Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Casa Guilherme de Almeida promove ciclo de estudos diversos
Abril 13, 2011

Atividade permanente da Casa Guilherme de Almeida, os grupos de estudos de tradução poética são destinados à discussão de aspectos teóricos e práticos da tradução de poemas, com base no próprio exercício orientado de tradução de obras escolhidas. As reuniões serão conduzidas por Mário Laranjeira e Alípio Correia de Franca.

Laranjeira é doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo e e ex-professor de Língua e Literatura Francesa na mesma universidade. Publicou, entre outros, Poetas Franceses da Renascença e Poética da Tradução.

Alípio Correia de Franca Neto é tradutor e escritor. Traduziu, entre outros, os livros Música de Câmara, de James Joyce, e A balada do Velho Marinheiro, de S. T. Coleridge.

Programação

Oficina de Tradução de Prosa
Por Alzira Allegro
Dias 30 de abril; 7 e 14 de maio; 4 e 18 de junho.
Sábados, das 10h30 às 12h30.

O curso terá por objetivo a realização, pelos alunos, de tradução de uma obra de prosa; para tanto, tratará de aspectos teóricos e práticos de tradução literária. O resultado do trabalho em grupo será publicado pela Casa Guilherme de Almeida.

Alzira Allegro é professora de Literatura de Povos de Língua Inglesa e de Práticas de Tradução no Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Tem diversos trabalhos publicados na área de tradução, entre eles, A Evolução - Cartas Seletas de Charles Darwin (1860-1870) e O Espelho e a Lâmpada.


História da Arte: Aspectos do Modernismo
Por Alexandra Rocha
Dias 16 de abril; 14 de maio e 18 de junho.
Sábados, das 14h às 16h.

Obras modernistas do acervo da Casa Guilherme de Almeida serão tema das aulas, que têm como objetivo apresentar o contexto histórico e artístico em que foram produzidas, assim como a trajetória dos artistas estudados.

Alexandra Rocha é arte-educadora, formada em artes plásticas pela ECA/USP e especialista em monitoria em exposições de arte pelo MAC|USP.


Estudo de Mediação em Exposições de Arte
(dirigido a professores, educadores em museus, centros culturais e outros)
Por Alexandra Rocha
Dia 17 de abril.
Domingos, das 15h às 17h.

Este curso de três encontros tem por objetivo refletir sobre textos de autores e pesquisadores em arte-educação, assim como pensar nas práticas de ensino artístico, principalmente em museus, colocando-se em perspectiva a educação formal e não-formal em arte.

Alexandra Rocha é arte-educadora, formada em artes plásticas pela ECA/USP e especialista em monitoria em exposições de arte pelo MAC|USP.


James Joyce entre Nós: Tradução Brasileira
Por Maria Teresa Quirino
Desde o dia 5 de abril.
Terças-feiras, das 19h30 às 21h30.

A oficina propõe a leitura, em voz alta, pelos participantes, de diferentes traduções da obra de Joyce, seguida de observações e comentários sobre os textos. A série de encontros, que deverá se prolongar por todo o ano, começou dia 5 de abril, com a leitura dos contos do livro Dublinenses, que será seguido, em outro módulo do programa, pelo romance Ulisses. Do grupo de leitura emergirá um grupo de pesquisa, que terá a missão de observar e analisar as diferenças entre as traduções lidas, sob vários aspectos, com o objetivo de elaborar trabalhos a serem publicados pelo Centro de Estudos de Tradução Literária do museu.

Maria Teresa Quirino é professora, tradutora, especialista em estudos de tradução, mestre e doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP e bolsista da James Joyce Summer School 2010, na University College Dublin.


Carlos Rennó: Letras E Versões
Por Carlos Rennó
Dias 13 e 27 de abril.
Quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Letrista e tradutor, Carlos Rennó discutirá os processos de criação e de tradução de letras de música popular, apontando diferenças em relação à criação de poemas

Carlos Rennó é letrista, parceiro de Lenine, João Bosco, Gilberto Gil, Arrigo Barnabé, Pedro Luiz, Rita Lee e outros. Canções com letras suas já foram gravadas por nomes que vão de Tetê Espíndola e Gal Costa a Maria sRita, Roberta Sá e Seu Jorge. É autor de Cole Porter - Canções, Versões (Paulicéia) e organizador de Gilberto Gil - Todas as Letras (Companhia das Letras).


Leonardo da Vinci para crianças
Por Lavínia Trebbi
Dias 16 e 17 de abril.
Sábado e domingo, das 10h30 às 13h30.

A oficina de ilustração infanto-juvenil divulgará parte da vida e da obra de Leonardo Da Vinci, por meio de imagens projetadas, e desenvolverá um estudo sobre as fábulas e lendas escritas pelo artista, que permitirá aos alunos produzirem ilustrações com os elementos que compõem as obras escritas escolhidas para essa finalidade. Esta atividade enquadra-se em série que abordará a relação entre diferentes linguagens e a tradução intersemiótica, atendendo à vocação multidisciplinar do museu.

Lavínia Trebbi é artista plástica e ilustradora científica.


A Poesia Modernista e a Canção Popular
(com vagas reservadas a professores, educadores em museus, centros culturais e outros)
Por Mayra Pinto
Dias 4, 11, 18 e 25 de maio.
Quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.

O curso propõe contextualizar o primeiro momento modernista da poesia, por meio de relações entre esta e a música popular da década de 1930, focalizando-se o humor e o tom coloquial comum a ambos.

Mayra Pinto é doutora pela Faculdade de Educação da USP, autora de livros didáticos e professora do Ensino Superior.


Núcleo "Cinematographos" de Estudos de Cinema
A Arte da interpretação no Cinema
Por Dimas Oliveira Junior
Dias 6, 13, 20 e 27 de maio.
Sextas-feiras, das 19h30 às 21h30.

O curso identificará os meios para a "naturalidade" da interpretação de atores no cinema, revelando aspectos técnicos da atuação a partir de exemplos colhidos em filmes de diferentes épocas.

Dimas Oliveira Junior é diretor de cinema e TV. Dirigiu os filmes Desatino (2007), Hollywood sob suspeita (2008) e Os Ultimos Compassos (2010), além de 32 documentários.


A Representação Fotográfica De Elementos Poéticos Em Textos Literários
Por Bella Valle
Dias 7 e 8 de maio.
Sábado e domingo, das 14h às 17h.

Baseada nos textos de Guilherme de Almeida em que ele se refere à Casa da Colina, a proposta da oficina é produzir fotografias da antiga residência do escritor, utilizando a técnica do lightpainting, buscando-se transpor para imagens construídas a linguagem poética encontrada nos textos.

Bella Valle é fotógrafa e mestranda em Comunicação e Semiótica (PUC-SP).

Serviço
Casa Guilherme de Almeida
Centro de Estudos de Tradução Literária
Rua Macapá, 187 - São Paulo
Telefone: (11) 3673-1883

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/ciclodeestudo2011abr13casaguilherme.php on line 205

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/ciclodeestudo2011abr13casaguilherme.php on line 205

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/ciclodeestudo2011abr13casaguilherme.php on line 205
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/ciclodeestudo2011abr13casaguilherme.php on line 212

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/ciclodeestudo2011abr13casaguilherme.php on line 212

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/ciclodeestudo2011abr13casaguilherme.php on line 212