Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa das Rosas promove, domingo, Dia de Brincar
Maio 26, 2015

Qual criança não sonhou em brincar com um dragão? Ver um rei deposto, ou bancar o cavaleiro rebelde? Para comemorar o Dia mundial do brincar, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realiza uma dobradinha de atividades no dia 31 de maio, às 10h e às 15h. O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado, administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

O Núcleo Educativo da Casa das Rosas, em parceria com os educadores Rafael Limongelli, Luara Carvalho, Marília Carvalho e Manuella Alves, planeja um dia de brincadeiras com Pintura com tinta comestível, Partilha do tesouro, Criação de máscaras, Cineclube e Palhaçaria. Em Brincadeiras de um dragão dorminhoco, um rei deposto e um cavaleiro rebelde o público terá inúmeras atividades que convidam também adultos para, além de se divertir, refletir sobre a importância do brincar.

Os educadores pretendem estimular o público a criar um mural em tecido de algodão cru com tintas feitas de beterraba, cenoura e couve. Logo em seguida, na Partilha do Tesouro, pistas serão espalhadas pela casa e pelo jardim, mas só pode brincar quem colaborar, nada de competição!

Imitação

Quem nunca brincou de imitar o outro? Em Máscara do Mundo, as crianças são convidadas a observar os passantes e, assim, escolher uma pessoa para imitar suas características mais evidentes. Depois, a ideia é construir uma máscara feita de saco de pão a partir dessas características, reinventando figuras humanas.
Para encerrar, serão exibidos seis curtas no Cineclube, dentre eles El empleo e a história do gato Meow. Para relaxar no final do dia, depois de tantas brincadeiras, na hora da palhaçaria, o número Corra Limo, Corra! com o palhaço Limo Nada.

Educadores

Rafael Limongelli é ator (INDAC/2008), cientista social (PUC/2013) e mestrando em Educação (UNIFESP/2015). Publicou o livro Cretino (Patuá, 2013) em São Paulo.

Luara Carvalho é historiadora (Fundação Santo André/2013), trabalha com arte educação desde 2009 em museus e instituições culturais (Bienal, SESC, Museu da Casa Brasileira, Centro Cultural São Paulo, etc).

Marília Carvalho é arte educadora (UNESP/2011) e artista visual (UNESP/2013), trabalha com arte educação desde 2009 em museus e instituições culturais (PIA, Espaço de Leitura, Bienal, etc).

Manuella Alves é pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013) e Aprendiz de Atuação na Escola SP de Artes do Palco (2015). Pesquisa arte e educação há seis anos tendo trabalhado com diversas faixas etárias.

Serviço

Dia de Brincar - Brincadeiras de dragão
Domingo, 31 de maio, às 10h e às 15h
Atividade livre e sem inscrição.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas

Fonte: deboranazari@casadasrosas.org.br