Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Semana temática no ccj aborda a arte de fotografar, até o dia 28
Agosto 16, 2011

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) promove a Semana Temática: Fotografia, com atividades relacionadas até o dia 28 deste mês. Com curadoria do professor Wladimir Fontes, o evento tem como objetivo concentrar, no mês que se comemora o dia mundial da fotografia (19 de agosto), uma série de atividades sobre o tema.

Com foco na simultaneidade, distribuição e uso da imagem, a programação reúne vários profissionais. "A Semana Temática permite que diversas vozes discutam o assunto como um todo, e é indicada para aqueles que estejam interessados na área e que busquem uma imagem feita com mais reflexão", explica Fontes, que também é fotógrafo.

Para ele, as condições de fácil alcance da fotografia na atualidade, assim como suas formas imediatas de distribuição e divulgação, apenas aumentam a importância dos amantes da arte, preocupados cada vez mais com a estética do trabalho. "O fotógrafo hoje tem consciência da imagem banalizada e vive um ótimo momento para mostrar quanto a presença dele é necessária para uma sociedade em que a imagem é tão poderosa", afirma.

As oficinas discutem desde a fotografia artesanal, com os processos pioneiros do século 19, até a contemporânea, na qual a tecnologia possibilita que elas possam ser realizadas a todo instante.

Professora no Senac, Elizabeth Lee coordena o curso Fotografia Alternativa - Anthotype, que procura reproduzir a técnica realizada a partir do uso de plantas, frutas ou flores. Em Fotografia com Telefone Celular, Luciano Bernardes, profissional do Estúdio Luzia, orienta como capturar boas imagens por meio de aparelhos portáteis.

Carla Romero, ex-editora de fotografia do jornal Folha de S. Paulo, e João Bittar, ex-editor da revista Veja, analisam a produção e a distribuição da imagem na era da internet. Kenji Ota, professor do Centro Universitário Senac, fala sobre seu trabalho, que evidencia o experimentalismo e a valorização do acaso.

A programação, gratuita, reúne 13 atividades, entre palestras, encontros, saídas fotográficas e oficinas. Para participar, é preciso fazer inscrição.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas