Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Semana temática no ccj aborda a arte de fotografar, até o dia 28
Agosto 16, 2011

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) promove a Semana Temática: Fotografia, com atividades relacionadas até o dia 28 deste mês. Com curadoria do professor Wladimir Fontes, o evento tem como objetivo concentrar, no mês que se comemora o dia mundial da fotografia (19 de agosto), uma série de atividades sobre o tema.

Com foco na simultaneidade, distribuição e uso da imagem, a programação reúne vários profissionais. "A Semana Temática permite que diversas vozes discutam o assunto como um todo, e é indicada para aqueles que estejam interessados na área e que busquem uma imagem feita com mais reflexão", explica Fontes, que também é fotógrafo.

Para ele, as condições de fácil alcance da fotografia na atualidade, assim como suas formas imediatas de distribuição e divulgação, apenas aumentam a importância dos amantes da arte, preocupados cada vez mais com a estética do trabalho. "O fotógrafo hoje tem consciência da imagem banalizada e vive um ótimo momento para mostrar quanto a presença dele é necessária para uma sociedade em que a imagem é tão poderosa", afirma.

As oficinas discutem desde a fotografia artesanal, com os processos pioneiros do século 19, até a contemporânea, na qual a tecnologia possibilita que elas possam ser realizadas a todo instante.

Professora no Senac, Elizabeth Lee coordena o curso Fotografia Alternativa - Anthotype, que procura reproduzir a técnica realizada a partir do uso de plantas, frutas ou flores. Em Fotografia com Telefone Celular, Luciano Bernardes, profissional do Estúdio Luzia, orienta como capturar boas imagens por meio de aparelhos portáteis.

Carla Romero, ex-editora de fotografia do jornal Folha de S. Paulo, e João Bittar, ex-editor da revista Veja, analisam a produção e a distribuição da imagem na era da internet. Kenji Ota, professor do Centro Universitário Senac, fala sobre seu trabalho, que evidencia o experimentalismo e a valorização do acaso.

A programação, gratuita, reúne 13 atividades, entre palestras, encontros, saídas fotográficas e oficinas. Para participar, é preciso fazer inscrição.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas