua imaginação e decide estudar.
| BP Roberto Santos. Dia 6, 16h

 

Vinhas da ira
(The Grapes of Wrath, EUA, 1940, 129 min). Dir.: John Ford. Com Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine e outros. 12 anos.
Após cumprir pena por homicídio, homem volta para casa e encontra a propriedade arrasada pelo clima e pela ganância dos bancos. A família decide se mudar para a Califórnia e enfrenta novos problemas que afetam sua união.
| BP Viriato Corrêa. Dia 6, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 19, 19h

 

Cidadão Kane
(Citizen Kane, EUA, 1941, 119 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Dorothy Comingore, Joseph Cotten e outros. 12 anos.
História de Charles Foster Kane, magnata da imprensa norte-americana que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente conturbada.
| BP Roberto Santos. Dia 6, 18h
| BP Viriato Corrêa. Dia 27, 18h

 

Os Educadores
(Edukators, Alemanha, 2004, 126 min). Dir.: Hans Weingartner. Com Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg e outros. 14 anos.
De forma criativa e sem violência, dois homens protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que seus dias de fartura estão acabando. O envolvimento com uma garota afeta a harmonia da dupla.
| BP Roberto Santos. Dia 11, 15h

 

A revolução não será televisionada
(The Revolution will not be Televised, Irlanda, 2003, 75 min). Dir.: Kim Bartley e Donnacha O'Brian. 12 anos.
A tomada da sede do governo venezuelano, em 2002, por parte do exército, e a posterior criação de um governo interino que assumiu a função do presidente Hugo Chávez foi acompanhada pela imprensa mundial. Após dois dias, tropas fiéis ao presidente retomaram o governo.
| BP Viriato Corrêa. Dia 11, 16h

 

Terra em Transe
(Brasil, 1967, 107 min, PB). Dir.: Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran, Paulo César Pereio e outros.
Num país imaginário, jornalista presencia a disputa pelo poder entre um líder de direita paternalista, um político populista e o dono do império de comunicações.
| BP Viriato Corrêa. Dia 11, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 20, 16h

 

O caso dos irmãos Naves
(Brasil, 1967, 92 min). Dir.: Luiz Sergio Person. Com Anselmo Duarte, Raul Cortez, Juca de Oliveira e outros. 14 anos.
Na pequena cidade de Araguari, no interior de Minas Gerais, dois irmãos são injustamente acusados de um crime na época do Estado Novo de Getúlio Vargas. Presos e torturados, eles são obrigados a confessar algo que não cometeram.
| BP Viriato Corrêa. Dia 12, 16h

 

Rosetta
(Bélgica, 1999, 95 min). Dir.: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Com Emilie Dequenne, Fabrizio Rongione, Olivier Gourmet e outros. 16 anos.
Jovem, que mora em um trailer com a mãe alcoólatra, decide procurar emprego.
| BP Viriato Corrêa. Dia 12, 18h

 

O medo devora a alma
(Angst essen Seele auf, Alemanha, 1974, 93 min). Dir.: Rainer Werner Fassbinder. Com Brigitte Mira, El Hedi Ben Salem, Barbara Valentin e outros. 14 anos.
Fugindo da chuva, viúva de 60 anos conhece um negro muçulmano 20 anos mais novo. Os dois se envolvem e se tornam alvo de preconceito.
| BP Roberto Santos. Dia 12, 19h (após a sessão, haverá palestra com o ensaísta e professor da ECA/USP Ismail Xavier)

 

A Queda
(Brasil, 1978, 110 min). Dir.: Ruy Guerra. Com Nelson Xavier, Lima Duarte, Isabel Ribeiro e outros. 14 anos.
Após a morte de um operário, devido à falta de segurança no trabalho, a empreiteira responsável tenta subornar a viúva, porém o problema que afeta toda a classe é assumido por um companheiro de trabalho da vítima.
| BP Roberto Santos. Dia 13, 16h

 

Tiros em Columbine
(Bowling for Columbine, EUA, 2002, 123 min). Dir.: Michael Moore. Com Michael Moore, Charlton Heston, George Bush. 12 anos.
Abordando massacres realizados por jovens nos EUA em diversas universidades e instituições de ensino médio, como o atentado ao instituto Columbine, este documentário relata a facilidade com que pessoas compram armas e como a sociedade norte-americana as integra em seu dia a dia.
| BP Roberto Santos. Dia 13, 18h

 

