Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo apresenta, de 7 a 12 de maio , Fórum Shakespeare
Maio 07, 2014

Começa na quarta-feira (7), no CCBB São Paulo, o Fórum Shakespeare, projeto itinerante da People’s Palace Projects (PPP) que integra as comemorações dos 450 anos do dramaturgo mais famoso do mundo. Por meio das artes teatrais e do uso de textos clássicos do bardo, o Fórum pretende inspirar artistas e plateias com um programa intenso, criativo e contemporâneo, que busca o aprimoramento de conhecimentos e a capacitação dos profissionais do teatro e educação.

Grandes nomes da academia e do teatro nacional e internacional, incluindo atores e diretores da Royal Shakespeare Company (RSC), uma das mais influentes companhias teatrais do mundo, vão participar dos eventos públicos, como palestras, mesa-redonda, videoinstalação e masterclass, para explorar e repensar as razões que fazem do legado de William Shakespeare um tema tão atual na cultura contemporânea.

O Fórum Shakespeare é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e um patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco do Brasil, com produção da People’s Palace Projects e People’s Palace Projects do Brasil. O Fórum faz parte do programa Transform, do British Council, e conta com o apoio do Arts Council England, Queen Mary University of London, The University of Warwick e da Fundação Nacional de Artes - Funarte.

Serviço:

(Entrada gratuita para a videoinstalação e, para os outros eventos, distribuição de senha na bilheteria uma hora antes do seu início).
Mesa-redonda – “Shakespeare, nosso contemporâneo brasileiro”
Com a presença de Antônio Abujamra, Marcio Meirelles, Fernando Yamamoto e Paul Heritage.
Dia 7 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: das 19h às 21h

A mesa-redonda marca a chegada do Fórum Shakespeare a São Paulo, reunindo grandes vozes do teatro nacional para conversar sobre a importância do mais famoso dramaturgo do mundo na produção contemporânea nacional. A mesa, mediada por Paul Heritage, professor de artes dramáticas da Queen Mary University of London e diretor artístico da PPP, conta com a participação de renomados atores e diretores de teatro como Antônio Abujamra, Marcio Meirelles, diretor do Teatro Vila Velha em Salvador, e Fernando Yamamoto, diretor do grupo Clowns de Shakespeare.
Classificação: 16 anos

Palestra – “Shakespeare, Democracia e Teatro”
Com a participação de Jonothan Neelands, Renata Zhaneta e Ivam Cabral.
Dia 8 de maio de 2014, quinta-feira
Horário: das 19h às 21h

O ator e dramaturgo Ivam Cabral, co-fundador dos Satyros e diretor da SP Escola de Teatro, irá mediar o encontro entre Dr. Jonothan Neelands, professor da University of Warwick, e a atriz Renata Zhaneta. Jonothan irá palestrar sobre a tradição democrática do teatro europeu herdada por Shakespeare da Grécia Antiga. Tomando como base Henrique V, o professor fala sobre a importância do teatro participativo na preparação dos jovens para a democracia. Renata irá comentar sobre a sua experiência em montagens Shakespearianas, como Ricardo III, dirigido por Roberto Lage, e Macbeth, por Regina Galdino.
Classificação: 16 anos

Palestra – “Shakespeare – O mais famoso dramaturgo do mundo”
Com a presença de Paul Heritage, Marcos Barbosa, Vik Sivalingam, Helen Leblique e Anirudh Nair.
Dia 9 de maio de 2014, sexta-feira
Horário: das 19h às 21h

Paul Heritage, professor de artes dramáticas da Queen Mary University of London e diretor artístico da PPP, convida o dramaturgo Marcos Barbosa para um painel com os renomados atores e diretores internacionais do Fórum Shakespeare. Vik Sivalingam e Helen Leblique, preparadores associados da Royal Shakespeare Company (Reino Unido), e Anirudh Nair, diretor teatral do Wide Aisle Productions (Índia), discutem a universalidade da obra de Shakespeare, sua transcendência através do tempo e eterna contemporaneidade.
Classificação: 16 anos

Masterclass Fórum Shakespeare
Com Helen Leblique, Vik Sivalingam e Anirudh Nair
Dia 12 de maio de 2014, segunda-feira
Horário: das 19h às 21h

Oportunidade para ver diretores teatrais internacionais em ac?a?o. Anirudh Nair, diretor teatral do Wide Aisle Productions (Índia), Vik Sivalingam e Helen Leblique, preparadores associados da Royal Shakespeare Company (Reino Unido), abrem as portas da sala de ensaio, apresentando diferentes abordagens e metodologias de preparac?a?o de atores. A masterclass para os participantes das oficinas teatrais sera? conduzida em frente ao pu?blico.
Classificação: 16 anos

Instalação Shakespeare/Ellie Kurttz
De 29 de abril a 05 de maio
Horário: das 9h às 21h
Pátio do CCBB

Videoinstalação ine?dita de Ellie Kurttz, uma das principais foto?grafas de teatro da Inglaterra. Shakespeare/Ellie Kurttz e? composta por fotografias de produc?o?es da Royal Shakespeare Company, do Shakespeare’s Globe e de companhias de todo o mundo, que visitaram os principais palcos ingleses durante festivais internacionais de Teatro Shakespeariano, assim como imagens exclusivas dos bastidores. Com concepc?a?o visual assinada por Gringo Cardia, a videoinstalação apresenta imagens que prometem surpreender os visitantes.
Classificação: livre

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651/3652
Funcionamento: quarta a segunda, 9h às 21h
www.facebook.com/ccbbsp
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal //
Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.