Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CET implanta Operação Volta às Aulas
Janeiro 30, 2012

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia nesta terça-feira (31/1) a Operação Volta às Aulas nas proximidades de 127 escolas públicas e particulares. O objetivo dessa operação é desenvolver ações educativas e operacionais, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.

 

A operação, que conta com 271 Operadores de Trânsito da CET, além de funcionários de escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos. Desta forma, a operação intensificará a fiscalização de estacionamentos irregulares e os ajustes semafóricos, visando diminuir o impacto gerado no tráfego pelo acréscimo de viagens realizadas com o fim das férias.

 

O projeto conta com quatro atividades distintas para serem aplicadas nas 127 escolas contempladas na Operação Volta às Aulas, levando em conta o impacto que essas unidades geram no trânsito:

 

Operação Contínua (19 escolas): aplicada em escolas localizadas em pontos estratégicos da cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas, provocando grande impacto no trânsito. Diariamente, equipe de agentes da CET estará operando as entradas e/ou saídas dos alunos. A CET também oferece treinamento específico aos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais.

 

Operação Periódica (72 escolas): aplicada em escolas localizadas em áreas que podem eventualmente provocar impactos à fluidez do trânsito. Periodicamente contará com equipe de agentes nos horários de entrada e/ou saída dos alunos. Nesses casos, a CET também desenvolve treinamento específico com os funcionários dessas escolas.

 

Operação Supervisionada (23 escolas): aplicada em locais que raramente causam impacto sobre o trânsito, compreende  treinamento dos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais básicas e de orientação. Nos primeiros dias de atuação destes funcionários, é deslocada equipe de agentes para consolidar a rotina.

 

Ação Educativa (13 escolas): treinamento prévio da CET para funcionários ou parceiros das escolas, que desenvolvem ações básicas de segurança e orientação de travessia.
Escolas com maior impacto no sistema viário

 

As principais escolas no índice de impacto no trânsito que serão alvo de operação contínua da CET são:

 

Mackenzie
FAAP
Escola Boni Consilii
Escola Mobile I
Escola Mobile II
Escola Viva II
Escola Viva III
Escola Viva IV
Colégio Mackenzie
Colégio Renascença
Colégio Rio Branco
Colégio São Luís
Colégio Dante Alighieri
Colégio Britânico
Colégio Palmares
Colégio Bandeirantes
Colégio Arquidiocesano
Colégio Santa Maria
EMEF José Amadei
 

Recomendações da CET aos motoristas

 

- Transporte crianças com segurança: somente no banco de trás, usando cinto ou assentos apropriados

 

- Nunca pare em fila dupla. Não obstrua o tráfego ou comprometa a segurança

 

- Embarque e desembarque pelo lado da calçada. Garanta a segurança do aluno

 

- Reduza a velocidade próxima a escolas e locais com grande movimentação de pedestres

 

- Respeite a travessia de escolares e não pare sobre a faixa de pedestres

 

- Dar prioridade ao pedestre que iniciou a travessia

 

- Estacione somente em locais permitidos

 

- Nunca feche o cruzamento

 

- Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>