Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Enchentes no período de chuvas podem causar doenças infecto-contagiosas
Fevereiro 20, 2013

Durante a época de chuvas, que tem seu ápice entre as estações primavera e verão, algumas doenças acabam se proliferando com maior rapidez. Elas geralmente são causadas pelo contato com água de enchente contaminada com urina de rato e bactérias como a salmonela, oriunda de esgotos.

Segundo o doutor Antonio Carlos Nicodemo, infectologista do Hospital das Clínicas, as doenças mais propícias nesse período são a leptospirose, a gastroenterocolite e a hepatite A. "Na leptospirose o paciente apresenta complicações renais que podem ser agravadas por hemorragias, levando muitas vezes ao óbito. Na gastroenterocolite, o paciente tem diarreia, náuseas, vômitos, que podem ocasionar hemorragias nos casos mais graves", aponta o infectologista.

Algumas dicas são fundamentais para evitar o contágio dessas doenças. O cidadão não deve manter contato com águas de enchentes. Caso seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama, usando botas e luvas de borracha. Medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, devem ser descartados.

Outra dica é beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes. Em ambientes fechados, como nos transportes públicos, por exemplo, onde há grande aglomeração de pessoas e nos dias de chuva as janelas ficam fechadas, a orientação é que os passageiros tussam ou espirrem usando lenços individuais e preferencialmente descartáveis.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas