|
Casa de Cultura Chico Science oferece oficina de teatro a partir de agosto Julho 18, 2011
A Casa de Cultura Chico Science recebe inscrições para a oficina de teatro vocacional, dirigida para jovens a partir de 14 anos, que será realizada entre os meses de agosto e dezembro. O programa é formado por projetos de artes visuais, música, teatro, dança e aldeias. O objetivo é iniciar jovens talentos com a finalidade de promover a ação e reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da Cidade. A equipe de coordenadores e artistas-orientadores contratados anualmente é formada preferencialmente por quem trabalha com equipamentos das secretarias municipais de Cultura e de Educação.
O programa não visa ao desenvolvimento técnico ou à detecção de talentos, mas sim à emancipação, por meio do trabalho artístico-pedagógico, o que se dá não como um atributo individual, porém com o conhecimento adquirido através de uma prática coletiva. A pedagogia baseia-se em princípios e procedimentos comuns em constante reflexão com a diversidade das práticas desenvolvidas.
A palavra vocação é traduzida no sentido de dar voz aos participantes por meio da expressão artística. Portanto, os inscritos devem buscar uma participação ativa e consciente nas práticas que serão desenvolvidas, nos conceitos, procedimentos e escolhas relacionadas ao discurso poético produzido coletivamente.
Os princípios artístico-pedagógicos
Ação cultural: ações continuadas para abrir frentes de diálogo para possibilitar a ocupação cultural de outros espaços da Cidade.
Pesquisa artístico-pedagógica: capacidade de instigar e formular perguntas, refletir e reinventar suas práticas artísticas a partir da relação entre os participantes do programa e a realidade encontrada nos espaços de atuação.
Reflexão sobre forma e conteúdo: propor uma relação ativa com a obra, relacionando o que se quer dizer e como se diz algo no encaminhamento do processo de criação artística.
Os procedimentos artístico-pedagógicos
Ocupação/criação de espaço: práticas criadas para promover a reflexão e apropriação dos espaços públicos, ocupando-os de maneira artística e coletiva.
Protocolo artístico-pedagógico: espécie de diário artístico ou registro cotidiano que continuamente evidencia o trabalho dos coletivos, motiva esclarecimentos, desfaz dúvidas e traça novos rumos.
Apreciação: espaço de compartilhamento da experiência vivida em cada coletivo, em forma de reflexão crítica e sem posição fixa de julgamento, podendo gerar novas propostas artísticas.
Serviço
Casa de Cultura Chico Science Endereço: Rua Abagiba, 20 Telefone: 2969-7066
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|