Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cinema francês chega a três salas de exibição
Março 15, 2011

Até meados da década de 1960, a influência cultural francesa no Brasil era bastante expressiva. Ensinava-se o idioma nas escolas e os cinéfilos disputavam quem seriam os primeiros a assistir –e depois debater– os últimos lançamentos da Nouvelle Vague. Para relembrar essa época e mostrar o que a França produz culturalmente nos dias de hoje, os consulados de língua francesa de São Paulo programaram para março, em diversos espaços da cidade, a Semana da Francofonia. Na Secretaria de Cultura, o Cine Olido e os Centros Culturais São Paulo e da Juventude Ruth Cardoso exibem, respectivamente, filmes da Nouvelle Vague, do cinema francês contemporâneo e da África francófona.

A Nouvelle Vague teve início quando jovens críticos da Cahiers du Cinema, revista editada na França, se rebelaram contra o “cinemão” da época e resolveram fazer filmes de baixo orçamento, utilizando atores na época desconhecidos e explorando temas principalmente psicológicos. Cada cineasta procurava imprimir sua marca pessoal à produção, inaugurando o que se convencionou chamar de “cinema de autor”, uma maneira de filmar que teve seguidores em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil com o Cinema Novo.

Entre os dias 17 e 31, o Cine Olido apresenta 33 obras desses jovens inovadores, representados na mostra por diretores como Claude Chabrol, Jean-Luc Godard, François Truffaut e Alain Resnais. No mesmo período, o Centro Cultural São Paulo exibe, na Sala Lima Barreto, alguns dos mais recentes sucessos produzidos na França e o Centro Cultural da Juventude reúne, em seu anfiteatro, produções realizadas em países africanos de língua africana, como Argélia, Senegal e Chade. Dirigida por Flora Gomes, de Guiné Bissau, o longa Nha Fala (A Minha Fala, em idioma crioulo) tem exibição especial ao ar livre no mirante do CCJ. A comédia musical acompanha a trajetória de uma linda garota que comete uma transgressão cultural e se torna uma estrela internacional.

Confira a programação completa

Serviço

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha
Telefone: 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Telefone: 3397-4002

Galeria Olido
Av. São João, 473, Centro
Telefone: 3331-8399 e 3397-0171



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>