Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Nova pesquisa da CET mostra como a postura do pedestre se reflete no respeito do condutor
Abril 19, 2012

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acaba de concluir uma pesquisa qualitativa de percepção de condutores e pedestres sobre o comportamento deste último enquanto aguarda a travessia em uma faixa de segurança sem semáforo. Feita entre os dias 30 de março e 3 de abril, com uma amostragem de 432 pedestres e 404 motoristas ouvidos na região central da Cidade, ela revela como a postura do pedestre reflete na atitude do condutor em respeitar ou não a travessia de quem anda a pé pelas ruas e avenidas de São Paulo.

Em suma, o estudo aponta que a atitude dispersa do pedestre durante a travessia acaba gerando dúvidas no condutor do veículo. Este, embora muitas vezes afirme ter a intenção de parar e dar preferência ao pedestre, termina por não fazê-lo porque não consegue constatar no pedestre seu real desejo em atravessar.

Quando questionados quais práticas usuais do pedestre fazem com que o condutor desista de aguardar a travessia daquele que está a pé no trânsito, 53,2% (206) dos motoristas responderam que “o pedestre distraído, que fica olhando para os lados”; 46,3% (179) disseram que é “o pedestre na calçada falando ao celular”; para 29,2% dos motoristas entrevistados, a atitude desestimulante é “o pedestre na calçada, mas conversando com outras pessoas” e 18,3% afirmaram ser “o pedestre fumando e não observando a movimentação dos veículos”.

Para melhorar o diálogo entre motoristas e pedestres e, conseqüentemente, a convivência entre eles no trânsito, a maioria dos condutores ouvidos - 51,1% deles - disse que seria aconselhável se os pedestres fizessem mais o gesto do pedestre, estendendo o braço e reforçando, assim, sua vontade em cruzar a via. Porém, é importante atentar que essa ação do gesto em si não pára o motorista automaticamente, mas sim significa que ele, motorista, visualiza melhor o pedestre quando este sinaliza sua intenção.

Por outro lado, os pedestres foram perguntados se o motorista está respeitando mais a sua figura: 59,3% (252 pessoas) estão se sentindo mais respeitados na faixa.

A pesquisa de comportamento realizada pela CET constatou que a maioria dos pedestres ainda reluta em fazer o gesto do pedestre. Quando perguntados sobre qual atitude tomam para que o condutor perceba seu desejo de fazer a travessia, 55,6% (224 pessoas) responderam que “Não faz nada, aguarda uma brecha para atravessar”. Cem entrevistados (24,8%) afirmam fazer o gesto do pedestre, enquanto 53 (13,2%) respondem tentar fazer contato visual com o motorista. Já 8,9% disseram que “coloca o pé ou se posiciona na faixa de pedestres”.

Em relação ao conhecimento do Programa de Proteção ao Pedestre, 66,9% (287) dos pedestres e 84,4% (336) dos condutores ouvidos pela CET responderam estar cientes da Campanha.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas