Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CCSP exibe os 13 longas do gênio Robert Bresson
Abril 13, 2011

Quando se compara os recursos e os efeitos especiais do cinema atual com o minimalismo e simplicidade quase artesanais dos filmes que o francês Robert Bresson realizou de 1943 a 1983, entende-se porque cineastas importantes que sofreram sua influência, como Alain Resnais, Éric Rohmer e Jean-Luc Godard, o consideraram um gênio e um “poeta do cinema”. Os apenas 13 longas-metragens dirigidos por Bresson em 40 anos de atividade serão exibidos, a partir do dia 15, na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo.

Em suas obras, o diretor, morto em 1999, aos 98 anos de idade, não utilizava atores profissionais. Seus “modelos”, como ele os classificava, falavam em tom monocórdico, sem inflexões, como se estivessem lendo o texto. “A intenção é que o público acompanhe o desenvolvimento interno de meus personagens diante das situações em que se encontram”, disse ele. Essa ideia atinge o ápice em A Grande Testemunha, filme protagonizado por um burrico chamado Baltazar, portanto sem ator principal. O longa faturou os Prêmios da Crítica no Festival de Cannes e do Júri Católico no Festival de Veneza.    

Confira a programação completa

Serviço

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Telefone: 3397-4002


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>