Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa Guilherme de Almeida promove palestra com o escritor e tradutor norte-americano Peter Wortsman
Novembro 05, 2014

A Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – recebe Peter Wortsman, contista, dramaturgo, ensaísta e tradutor norte-americano, para ministrar a palestra "Meditação em tradução, ego transcendente e voz transmissora", que será realizada no dia 12 de novembro, às 19h, no anexo do museu. A entrada é gratuita.

O palestrante apresentará sua poética da tradução como uma forma de viagem interior, atendo-se ao contato com o outro dentro de si mesmo. Seu interesse, como escritor e tradutor, reside na tensão entre o estrangeiro e o nativo, na assimilação consciente de influências externas e na revelação do estranho por trás do familiar.

A palestra será proferida em inglês. Os participantes terão acesso a uma tradução escrita, em português, da apresentação, que será exibida durante a palestra. Haverá, após a palestra, tradução consecutiva das perguntas dos participantes, ao inglês, e das respostas do palestrante, ao português.

A atividade é gratuita. É necessário inscrever-se antecipadamente, pelo e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com ou pelo telefone (11) 3673-1883.

Peter Wortsman – contista, dramaturgo e ensaísta – nasceu em Nova York, em 1952, filho de imigrantes judeus austríacos. À sua educação bilíngue se somou, posteriormente, o aprendizado da língua francesa. Como tradutor do alemão para o inglês, dedicou-se a autores como Peter Altenberg, Adelbert von Chamisso, os irmãos Grimm, Heinrich Heine, Heinrich von Kleist, Robert Musil e Mynona (Salomo Friedlaender).

A tradução também inspirou a sua produção literária, notadamente sua peça de teatro Burning Words, instigada por sua tradução inglesa do humanista alemão Johannes Reuchlin, que – no século XVI – fez uma defesa histórica dos livros hebraicos contra as falsas acusações da Inquisição. Sua obra literária e tradutória foi merecedora de diversos prêmios nos EUA.

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br