Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Verão de Poesia: temporada 2013 de oficinas gratuitas na Casa das Rosas começa em 12 de janeiro
Janeiro 11, 2013

A temporada 2013 de oficinas gratuitas na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, começa em 12 de janeiro, como parte da programação do nono Verão de Poesia. Haverá atividades voltadas para a videopoesia, criação poética, elaboração de escrita para ficção e história do Haicai.

Todas as oficinas são gratuitas e dão direito a certificado digital de participação para quem tiver mínimo de 75% de frequência. As inscrições devem ser feitas na recepção da Casa das Rosas a partir da quarta-feira, 19 de dezembro. Com exceção da oficina “Videopoesia: Da teoria à prática”, que tem 15 vagas disponíveis, o número de vagas disponibilizadas para cada oficina é de 35 alunos.

Veja abaixo todas as atividades:

VIDEOPOESIA: Da teoria à prática
Por Donny Correia
Sábados, 12, 19 de janeiro e 2,16 e 23 de fevereiro, das 15h às 17h30
Vagas: 15

O curso abordará conceitos históricos e estéticos do cinema de poesia desde suas origens nos anos 1920, passando pelo surgimento da videoarte, nos anos 1960, até os videoartistas britânicos dos últimos 30 anos. Paralelamente a esta etapa expositiva, os alunos formarão grupos de trabalho para conhecerem alguns conceitos práticos da realização de um videopoema, como ideia básica, roteiro, captação de imagem e tratamento. No final, cada grupo terá realizado um breve videopoema a partir de um tema comum discutido com o professor.

É desejável que o aluno tenha noções de qualquer software de edição.

Donny Correia, poeta e cineasta, é gerente de programação da Casa Guilherme de Almeida.

POESIA, SAUDADE DA PROSA
Por Tarso de Melo
Terças-feiras, 15, 22 e 29 de janeiro e 5,19 e 26 de fevereiro, 19h30
Vagas: 35

Oficina de criação poética em homenagem ao poeta português Manuel António Pina (1943-2012), dedicada a pensar sobre – e desafiar criativamente – o que é escrever poesia em nosso tempo, tendo como referência a leitura de um grande poeta, vencedor do Prêmio Camões 2011, que lidou de modo exemplar com as questões que se colocam para a poesia contemporânea.

Tarso de Melo é autor de diversos livros de poesia, sendo o mais recente Caderno Inquieto (Dobra, 2012). É também advogado e professor universitário, mestre e doutor em Filosofia do Direito pela USP

HAICAI – Um exercício de iluminação poética
Por Edson Cruz
Quintas-feiras, 17, 24 e 31 de janeiro e 7,21 e 28 de fevereiro
Vagas: 35

Na Oficina, serão vistos alguns aspectos históricos do Haicai Clássico, sua forma original, como ele foi recepcionado e praticado no Brasil e qual é a essência de sua busca. Analisaremos alguns haicais clássicos, algumas traduções e exercitaremos a fatura de nossos próprios haicais com exercícios e jogos feitos em aula.

Edson Cruz é poeta e editor do site Musa Rara (www.musarara.com.br).

A ESCRITA EM DIA
Por Paulo Nogueira.
Sábados, 19, 26 de janeiro, 2,16 e 23 de fevereiro e 2 de março, 10h
Vagas: 35

As aulas fornecerão ensinamentos sobre como escrever uma obra de ficção (romance, conto, roteiro, peça). Será atribuída uma “lição de casa” entregue pelo aluno na aula seguinte, para a respectiva avaliação e discussão.

Paulo Nogueira é escritor e tradutor, autor de oito romances e um volume de crônicas. Jornalista cultural e crítico das revistas Bravo!, Época e Piauí.

Programação Verão de Poesia – Oficinas gratuitas
A partir de 12 de janeiro de 2013

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi:Alameda Santos, 74
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Blog: www.casadasrosas-sp.blogspot.com

Fonte: Assessoria de imprensa da Casa das Rosas


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas