Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centro Cultural exibe filmes portugueses raros
Fevereiro 03, 2010

O Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal no Brasil, exibe, de 9 a 14 de fevereiro, a mostra Cinema Português: Raras Projeções. A programação reúne nove títulos que marcaram a filmografia portuguesa entre as décadas de 1930 e 1960.

Como os brasileiros, os portugueses também gostam de futebol. O esporte serve como pano de fundo para o filme O leão da estrela (1947), de Arthur Duarte, que mostra as peripécias protagonizadas por um torcedor fanático do Sporting (clube português). Para poder assistir a uma partida de seu time, Anastácio vai à cidade do Porto com a mulher e duas filhas. Lá, se hospeda na casa de uma família rica. Durante sua estadia, o torcedor mente dizendo usufruir, também, de ótima situação financeira. Tudo se complica quando o filho dos anfitriões se apaixona pela filha de Anastácio, e ele tenta manter as aparências a todo custo.

Também integra a mostra A canção de Lisboa (1933), de Cottinelli Telmo. Primeira produção sonora rodada em Portugal, o longa foi lançado com o slogan ufanista: “um filme português, feito por portugueses e para portugueses”. A história trata de Vasco Leitão, um jovem que se sustenta, em Lisboa, com a mesada oferecida pelas tias. Considerado um aluno exemplar por suas benfeitoras, o jovem prefere os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas aos estudos. No mesmo dia em que é reprovado no exame final de seu curso, ele recebe, para seu desespero, uma carta das tias pela qual fica sabendo que pretendem visitá-lo.

Baseado em uma peça de teatro homônima escrita por Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa (1950) é outro título selecionado. O enredo transcorre no final do século 16, época em que Dona Madalena, cujo primeiro marido havia desaparecido há sete anos, decide casar pela segunda vez, com um cavaleiro. As coisas se complicam quando o primeiro marido reaparece.

Confira a programação completa.

Serviço

Cinema Português: Raras Projeções
Data: de 9 a 14 de fevereiro
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Telefone: 3397-4002
Classificação: 14 anos
Grátis


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>