Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa das Rosas participa, com poesia, da Virada Cultural
Junho 15, 2015

O evento mais esperado da cidade de São Paulo está de volta! E a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura novamente vai marcar presença na Virada Cultural, que acontece nos dias 20 e 21 de junho, com a tradicional Virada da Poesia 2015. O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura.

O evento ocorrerá no jardim e, de madrugada, na parte interna do museu. A ideia é celebrar o diálogo entre poesia, literatura e música com diversas apresentações e intervenções. No domingo, durante a Viradinha da Poesia, uma programação voltada para todos os públicos foi elaborada pelo Núcleo Educativo. Venha prestigiar esse momento cultural que corre as ruas da capital paulista! Lembrando que se chover, teremos tendas para abrigar o público na casa que pertenceu à família do Ramos de Azevedo.

Confira a programação completa:

Sábado, 20 de junho

12h
PEGUE LIVROS!
das 12h às 16h
Durante a Virada da Poesia, o Centro de Apoio ao Escritor promove a doação de centenas de livros de diversos gêneros e autores, para leitores de todas as idades e gostos. Cada visitante poderá escolher e levar até três livros, gratuitamente.

18h
CANTA POESIA
com: Coral da Casa das Rosas
direção musical: Adilson Rodrigues
músicos convidados: Adriano Busko, Gustavo Barbosa Lima e Thomas Howard
Fundado em março de 2013, o Coral da Casa das Rosas, formado por 32 cantores, apresenta poemas de autores brasileiros, como Drummond, Manuel Bandeira, Hilda Hilst, Oswald de Andrade, Adélia Prado, entre outros, já musicados por diversos compositores, e outros tantos, compostos pelo maestro especialmente para este projeto.

20h
MACUNA
com: Iara Rennó, Mariá Portugal e Maria Beraldo Bastos
Nova versão do CD Macunaíma Ópera Tupi (Selo SESC, 2008), de Iara Rennó, o show Macuna, que mistura música e literatura, traz em linguagem contemporânea, quente e psicodélica a história do icônico anti-herói brasileiro, personagem principal do livro Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, do escritor modernista Mário de Andrade, que morreu há 70 anos.

22h
VIOLÃO LIVRE
com: Duofel
Formado pelos violonistas autodidatas Fernando Melo, alagoano de Arapiraca, e Luiz Bueno, paulistano, o Duofel, nesta apresentação, não privilegia nenhum estilo ou escola violonística: permite-se experimentar toda e qualquer expressão musical, trazendo a linguagem pop dos Beatles, a visão ímpar de clássicos da MPB e algumas de suas quase duzentas composições próprias, tocando em seis diferentes tipos de violões. A dupla, que tem 13 CDs e três DVDs lançados no Brasil e no exterior (Europa, Estados Unidos e Índia), celebra 36 anos de amizade e música.

INTERVENÇÃO

OS POLVOS POÉTICOS
com: Grupo Sensus
criação e direção: Thereza Piffer
das 19h às 21h
Inspirados na velha brincadeira do telefone sem fio, Os Polvos Poéticos são uma forma divertida e encantadora de chamar a atenção. Dez atores declamam poesias através de conduítes e são ouvidos por seis pessoas simultaneamente. De forma chamativa, porém intimista e silenciosa, Os Polvos Poéticos atingem pessoas de todas as idades e proporcionam uma experiência única e marcante.
Elenco: Renata Machado, Debora Ester, André Auke e Leandro Destácio

Domingo, 21 de junho

0h
PÉ DE PASSAGEM
com: Poetas Ambulantes
Na Virada Cultural o sarau Pé de Passagem traz mais uma vez os Poetas Ambulantes para ocupar a Casa das Rosas com os coletivos convidados. Desta vez os poetas do Sarau Verso em Versos, da zona Sul, e o sarau MAP, da zona Leste, vêm de suas quebradas para distribuir poesia e sorrisos ao público da Casa. A novidade é que no lugar de fazer intervenção nos transportes após o sarau, os coletivos convidam o público para fazer intervenções nos ônibus e metrôs da Av. Paulista uma hora antes do sarau, e assim aquecer os pulmões para a Virada da Poesia.

2h30
SLAM BLUES
com: Roberta Estrela D'Alva, Cassio Martins e Daniel Oliva
Poesia. Blues. Palavra. Neste show autoral, a atriz-MC Roberta Estrela D'Alva dissipa as fronteiras entre a palavra, a música, o improviso e o spoken-word numa viagem musical em que a poesia se encontra com o teatro e o hip-hop e se une ao blues.

VIRADINHA CULTURAL
Domingo, 21 de junho a partir das 11h

11h
SHOW COM A BANDA TUTTI AMICI
Ao explorar linguagens musicais do leste europeu e elementos do circo, a Banda Tutti Amici chega à Casa das Rosas com o espírito de ocupação cultural e artística dos espaços públicos. A apresentação conta com repertório de composições próprias e releituras de temas consagrados do gênero, marcada pela constante interação com o público, utilizando encenações e malabarismo.

12h
PRA FRENTE
com: Raíssa Guimarães
músico: Pedro Paes
Contação de histórias que parte de mitos gregos, africanos e indígenas e das características educativas e divertidas dessas tradições, e tem por mérito incentivar a subjetividade de seus ouvintes. Raíssa Guimarães retira as histórias de livros de mitologia e de aspectos característicos da atualidade, e lança mão de sua inspiração e repertório pessoal, com a presença de elementos sonoros, trilhas e músicas populares executadas ao vivo.

14h
DR. FRIKY
com: Gonzalo Caraballo
Dr. Friky é um cientista charlatão que viaja pelo mundo se apresentando e compartilhando poções e truques mágicos com seus espectadores. Com sua sagacidade, desperta um olhar curioso e atrevido para tudo o que faz. Ele é um palhaço fantasiado de cientista! Prepare-se para situações extremas que impactam e momentos poéticos que emocionam.

15h
PARQUE DO CIRCO
Espaço itinerante e recreativo, destinado ao desafio corporal por meio de brincadeiras circenses. Crianças, jovens e adultos podem participar e interagir com a ajuda de monitores especializados. Estes orientam e estimulam o participante a conquistar novas habilidades corporais brincando com os mais diversos circuitos de atividades temáticas: malabares, pontaria, equilíbrio, jogos coletivos, técnicas aéreas e acrobacias. O visitante escolhe os brinquedos pelo seu interesse, criando seu próprio circuito de atividades.

17h
SHOW COM CHICO TEIXEIRA
com: Chico Teixeira e banda
Após trabalhar ao lado do pai, Renato Teixeira, o músico descobriu uma nova leitura sobre a vida, a profissão e a estrada. Cresceu entre as melhores safras da música brasileira e vem mostrar o diferencial do seu trabalho. O set list inclui compositores renomados, como Geraldo Roca e Ataulfo Alves. Chico Teixeira e sua banda fazem uma grande homenagem à musicalidade poética interiorana.

INTERVENÇÃO

INSTALAÇÃO INTERATIVA: MESA HERMÉTICA
com: Fabián Barros Andrade e Hernán González
das 10h às 14h
Instalação que funciona como um instrumento musical para desenhar, possibilitando interações lúdicas e divertidas que partem da ideia de associar traços, sons e cores. Os artistas convidam os participantes a desenharem com canetinhas normais que irão gerar paisagens sonoras.

Serviço

Virada da Poesia – Virada Cultural
Sábado e Domingo, 20 e 21 de junho
Todas as atividades são gratuitas e a entrada é livre.
Não é necessário fazer inscrição.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas