Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador chega à Zona Leste com serviços da rede socioassistencial
Março 11, 2011

João Luiz/Secom

João Luiz/Secom

Um serviço que fez sucesso na Praça do Patriarca, no Centro da Capital, atenderá a partir desta quinta-feira (10/3) a população da Zona Leste. O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Itinerante - Tenda do Trabalhador foi instalado na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, em Ermelino Matarazzo, e traz uma novidade: o acesso aos benefícios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A prefeita de São Paulo em exercício afirmou que a medida visa aproximar a Prefeitura das pessoas que mais necessitam dos serviços da rede socioassistencial.

“Esse modelo possibilita todo atendimento necessário à população. Estamos fazendo isso em uma união de esforços das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Semdet) e Assistência Social (SMADS). É uma nova forma de se trabalhar, é uma medida auspiciosa e abre muitos caminhos para as pessoas que moram nas áreas mais distantes da cidade de São Paulo”, explicou a prefeita em exercício.

A parceria entre as secretarias foi firmada no último dia 15 de fevereiro e prevê o oferecimento dos seguintes serviços do CRAS: o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF); inclusão de famílias em programas de transferência de renda; inclusão de famílias na rede socioassistencial conveniada; concessão de benefícios eventuais; concessão de carteira de idosos para transporte interestadual; inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); e acesso à rede de serviços municipais e estaduais.

“Esta é uma nova forma de trabalhar da Prefeitura de São Paulo - sobretudo nas áreas mais carentes. Há uma grande dificuldade de se encontrar prédios construídos para o serviço. Esse modelo criado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, liderada pelo secretário, abre a possibilidade de estar mais próximo de quem precisa da Administração”, ressaltou ela.

Cintra também destacou a importância da união de esforços em prol da população mais carente. “Essa parceria vem somar todos os serviços prestados pela Tenda do Trabalhador. Estamos aumentando a produtividade e eficiência desse equipamento. Aqui atenderemos não somente àqueles que buscam um emprego, mas também qualquer cidadão que tenha problemas de inserção social”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Estrutura e resultados do CAT Itinerante

Com capacidade para atender 300 pessoas por dia, a Tenda do Trabalhador é composta de uma estrutura de alumínio com cobertura de lona medindo 200 m², equipada com mesas e computadores, dotada de muito conforto para o atendimento aos munícipes. No local serão oferecidos serviços como vagas de emprego, inclusão eficiente, inscrição para o MEI (Micro Empreendedor Individual), oficinas do programa Orientação para o Trabalho, emissão da Carteira de Trabalho, habilitação do Seguro-Desemprego, cursos de Qualificação Profissional, microcrédito pelo São Paulo Confia e agendamentos para o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet).

No período em que ficou na Praça do Patriarca (entre os dias 22 de dezembro de 2010 e 25 de fevereiro deste ano), o CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador atendeu 11.706 pessoas. Foram habilitados 349 seguros-desemprego, emitidas 707 carteiras de trabalho, além de 3.475 munícipes encaminhados para o mercado de trabalho. Na unidade também foram realizadas oficinas do Programa Orientação para o Trabalho, com a participação de 1.384 pessoas.

O CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador também realizou 368 consultas e agendou 135 conciliações no Pacet. Em Ermelino Matarazzo, todos esses serviços estarão à disposição da população até o dia 15 de abril. O atendimento será de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>