Queimada!
(Aka Burn, França/Itália, 1969, 112 min). 14 anos. Dir.: Gillo Pontecorvo. Com Marlon Brando, Evaristo Marquez, Renato Salvatori e outros.
Representante inglês é mandado para uma pequena ilha no Caribe, sob domínio português, e tem a função de incentivar uma rebelião a fim de beneficiar os negócios ingleses. Após dez anos, ele retorna para prestar declarações sobre quem ele pôs no poder.
| BP Viriato Corrêa. Dia 13, 18h
| BP Roberto Santos. Dia 27, 16h

 

A onda
(Die Welle, Alemanha, 2008, 101 min). Dir.: Dennis Gansel. Com Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt e outros. 16 anos.
Para explicar a seus alunos o significado de autocracia, professor propõe um experimento prático dos mecanismos do fascismo e do poder, em que se denomina o líder do grupo. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros.
| BP Roberto Santos. Dia 18, 15h

 

A culpa é do Fidel
(La Faute à Fidel, Itália/França, 2006, 99 min). Dir.: Julie Gavras. Com Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Nina Kervel-Bey e outros. 14 anos.
Menina parisiense vive uma vida tranquila e confortável com seus pais, seu irmão caçula e a babá cubana. A prisão e morte do tio espanhol, um comunista convicto, e a volta de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, balança a família.
| BP Viriato Corrêa. Dia 19, 16h

 

Fahrenheit 451
(Inglaterra, 1966, 112 min). Dir.: François Truffaut. Com Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack e outros. 14 anos.
Bombeiro tem o dever de queimar todo livro que tenha sido visto pelas autoridades ou denunciado pelos informantes, mas acaba se envolvendo com uma apaixonada pela literatura, o que o leva a ler livros de forma clandestina.
| BP Viriato Corrêa. Dia 20, 18h

 

Adeus, Lênin
(Good Bye, Lenin!, Alemanha, 2003, 121 min). Dir.: Wolfgang Becker. Com Daniel Brühl, Katrin Sass, Maria Simon e outros. 14 anos.
Mulher fica em coma durante a queda do muro de Berlim e acorda debilitada depois de oito meses, sem poder sofrer qualquer emoção. Desesperado, o filho faz de tudo para esconder a nova situação política do país à mãe.
| BP Roberto Santos. Dia 25, 15h

 

A Chinesa
(La Chinoise, França, 1967, 96 min). Dir.: Jean-Luc Godard. Com Jean-Pierre Léaud, Juliet Berto, Anne Wiazemsky e outros. 12 anos.
Grupo de estudantes franceses se tranca em um apartamento durante as férias. Enquanto discute sobre diferentes temas políticos, planeja ações terroristas.
| BP Viriato Corrêa. Dia 25, 16h

 

Aprile
(Itália, 1998, 78 min). Dir.: Nanni Moretti. Com Nanni Moretti, Silvio Orlando, Daniele Luchetti e outros. 18 anos.
Documentário autobiográfico sobre a decepção com as eleições de 1994 na Itália, em que Silvio Berlusconi saiu vitorioso.
| BP Viriato Corrêa. Dia 25, 18h

 

Segunda-feira ao Sol
(Los Lunes al Sol, França/Espanha/Holanda, 2001, 113 min). Dir.: Fernando León de Aranoa. Com Javier Bardem, Serge Riaboukine, Luis Tosar e outros. 14 anos.
Cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias.
| BP Viriato Corrêa. Dia 26, 16h

 

Terra Estrangeira
(Brasil, 1996, 103 min). Dir.: Walter Salles. Com Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Alexandre Borges e outros. 16 anos.
Durante o confisco nas poupanças na época do governo Collor, rapaz opta pelo exílio em Portugal depois da morte da mãe, aceitando uma encomenda suspeita para pagar a viagem. Em Lisboa, conhece uma garçonete brasileira que acaba de deixar o namorado.
| BP Viriato Corrêa. Dia 26, 18h

 

Sacco & Vanzetti
(França/Itália, 1971, 120 min). Dir.: Giuliano Montaldo. Com Milo O´Shea, Valentino Orfeo, Felicity Mason e outros. 14 anos.
História de dois anarquistas condenados injustamente por assassinato, quando a verdadeira razão para a prisão foram suas convicções políticas.
| BP Roberto Santos. Dia 26, 19h

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinema2012maio03diadotrabalho.php on line 211

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinema2012maio03diadotrabalho.php on line 211

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/cinema2012maio03diadotrabalho.php on line 211
Mais Ofertas
?>
Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinema2012maio03diadotrabalho.php on line 221

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/cinema2012maio03diadotrabalho.php on line 221

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/cinema2012maio03diadotrabalho.php on line 221