Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Enchentes no período de chuvas podem causar doenças infecto-contagiosas
Fevereiro 20, 2013

Durante a época de chuvas, que tem seu ápice entre as estações primavera e verão, algumas doenças acabam se proliferando com maior rapidez. Elas geralmente são causadas pelo contato com água de enchente contaminada com urina de rato e bactérias como a salmonela, oriunda de esgotos.

Segundo o doutor Antonio Carlos Nicodemo, infectologista do Hospital das Clínicas, as doenças mais propícias nesse período são a leptospirose, a gastroenterocolite e a hepatite A. "Na leptospirose o paciente apresenta complicações renais que podem ser agravadas por hemorragias, levando muitas vezes ao óbito. Na gastroenterocolite, o paciente tem diarreia, náuseas, vômitos, que podem ocasionar hemorragias nos casos mais graves", aponta o infectologista.

Algumas dicas são fundamentais para evitar o contágio dessas doenças. O cidadão não deve manter contato com águas de enchentes. Caso seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama, usando botas e luvas de borracha. Medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, devem ser descartados.

Outra dica é beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes. Em ambientes fechados, como nos transportes públicos, por exemplo, onde há grande aglomeração de pessoas e nos dias de chuva as janelas ficam fechadas, a orientação é que os passageiros tussam ou espirrem usando lenços individuais e preferencialmente descartáveis.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas