Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Enchentes no período de chuvas podem causar doenças infecto-contagiosas
Fevereiro 20, 2013

Durante a época de chuvas, que tem seu ápice entre as estações primavera e verão, algumas doenças acabam se proliferando com maior rapidez. Elas geralmente são causadas pelo contato com água de enchente contaminada com urina de rato e bactérias como a salmonela, oriunda de esgotos.

Segundo o doutor Antonio Carlos Nicodemo, infectologista do Hospital das Clínicas, as doenças mais propícias nesse período são a leptospirose, a gastroenterocolite e a hepatite A. "Na leptospirose o paciente apresenta complicações renais que podem ser agravadas por hemorragias, levando muitas vezes ao óbito. Na gastroenterocolite, o paciente tem diarreia, náuseas, vômitos, que podem ocasionar hemorragias nos casos mais graves", aponta o infectologista.

Algumas dicas são fundamentais para evitar o contágio dessas doenças. O cidadão não deve manter contato com águas de enchentes. Caso seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama, usando botas e luvas de borracha. Medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, devem ser descartados.

Outra dica é beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes. Em ambientes fechados, como nos transportes públicos, por exemplo, onde há grande aglomeração de pessoas e nos dias de chuva as janelas ficam fechadas, a orientação é que os passageiros tussam ou espirrem usando lenços individuais e preferencialmente descartáveis.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas