Centro Cultural exibe filmes portugueses raros Fevereiro 03, 2010
O Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal no Brasil, exibe, de 9 a 14 de fevereiro, a mostra Cinema Português: Raras Projeções. A programação reúne nove títulos que marcaram a filmografia portuguesa entre as décadas de 1930 e 1960.
Como os brasileiros, os portugueses também gostam de futebol. O esporte serve como pano de fundo para o filme O leão da estrela (1947), de Arthur Duarte, que mostra as peripécias protagonizadas por um torcedor fanático do Sporting (clube português). Para poder assistir a uma partida de seu time, Anastácio vai à cidade do Porto com a mulher e duas filhas. Lá, se hospeda na casa de uma família rica. Durante sua estadia, o torcedor mente dizendo usufruir, também, de ótima situação financeira. Tudo se complica quando o filho dos anfitriões se apaixona pela filha de Anastácio, e ele tenta manter as aparências a todo custo.
Também integra a mostra A canção de Lisboa (1933), de Cottinelli Telmo. Primeira produção sonora rodada em Portugal, o longa foi lançado com o slogan ufanista: “um filme português, feito por portugueses e para portugueses”. A história trata de Vasco Leitão, um jovem que se sustenta, em Lisboa, com a mesada oferecida pelas tias. Considerado um aluno exemplar por suas benfeitoras, o jovem prefere os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas aos estudos. No mesmo dia em que é reprovado no exame final de seu curso, ele recebe, para seu desespero, uma carta das tias pela qual fica sabendo que pretendem visitá-lo.
Baseado em uma peça de teatro homônima escrita por Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa (1950) é outro título selecionado. O enredo transcorre no final do século 16, época em que Dona Madalena, cujo primeiro marido havia desaparecido há sete anos, decide casar pela segunda vez, com um cavaleiro. As coisas se complicam quando o primeiro marido reaparece.
Confira a programação completa.
Serviço
Cinema Português: Raras Projeções
Data: de 9 a 14 de fevereiro
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Telefone: 3397-4002
Classificação: 14 anos
Grátis
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|