Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Tambores e poesia inspiram meditação na Casa das Rosas
Setembro 02, 2015

A Meditação com Tambores, grupo que usa a música como um dos veículos para incentivar insights e o autoconhecimento, realizará na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no dia 6 de setembro, uma meditação especial celebrando o início da primavera. O evento será realizado no jardim do museu que pertence à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e é gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura.

A meditação será conduzida pela atriz e arquiteta Mônica Jurado, enquanto Cristiane Velasco interpretará o poema de Pessoa e cantará várias cantigas que fazem referência à rosa, como Cantigas de Roda da Cultura da Infância, Cantigas de Manifestações Populares Brasileiras e Cantos de Trabalho. A elas se unem um duo de cordas formado por Erica Beatriz Navarro (violoncelo) e Cá Raiza (violino, rabeca e viola de arco).

Os participantes poderão trazer mats ou colchonetes de yoga para meditar confortavelmente. No evento, será lido o poema Eros e Psique, de Fernando Pessoa, permeado pelo som de tambores, castanholas, rabeca, violino, violoncelo e cantigas da cultura popular. O grupo deseja propiciar aos espectadores relaxamento e tempo para refrescar pensamentos e emoções.

"É uma perspectiva simples, rápida e prazerosa para melhorar saúde e humores, estimular a criatividade e tonificar a mente, melhorar a qualidade do sono e promover uma realidade pessoal mais serena e calma, além do deleite de ouvir boa música e apreciar Fernando Pessoa", explica a produtora cultural Maria Carolina, da Maria Sol Produções Culturais, responsável por levar o projeto até a Casa das Rosas.

A Meditação com Tambores surgiu em São Paulo há um ano e meio quando a meditadora Monica Jurado, a artista Cristiane Velasco e a psicanalista Patrícia Alcântara resolveram unir seus talentos em busca de uma nova forma de meditar usando tambores. O ritmo da percussão colabora no processo de relaxamento e leva os participantes viajarem em suas paisagens internas.

Serviço

Meditação em versos e rosas
Domingo, 6 de setembro, às 15h
com: Monica Jurado, Cristiane Velasco e Patrícia Alcântara e os músicos Erica Beatriz Navarro e Cá Raiza
Observações: É recomendado que os participantes tragam mats ou colchonetes de yoga para meditar confortavelmente.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas

Fonte: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado da Cultura