Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Casa das Rosas comemora 20 anos com programação especial
Dezembro 07, 2011

1991. A Avenida Paulista celebrava seu centenário e a Casa das Rosas era transformada em espaço cultural. Símbolo de São Paulo, a Paulista é a "perfeita tradução" da história econômica da cidade e do país - da agricultura ao mercado financeiro, em menos de um século. Mas, em 1991, já começava a se converter no que é hoje: a Avenida da Cultura.

Em dezembro, a Casa das Rosas comemora 20 anos como espaço cultural: de Galeria de Arte Contemporânea, depois Galeria Virtual, a maior e mais importante espaço público do país voltado à Poesia e à Literatura. Muitos se espantam com um espaço dedicado à poesia na avenida mais nobre de São Paulo. Desconhecem que a cidade foi fundada por um poeta, José de Anchieta, ganhou destaque nacional com os poetas românticos que aqui estudaram, como Álvares de Azevedo, foi modernizada pelos poetas Mário e Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida e se projetou internacionalmente com a poesia concreta de Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos. Uma cidade sempre movida à poesia.

Uma cidade que teve, durante as duas últimas décadas, no coração de sua riqueza, no núcleo do seu poder econômico, um foco de resistência, um escape da mesmice por meio da arte de vanguarda e da poesia.

Confira nossa programação, intitulada Paratodos, com destaque para a mescla de poesia, música, teatro e performances durante a sétima edição da Rave Cultural, e também para a gratuidade das oficinas que, em dezembro, estimulam a escrita e a dança:

Eventos Especiais

Rave Cultural

Sábado, 10 de dezembro, 14h.

Em 2011, a Casa das Rosas completa 20 anos como espaço cultural e, para comemorar seu aniversário, realizaremos a sétima edição da Rave Cultural, um evento em que a poesia é a anfitriã e a música, o teatro e as performances completam a festa.

Oficinas

Inscrições na recepção da Casa das Rosas. Documentação necessária: uma foto 3x4; xerox do RG; xerox do comprovante de residência. Com certificado digital (mínimo de 70% de frequência).

Vagas: 30.

O Prazer da Escritura

Com Reynaldo Damazio.

Quintas-feiras, 1, 8 e 15 de dezembro, 19h30.

O objetivo é trabalhar a criação do texto literário, em prosa e verso, a partir de uma perspectiva lúdica e crítica, buscando, como parâmetro de diálogo e de confronto, as obras de autores contemporâneos.

Do Cricri Ao Crítico- Oficina de crítica literária

Com Frederico Barbosa.

Terça, quarta e quinta-feira, 13, 14 e 15 de dezembro, 19h30.

A grande questão discutida nesta oficina é o que caracteriza a postura crítica diante de uma obra de arte. Trabalhando as diferentes formas de abordagem possíveis à produção artística, sintetizadas em paráfrase, comentário, interpretação e análise, os participantes serão levados a ler detalhadamente a própria crítica e a produzir textos a partir da leitura de obras que lhes serão apresentadas.

O Que É Poesia?

Com Marco Antônio Pezão.

Terça, quarta e quinta-feira, 6, 7 e 8 de dezembro, 19h30.

A oficina tem por objetivo estimular a criação literária escrita e falada, por meio da leitura de poemas de autores clássicos e contemporâneos, com exercícios de escrita de temática livre, para que o interessado comece a tomar contato com a imagem poética.

Escrita em Movimento

Com Paula Petreca.

Sábados, 3 e 17 de dezembro, 14h.

Oficina que trabalha a atenção para os sentidos do corpo por meio de propostas físicas. Focando as relações entre motricidade e cognição, amplifica a capacidade de atenção para descrever experiências corporais, adensando as possibilidades de relato. Articula todo o corpo na produção de falas, explorando novos tipos de discurso. A criação de metáforas surge como experiência física. E a poesia, como dança.

Música

Recital de Música de Câmara da USP - Última Inspiração

Curadoria: prof. dr. Michael Kenneth Alpert.

Com Maria Rita Brandão Machado, Luciana Fernandes Rosa e José Vieira.

Sexta-feira, 2 de dezembro, 12h30.

Idealizado pelo pianista José Vieira, o espetáculo traz canções brasileiras das décadas de 1930 a 1960, contempladas com pequenos textos de Florbela Espanca e Manuel Bandeira, apresentadas em formato de cabaré.

Ciclo de Saraus da Casa

A Plenos Pulmões

Apresentação: Marco Pezão.

Sábado, 3 de dezembro, 19h.

Dedicado aos amantes da poesia, o objetivo é incentivar a literatura escrita e falada. O microfone da Casa das Rosas está aberto. Estufe o peito e solte o verso! As inscrições começam uma hora antes do sarau.

Diálogos Poéticos

Apresentação: Frederico Barbosa e Marco Pezão.

Com Michel Yakini e Rodrigo Ciriaco.

Música: Jogando Tango.

Sábado, 10 de dezembro, 19h.

A cada encontro, o Diálogos Poéticos recebe dois poetas contemporâneos, que são entrevistados e leem alguns de seus poemas. O sarau é aberto à participação do público, que tem a oportunidade de apresentar poemas próprios. Neste mês, como parte da programação especial da Rave Cultural, terá convidados especiais!

Chama poética - Alegria de Ser

Direção: Fernanda de Almeida Prado.

Participações especiais: Fernanda Conrado, Irineu de Palmira, Antônio Lázaro de Almeida Prado e Grupo Capoeira Equilíbrio.

Sábado, 17 de dezembro, 19h.

Para comemorar os sete anos do projeto, haverá diversas atrações: na abertura, o grupo Capoeira Equilíbrio, com seus jogos, batuques e ritmos, depois, o músico Irineu de Palmira, com suas músicas, intercaladas por declamações. Antônio Lázaro de Almeida Prado é nosso poeta convidado.

TRAGA SUA CORRENTE E CADEADO E DEIXE SUA BIKE NO BICICLETÁRIO DA CASA DAS ROSAS!

Instalado ao lado do Café PanAroma, o bicicletário é um projeto sustentável, elaborado em parceria com a Shimano, e que respeita o patrimônio histórico, já que não tem pontos de fixação. Venha conhecer!

Serviço

Casa das Rosas – Programação de Dezembro de 2011

Data: 1º a 17 de dezembro.

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;

domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.

Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Site: http://www.casadasrosas-sp.org.br

Twitter: http://www.twitter.com/casadasrosas

Fonte: Dezembro 07, 2011:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/casadasrosasvinteanos07dez2011.php on line 103

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/casadasrosasvinteanos07dez2011.php on line 103

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/casadasrosasvinteanos07dez2011.php on line 103
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/casadasrosasvinteanos07dez2011.php on line 110

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/casadasrosasvinteanos07dez2011.php on line 110

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/casadasrosasvinteanos07dez2011.php on line 110