Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Centro de Controle de Intoxicações é reinaugurado
Novembro 30, 2015

Entre os meses de março e agosto deste ano, o laboratório passou por uma reforma estrutural e o espaço do quarto andar do hospital, onde o CCI está localizado, foi reorganizado.

Com a reforma, o CCI poderá atender novas demandas, como o monitoramento a Saúde do Trabalhador, dos Agentes de Zoonoses das Supervisões de Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O laboratório oferece apoio ao diagnóstico e realiza análises qualitativas e quantitativas para os casos de intoxicação atendidos na rede de serviços do Município.

Até novembro de 2015, o Programa Municipal de Prevenção e Controle das Intoxicações registrou 4.836 casos de intoxicação na cidade de São Paulo. A faixa etária mais acometida está entre 15 e 49 anos e responde por 75% dos casos notificados. Dentro dessa faixa etária o grupo de 20 a 34 anos concentra 55% dos casos.

A análise dos agentes responsáveis pelas intoxicações demonstra que as notificações por abuso de drogas (álcool, cocaína etc.) aparecem em primeiro lugar e corresponde a 47% do total dos casos. Em seguida estão os medicamentos, com 30 % do total. Na faixa etária de 15 a 64 anos, as drogas de abuso aparecem em primeiro lugar e os medicamentos em segundo. Para a faixa etária das crianças menores de quatro anos há predominância dos produtos de uso domiciliar e dos medicamentos.


Serviço

Centro de Controle de Intoxicações
Atendimento 24 horas pelo telefone: 0800 7713733 ou 5012-5311