| 
 Centro Cultural exibe filmes portugueses raros Fevereiro 03, 2010 
O Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal no Brasil, exibe, de 9 a 14 de fevereiro, a mostra Cinema Português: Raras Projeções. A programação reúne nove títulos que marcaram a filmografia portuguesa entre as décadas de 1930 e 1960.
  
Como os brasileiros, os portugueses também gostam de futebol. O esporte serve como pano de fundo para o filme O leão da estrela (1947), de Arthur Duarte, que mostra as peripécias protagonizadas por um torcedor fanático do Sporting (clube português). Para poder assistir a uma partida de seu time, Anastácio vai à cidade do Porto com a mulher e duas filhas. Lá, se hospeda na casa de uma família rica. Durante sua estadia, o torcedor mente dizendo usufruir, também, de ótima situação financeira. Tudo se complica quando o filho dos anfitriões se apaixona pela filha de Anastácio, e ele tenta manter as aparências a todo custo.
  
Também integra a mostra A canção de Lisboa (1933), de Cottinelli Telmo. Primeira produção sonora rodada em Portugal, o longa foi lançado com o slogan ufanista: “um filme português, feito por portugueses e para portugueses”. A história trata de Vasco Leitão, um jovem que se sustenta, em Lisboa, com a mesada oferecida pelas tias. Considerado um aluno exemplar por suas benfeitoras, o jovem prefere os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas aos estudos. No mesmo dia em que é reprovado no exame final de seu curso, ele recebe, para seu desespero, uma carta das tias pela qual fica sabendo que pretendem visitá-lo.
  
Baseado em uma peça de teatro homônima escrita por Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa (1950) é outro título selecionado. O enredo transcorre no final do século 16, época em que Dona Madalena, cujo primeiro marido havia desaparecido há sete anos, decide casar pela segunda vez, com um cavaleiro. As coisas se complicam quando o primeiro marido reaparece.
  
Confira a programação completa. 
 Serviço
  
Cinema Português: Raras Projeções 
Data: de 9 a 14 de fevereiro 
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto 
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso 
Telefone: 3397-4002 
Classificação: 14 anos 
Grátis
 
  	 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo 
 
Outras notícias 
Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium. Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita. 
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres. As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe. 
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo. 
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros. 
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro. 
+ Mais notícias 
 | 
 |