|
Prefeitura implanta mais 15 quilômetros de ciclofaixa de lazer Maio 27, 2011
Neste domingo (29/5) a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) amplia a Ciclofaixa de Lazer em mais 15 quilômetros (7,5 quilômetros em cada sentido), fazendo a ligação entre o Parque do Povo e a Av. Jornalista Roberto Marinho. O trajeto sai do Parque do Povo e segue pela Av. Chedid Jafet, Rua Funchal, Av. Eng. Luís Carlos Berrini e Av. Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco).
Com a entrega de mais este trecho, a extensão total da Ciclofaixa de Lazer será de 45 quilômetros, ligando os parques das Bicicletas, Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos e o futuro Parque Clube do Chuvisco. Na mesma data, toda a extensão da Ciclofaixa terá seu horário de funcionamento prorrogado em mais duas horas, passando a funcionar, todos os domingos, das 7h às 16h.
Para a implantação desse novo trecho, serão utilizados 120 cavaletes, 3.260 cones e 60 super cones. Para a sinalização foram implantadas 610 placas de regulamentação e advertência, 6.100 m² de sinalização de solo e 91 faixas informativas.
Na operação da Ciclofaixa serão 50 operadores de trânsito da CET e 76 monitores da SEME – Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Também serão adotadas as seguintes medidas operacionais para dar maior segurança aos ciclistas e motoristas que trafegam pelo local:
- Nas vias que compõem o trajeto durante o horário de funcionamento da Ciclofaixa a velocidade máxima dos veículos será de 40 km/h
- Proibição de estacionamento na Rua Funchal (entre as avenidas dos Bandeirantes e Cardoso de Melo, no sentido da Av. Juscelino Kubitschek), na Av. Eng. Luís Carlos Berrini (entre as ruas Taperoá e Kansas, no sentido da Av. dos Bandeirantes) e Av. Roberto Marinho (entre a Av. Eng. Luís Carlos Berrini e a Rua Gabriel de Lara, nos dois sentidos)
A criação da Ciclofaixa tem como principal objetivo oferecer uma opção de lazer saudável à população, por isso a orientação aos usuários é que não abusem da velocidade, para evitar acidentes. A implantação da Ciclofaixa envolve as secretarias de Esportes, Lazer e Recreação, do Verde e do Meio Ambiente, de Transportes e de Coordenação das Subprefeituras, além da CET, com apoio da Bradesco Seguros.
A implantação da Ciclofaixa, em agosto de 2009, provocou uma convivência mais harmoniosa na relação bicicletas e demais veículos no trânsito paulistano. Prova disso é que o balanço de acidentes de trânsito referente ao ano de 2010 registrou que o número de ciclistas mortos em acidentes apresentou a maior queda: de 19,7%. Em 2010, foram 49 ciclistas mortos no trânsito ante 61 vítimas fatais no ano anterior. Além disso, os ciclistas representam apenas 3,6% do total de vítimas fatais no trânsito.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|