Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Enchentes no período de chuvas podem causar doenças infecto-contagiosas
Fevereiro 20, 2013

Durante a época de chuvas, que tem seu ápice entre as estações primavera e verão, algumas doenças acabam se proliferando com maior rapidez. Elas geralmente são causadas pelo contato com água de enchente contaminada com urina de rato e bactérias como a salmonela, oriunda de esgotos.

Segundo o doutor Antonio Carlos Nicodemo, infectologista do Hospital das Clínicas, as doenças mais propícias nesse período são a leptospirose, a gastroenterocolite e a hepatite A. "Na leptospirose o paciente apresenta complicações renais que podem ser agravadas por hemorragias, levando muitas vezes ao óbito. Na gastroenterocolite, o paciente tem diarreia, náuseas, vômitos, que podem ocasionar hemorragias nos casos mais graves", aponta o infectologista.

Algumas dicas são fundamentais para evitar o contágio dessas doenças. O cidadão não deve manter contato com águas de enchentes. Caso seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama, usando botas e luvas de borracha. Medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, devem ser descartados.

Outra dica é beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes. Em ambientes fechados, como nos transportes públicos, por exemplo, onde há grande aglomeração de pessoas e nos dias de chuva as janelas ficam fechadas, a orientação é que os passageiros tussam ou espirrem usando lenços individuais e preferencialmente descartáveis.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas