|
CCSP exibe os 13 longas do gênio Robert Bresson Abril 13, 2011
Quando se compara os recursos e os efeitos especiais do cinema atual com o minimalismo e simplicidade quase artesanais dos filmes que o francês Robert Bresson realizou de 1943 a 1983, entende-se porque cineastas importantes que sofreram sua influência, como Alain Resnais, Éric Rohmer e Jean-Luc Godard, o consideraram um gênio e um “poeta do cinema”. Os apenas 13 longas-metragens dirigidos por Bresson em 40 anos de atividade serão exibidos, a partir do dia 15, na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo.
Em suas obras, o diretor, morto em 1999, aos 98 anos de idade, não utilizava atores profissionais. Seus “modelos”, como ele os classificava, falavam em tom monocórdico, sem inflexões, como se estivessem lendo o texto. “A intenção é que o público acompanhe o desenvolvimento interno de meus personagens diante das situações em que se encontram”, disse ele. Essa ideia atinge o ápice em A Grande Testemunha, filme protagonizado por um burrico chamado Baltazar, portanto sem ator principal. O longa faturou os Prêmios da Crítica no Festival de Cannes e do Júri Católico no Festival de Veneza.
Confira a programação completa
Serviço
Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso Telefone: 3397-4002
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|