Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa Mário de Andrade promove ciclo de debates "Paixão por São Paulo"
Agosto 27, 2014

"São Paulo! comoção de minha vida...", frase que abre o poema "Inspiração", de Mário de Andrade (1893 – 1945), em Paulicéia Desvairada (1922), resume a relação do modernista com a cidade que perpassou sua vida e sua obra. Inspirada em seu patrono, a Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade promove, entre 2 e 3 de setembro, o 2º Ciclo de Debates "Paixão por São Paulo, a cidade que conduz: Barra Funda e Pompéia". As inscrições gratuitas devem ser feitas no site das Oficinas Culturais, ou na unidade, até dia 1º.

O 2º Ciclo de Debates: "Paixão por São Paulo, a cidade que conduz: Barra Funda e Pompéia" visa debater a relação entre memória e história no processo de preservação e conservação do patrimônio cultural paulistano, as permanências, os estereótipos e seus usos. A primeira edição, realizada em março também sob mediação do jornalista e professor André Rocha, e da designer de moda e fotógrafa Paula Dias, enfocou o centro da cidade e o Bixiga.

Agora, para discutir o tradicional bairro da Barra Funda, na terça-feira (2), a Oficina da Palavra recebe o produtor e diretor de fotografia Cauê Ueda – que também participa do movimento BaixoCento, um festival de música alternativo e colaborativo –, o fotógrafo especializado em arquitetura das cidades, Cristiano Mascaro, e Nádia Somekh, diretora geral do DPH - Departamento do Patrimônio Histórico e presidente do Conpresp - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Na quarta-feira (3), é a vez da Pompeia – ou Vila Pompeia – ser o foco das discussões. Participam da mesa, Karina Saccomano Ferreira, arquiteta e presidente da ACCC, Oscip que trabalha para a valorização do patrimônio histórico e que desenvolve projetos culturais na Casa das Caldeiras; Flávia Lemos, produtora cultural, coordenadora de projetos de economia criativa na ProjectHub e integrante do coletivo Ocupe & Abrace, que realiza o Festival Praça da Nascente, na Pompeia; e Fernanda De Divitis,coordenadora do Amplifica Pompeia, desdobramento do Amplifying Creative Communities, projeto que objetiva a multiplicação de ações coletivas em favor de centros urbanos mais aprazíveis.

Sobre os mediadores

André Rocha é jornalista e professor da pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada da Universidade Mackenzie. Atualmente é diretor de conteúdo para publicações e TV na Agência TUTU. É um dos idealizadores do projeto HeySampa.

Paula Dias é formada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, pós-graduada em Gestão Estratégica de Marcas pela FIA-USP e participa do programa Cours de Civilisation Française da Université Paris Sorbonne (Paris IV). Atualmente estuda pesquisa comportamental e etnográfica por meio de fotografia. É uma das idealizadoras do projeto HeySampa.

A Oficina da Palavra – Casa Mario de Andrade é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Programa

2º Ciclo de debates "Paixão por São Paulo, a cidade que conduz: Barra Funda e Pompeia"
Mediação: André Rocha e Paula Dias
2 e 3/9 – terça e quarta-feira – 18h30 às 21horas
Público: interessados em geral a partir de 18 anos
Inscrições: até 1/9
Seleção: primeiros inscritos no site das Oficinas Culturais ou na Oficina da Palavra
20 vagas por dia

Dia 2: Barra Funda
Debatedores: Cauê Ueda, Cristiano Mascaro e Nádia Somekh
Mediador: André Rocha

Dia 3: Pompeia
Debatedores: Flávia Lemos, Karina Saccomano Ferreira e Fernanda De Divitiis
Mediadora: Paula Dias

Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade
Coordenador: Rosa Artigas
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - Cep: 01154-010 - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 |
E-mail: casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h | Sábado das 9h às 13h
Inscrições: Segunda a sexta-feira das 14h às 20h | Sábados das 9h às 13h
OBS: não possui estacionamento.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

Fonte: Assessoria de Imprensa – POIESIS / Oficinas Culturais