|
Centro Cultural São Paulo promove oficinas gratuitas de danças Março 29, 2010
Até o dia 5 de abril o Centro Cultural São Paulo recebe inscrições para várias oficinas gratuitas de dança, como danças urbanas, contemporânea, moderna e clássica indiana. As oficinas de dança promovem um espaço formativo e de vivência, por excelência. A partir do diálogo e da interação entre diversos elementos artísticos e criativos, essas atividades contribuem para a difusão, investigação e construção dessa linguagem artística e suas técnicas.
As oficinas são dirigidas a bailarinos, professores de dança e interessados que já possuam iniciação em dança.
A ficha de inscrição está disponível no site do CCSP e deve ser preenchida e enviada para o e-mail ccspdanca@gmail.com.
Todos os inscritos deverão comparecer no primeiro dia de aula para a seleção. Mais informações na Curadoria de Dança do CCSP, telefone 3397-4042.
PROGRAMAÇÃO:
Danças urbanas
A oficina abordará as danças funky, locking e hip hop freestyle. Investigará o conteúdo histórico e prático dessas vertentes das danças urbanas, passando pelo vocabulário codificado de movimentos e suas possíveis variações. Período da oficina: de 7/4 a 25/6, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30.
Dança contemporânea: contato improvisação
A oficina disponibilizará recursos técnicos para que os dançarinos tenham segurança para realizar pequenas e grandes quedas, executar pequenos e grandes vôos, usando ferramentas como a coordenação motora (Madame Bezier’s e Piret), técnicas de respiração, vocabulários do contato improvisação (rolamento côncavo e convexo) e a arte marcial do aikido com suas quedas (ukemi). Período da oficina: de 6/4 a 22/6, terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h30.
Dança moderna: técnica Martha Graham
A técnica de Martha Graham é um trabalho desenvolvido a partir do ato de respirar: inspiração - expiração. O ponto de partida de toda a movimentação vem da região pélvica, passando pela coluna em um movimento de fluxo espiral, chegando às extremidades. A aula é dividida em três partes: solo, centro e diagonais. Os exercícios no solo são preparações diretas para a posição em pé e também para elevações, quedas, giros e saltos. Período da oficina: de 6/4 a 22/6, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.
Dança clássica indiana - Kuchipudi
Kuchipudi é um dos oito estilos de dança clássica indiana, originário do estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia. Essa dança é marcada pelo virtuosismo, pelas poses esculturais, pela agilidade e graciosidade de suas composições. O item de resistência do Kuchipudi é o Taragam, executado sobre um prato de cobre e com um pote de água na cabeça. Tal desafio simboliza: "Assim como o dançarino move-se no palco indiferente às dificuldades, do mesmo modo nós devemos nos mover em nossas vidas indiferentes aos problemas e preocupações". Período da oficina: de 7/4 a 25/6, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|