Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador chega à Zona Leste com serviços da rede socioassistencial
Março 11, 2011

João Luiz/Secom

João Luiz/Secom

Um serviço que fez sucesso na Praça do Patriarca, no Centro da Capital, atenderá a partir desta quinta-feira (10/3) a população da Zona Leste. O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Itinerante - Tenda do Trabalhador foi instalado na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, em Ermelino Matarazzo, e traz uma novidade: o acesso aos benefícios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A prefeita de São Paulo em exercício afirmou que a medida visa aproximar a Prefeitura das pessoas que mais necessitam dos serviços da rede socioassistencial.

“Esse modelo possibilita todo atendimento necessário à população. Estamos fazendo isso em uma união de esforços das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Semdet) e Assistência Social (SMADS). É uma nova forma de se trabalhar, é uma medida auspiciosa e abre muitos caminhos para as pessoas que moram nas áreas mais distantes da cidade de São Paulo”, explicou a prefeita em exercício.

A parceria entre as secretarias foi firmada no último dia 15 de fevereiro e prevê o oferecimento dos seguintes serviços do CRAS: o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF); inclusão de famílias em programas de transferência de renda; inclusão de famílias na rede socioassistencial conveniada; concessão de benefícios eventuais; concessão de carteira de idosos para transporte interestadual; inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); e acesso à rede de serviços municipais e estaduais.

“Esta é uma nova forma de trabalhar da Prefeitura de São Paulo - sobretudo nas áreas mais carentes. Há uma grande dificuldade de se encontrar prédios construídos para o serviço. Esse modelo criado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, liderada pelo secretário, abre a possibilidade de estar mais próximo de quem precisa da Administração”, ressaltou ela.

Cintra também destacou a importância da união de esforços em prol da população mais carente. “Essa parceria vem somar todos os serviços prestados pela Tenda do Trabalhador. Estamos aumentando a produtividade e eficiência desse equipamento. Aqui atenderemos não somente àqueles que buscam um emprego, mas também qualquer cidadão que tenha problemas de inserção social”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Estrutura e resultados do CAT Itinerante

Com capacidade para atender 300 pessoas por dia, a Tenda do Trabalhador é composta de uma estrutura de alumínio com cobertura de lona medindo 200 m², equipada com mesas e computadores, dotada de muito conforto para o atendimento aos munícipes. No local serão oferecidos serviços como vagas de emprego, inclusão eficiente, inscrição para o MEI (Micro Empreendedor Individual), oficinas do programa Orientação para o Trabalho, emissão da Carteira de Trabalho, habilitação do Seguro-Desemprego, cursos de Qualificação Profissional, microcrédito pelo São Paulo Confia e agendamentos para o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet).

No período em que ficou na Praça do Patriarca (entre os dias 22 de dezembro de 2010 e 25 de fevereiro deste ano), o CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador atendeu 11.706 pessoas. Foram habilitados 349 seguros-desemprego, emitidas 707 carteiras de trabalho, além de 3.475 munícipes encaminhados para o mercado de trabalho. Na unidade também foram realizadas oficinas do Programa Orientação para o Trabalho, com a participação de 1.384 pessoas.

O CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador também realizou 368 consultas e agendou 135 conciliações no Pacet. Em Ermelino Matarazzo, todos esses serviços estarão à disposição da população até o dia 15 de abril. O atendimento será de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>