CineCiência, que acontece neste domingo, discute o longa A chegada

Junho 03, 2020

O #CineCiência, tradicional programa do Museu da Imagem e do Som (MIS) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre um filme em longa-metragem de variados gêneros, ganha mais uma edição online na programação do #MISemCasa.

Desta vez o tema da apresentação, que acontece no domingo, 7 de junho, às 17h no canal do MIS no YouTube é o filme A chegada (Arrival, EUA, 1h56, Ficção Científica, 10 anos, Dir. Denis Villeneuve)

Mais uma vez o #Cineciência em clima de quarentena aborda a questão da invasão de extraterrestres na Terra, agora com um suspense da ficção científica, que trata - entre outras questões - das possibilidades de comunicação com os seres extraterrestres explorando a linguística e a computação. O filme, que não será exibido, está disponível na Netflix. O debate, mediado por José Luiz Goldfarb - curador do projeto - conta com a participação do físico Luis Carlos Meneses (Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo) e Marcus Bastos (Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP).

Sobre o filme

Seres extraterrestres chegam em doze naves e pousam em doze pontos diferentes da Terra. Após as autoridades americanas perceberem que eles querem fazer contato, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma renomada linguista que já ajudara o Estado anteriormente, em conjunto com o experiente físico Ian Donnelly (Jeremy Renner), são procurados por militares para interagirem com as criaturas, traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. Ambos são pressionados a descobrir o propósito dos extraterrestres o mais rápido possível, assim como outras onze equipes de países onde as naves pousaram. Porém, os interesses políticos, a corrida pela supremacia, o medo do desconhecido e as diferenças culturais entrarão no caminho da ciência e apenas Louise tem a chave para desvendar esse mistério.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 - que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

Convidados

Marcus Bastos - Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012. Publicou os livros Audiovisual ao Vivo: tendências e conceitos, dos órgãos de cor às lives (com Patricia Moran, Intermeios, 2020, no prelo), Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007, ebook), além de organizar Cinema Apesar da Imagem (com Gabriel Menotti e Patricia Moran, Intermeios 2016) e Mediações, Tecnologia, Espaço Público: panorama crítico da arte em mídias móveis (com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Conrad, 2010).
Luis Carlos Meneses - Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitat Regensburg -1974), Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. É membro do Conselho Técnico Científico da CAPES para Educação Básica e membro da equipe da UNESCO do Projeto de Currículos Integrados para o Ensino Médio.

Coordenador/Curador

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

MIS 50 anos

Para celebrar os 50 anos do MIS, comemorados em 2020, o Museu lançou uma ação digital que busca promover o compartilhamento de histórias entre o público e o Museu. Até o dia 10 de junho, o público pode enviar vídeos com seus relatos pessoais. Ao final, uma página do MIS 50 anos trará os depoimentos que celebram esta história. Participe acessando https://mis-sp.org.br/50anos

Serviço
#cineciência| A chegada
7 de junho, às 17h, no canal do youtube do mis
https://www.mis-sp.org.br
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777
O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.