Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centro Cultural exibe filmes portugueses raros
Fevereiro 03, 2010

O Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal no Brasil, exibe, de 9 a 14 de fevereiro, a mostra Cinema Português: Raras Projeções. A programação reúne nove títulos que marcaram a filmografia portuguesa entre as décadas de 1930 e 1960.

Como os brasileiros, os portugueses também gostam de futebol. O esporte serve como pano de fundo para o filme O leão da estrela (1947), de Arthur Duarte, que mostra as peripécias protagonizadas por um torcedor fanático do Sporting (clube português). Para poder assistir a uma partida de seu time, Anastácio vai à cidade do Porto com a mulher e duas filhas. Lá, se hospeda na casa de uma família rica. Durante sua estadia, o torcedor mente dizendo usufruir, também, de ótima situação financeira. Tudo se complica quando o filho dos anfitriões se apaixona pela filha de Anastácio, e ele tenta manter as aparências a todo custo.

Também integra a mostra A canção de Lisboa (1933), de Cottinelli Telmo. Primeira produção sonora rodada em Portugal, o longa foi lançado com o slogan ufanista: “um filme português, feito por portugueses e para portugueses”. A história trata de Vasco Leitão, um jovem que se sustenta, em Lisboa, com a mesada oferecida pelas tias. Considerado um aluno exemplar por suas benfeitoras, o jovem prefere os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas aos estudos. No mesmo dia em que é reprovado no exame final de seu curso, ele recebe, para seu desespero, uma carta das tias pela qual fica sabendo que pretendem visitá-lo.

Baseado em uma peça de teatro homônima escrita por Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa (1950) é outro título selecionado. O enredo transcorre no final do século 16, época em que Dona Madalena, cujo primeiro marido havia desaparecido há sete anos, decide casar pela segunda vez, com um cavaleiro. As coisas se complicam quando o primeiro marido reaparece.

Confira a programação completa.

Serviço

Cinema Português: Raras Projeções
Data: de 9 a 14 de fevereiro
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Telefone: 3397-4002
Classificação: 14 anos
Grátis


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>