CCSP exibe os 13 longas do gênio Robert Bresson Abril 13, 2011
Quando se compara os recursos e os efeitos especiais do cinema atual com o minimalismo e simplicidade quase artesanais dos filmes que o francês Robert Bresson realizou de 1943 a 1983, entende-se porque cineastas importantes que sofreram sua influência, como Alain Resnais, Éric Rohmer e Jean-Luc Godard, o consideraram um gênio e um “poeta do cinema”. Os apenas 13 longas-metragens dirigidos por Bresson em 40 anos de atividade serão exibidos, a partir do dia 15, na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo.
Em suas obras, o diretor, morto em 1999, aos 98 anos de idade, não utilizava atores profissionais. Seus “modelos”, como ele os classificava, falavam em tom monocórdico, sem inflexões, como se estivessem lendo o texto. “A intenção é que o público acompanhe o desenvolvimento interno de meus personagens diante das situações em que se encontram”, disse ele. Essa ideia atinge o ápice em A Grande Testemunha, filme protagonizado por um burrico chamado Baltazar, portanto sem ator principal. O longa faturou os Prêmios da Crítica no Festival de Cannes e do Júri Católico no Festival de Veneza.
Confira a programação completa
Serviço
Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso Telefone: 3397-4002
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|