Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Catavento homenageia Charles Darwin em comemoração à sua data de nascimento
Fevereiro 03, 2012

Em celebração à data de nascimento de Charles Darwin (12 de fevereiro de 1809), o Catavento Cultural e Educacional – museu de

ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – promove diversas atividades relacionadas à Teoria da Evolução.

Durante a Semana Darwin, realizada de 7 a 12 de fevereiro, serão exibidos cerca de 20 filmes e documentários durante a Mostra VerCiência Evolução e Biodiversidade, em horários variados (terça a sexta, às 10h, 11h, 14h e 15h; sábado e domingo, às 10h e 11h), no auditório do Catavento, que tem capacidade para 180 pessoas.

Também será aberta ao público no dia 7, a mostra temporária Darwin: Evolução para todos, que fica em cartaz até 4 de março. Disposta no Espaço Darwin, na Seção Vida, a exposição é composta de paineis, animais conservados e exemplos de espécies coletadas por Darwin em sua passagem pelo Brasil, como a Rhea americania (Ema), Forpus xanteropterygius (Tuim) e coleções de besouros, répteis e peixes. O objetivo é expor a história de Darwin e sua teoria acerca da evolução através da seleção natural e também demonstrar como essa teoria influencia o ser humano a compreender suas condições de existência no planeta.

Já nos dias 11 e 12 de fevereiro, sábado e domingo, peça de teatro e oficinas prometem entreter a criançada a partir dos 6 anos de idade. No teatro de bonecos Darwin e a Bicharada, com o Grupo CienciAção, Charles Darwin aparece ao público para contar sobre o que mais gostava de fazer quando era criança, as faculdades que cursou quando era jovem, e é claro, sobre sua viagem ao redor do mundo a bordo do navio britânico HMS Beagle. As apresentações ocorrem em sessões únicas, às 16h, no auditório.

Nas oficinas de Origamis de Darwin, Proibido não tocar, Pinte o bicho! e Tentilhões de Darwin, que ocorrem das 10h às 16h, os participantes serão estimulados a criar dinossauros, borboletas e outros seres vivos; podem tocar e manusear réplicas de fósseis de animais e bichos taxidermizados; colorir desenhos de animais e trabalhar com diversos tipos de semente para entender a mutação dos bicos dos pássaros ao longo do tempo, respectivamente.

Para o público adulto, estudantes de ensino médio e universitários, serão promovidos talk shows para debater de forma descontraída os temas Darwin e o Impacto da Teoria da Evolução com Mario de Pinna (professor do Museu de Zoologia da USP), no sábado, 11 e Darwin, Evolução e Comportamento com César Ades (diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP), no domingo, 12, sempre às 14h.

A Semana Darwin é realizada pelo Catavento Cultural em parceria com o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e a Vídeo Ciência, produtora de materiais audiovisuais, mostras de cinema e palestras de cunho científico.

Programação Semana Darwin:

7 de fevereiro a 4 de março

Exposição Darwin: Evolução para todos

Local: Espaço sobre Darwin e Evolução, Seção Vida, piso térreo

7 a 12 de fevereiro

Mostra VerCiência Evolução e Biodiversidade

De 7 a 10 de fevereiro: sessões às 10h, 11h, 14h, 15h.

Dias 11 e 12 de fevereiro: sessões às 10h e 11h.

Local: Auditório do Catavento, piso térreo

11 e 12 de fevereiro

- das 10h às 16h

Oficinas: “Origamis de Darwin”, “Proibido não tocar”, “Pinte o bicho!” e “Tentilhões de Darwin”

Local: Sala da Arte Cinética, piso superior

- 10h e 11h

Filmes da Mostra VerCiência Evolução e Biodiversidade

Local: Auditório do Catavento, piso térreo

- 14h

Talk Show (um especialista por dia):

Darwin e o Impacto da Teoria da Evolução com Mario de Pinna (professor do Museu de Zoologia da USP).

Darwin, Evolução e Comportamento com César Ades (diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP).

Local: Auditório do Catavento, piso térreo

- 16h

Teatro: “Darwin e a Bicharada”

Local: Auditório do Catavento, piso térreo

Sobre o Catavento

O espaço, fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, divididas em 4 mil metros quadrados e em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

No local também é possível conferir as 23 atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Serviço

Semana Charles Darwin

Local: Catavento Cultural e Educacional

Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Funcionamento do Catavento: terça a domingo, das 9h às 17h. Bilheteria fecha às 16h

Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos

Como chegar: http://www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II

Estacionamento: R$ 5,00

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

Fonte: Fevereiro 03, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas