Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Casa das Rosas completa 20 anos com programação especial
Novembro 30, 2011

Em dezembro, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Cultura, comemora os 20 anos de atuação como espaço cultural na cidade de São Paulo. Para comemorar, foram programados eventos especiais que começam com a sétima edição Rave Cultural, no dia 10 de dezembro, que mesclará poesia, música, teatro e performances culturais.


A partir de dezembro, as oficinas ministradas pela Casa passam a ser gratuitas. As inscrições devem ser feitas na recepção mediante a documentação necessária - uma foto 3x4; xerox do RG e xerox do comprovante de residência. Para cada curso, há 30 vagas disponíveis, com entrega de certificado digital desde que o aluno tenha, no mínimo, 70% de frequência.


Oficinas do mês:


O prazer da escrita - com Reynaldo Damazio;
Do cricri ao crítico - com Frederico Barbosa (diretor da Casa das Rosas);
O que é poesia? - com Marco Antonio Pezão
Escrita em movimento - com Paula Petreca.


20 anos de Casa das Rosas: breve histórico


1991. A Avenida Paulista celebrava seu centenário e a Casa das Rosas, tombada pelo Condephaat, era transformada em espaço cultural. Símbolo de São Paulo, a Paulista é a "perfeita tradução" da história econômica da cidade e do país - da agricultura ao mercado financeiro, em menos de um século. Mas, em 1991, já começava a se converter no que é hoje: a Avenida da Cultura.


Neste mês, a Casa das Rosas comemora 20 anos como espaço cultural: de Galeria de Arte Contemporânea, depois Galeria Virtual, a maior e mais importante espaço público do país voltado à Poesia e à Literatura. Muitos se espantam com um espaço dedicado à poesia na avenida mais nobre de São Paulo. Desconhecem que a cidade foi fundada por um poeta, José de Anchieta, ganhou destaque nacional com os poetas românticos que aqui estudaram, como Álvares de Azevedo, foi modernizada pelos poetas Mário e Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida e se projetou internacionalmente com a poesia concreta de Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos. Uma cidade sempre movida à poesia.


Uma cidade que teve, durante as duas últimas décadas, no coração de sua riqueza, no núcleo do seu poder econômico, um foco de resistência, um escape da mesmice por meio da arte de vanguarda e da poesia. Confira aqui a programação completa.


Serviço


Casa das Rosas - Programação de Dezembro de 2011
1º a 17 de dezembro.
Avenida Paulista, 37 - próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 10h às 18h.
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas-sp.org.br


Da Secretaria da Cultura

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>