Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa das Rosas celebra Aniversário da Cidade de São Paulo com Poesia
Janeiro 20, 2016

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social POIESIS, irá comemorar os 462 anos da cidade de São Paulo com muita poesia, trazendo a 12ª edição do Sampoemas - o Verão de Poesia, no dia 25 de janeiro, a partir das 14 horas.

O museu convida os visitantes para uma imersão na poesia puramente paulistana, de forma livre, leve e rica. No evento, será possível conhecer a trajetória poética da capital paulista por meio de projeções interativas, cursos curtos sobre poetas e documentários poéticos. Renata Pallotini, poeta emblemática de São Paulo, também receberá uma homenagem justa e histórica na ocasião.

Projeções Poéticas
Das 14h às 19h
Computadores e projetores serão dispostos, apresentando poemas interativos e apresentações da obra de poetas de São Paulo.

Projeção de Filmes
Às 15h e às 17h
Lotação: 40 lugares
Serão exibidos dois documentários sobre dois importantes movimentos poéticos nascidos em São Paulo. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes da exibição de cada filme.

- 15h - Documentário Kombiblioteca (iniciativa do Museu da Pessoa)
Idealizado por Jonas Worcman, Binho, Daniel Minchoni e Berimba Jesus, o documentário percorreu os principais saraus da periferia de São Paulo registrando a história de vida de grandes poetas da cena, para contar um pouco desse movimento que cresce cada vez mais.

- 17h - Documentário Poetas de Campos e Espaços
Direção: Cristina Fonseca

Poesia Aperitivo
A partir das 15h
Com: Frederico Barbosa
Entrada Livre, sujeita à lotação.
Em encontros de meia hora, nossos visitantes serão brindados com um aperitivo sobre a vida/obra de quatro importantes poetas paulistanos.

15h – Álvares de Azevedo
16h – Oswald de Andrade
17h – Haroldo de Campos
18h – Augusto de Campos

Renata Pallottini, 85 Anos de São Paulo, Poesia e Anarquia
A partir das 20h
Diálogo entre depoimentos gravados em vídeo para o documentário!VIVA RENATA!, intercalados por leituras dramáticas de poemas, além de poemas musicados que retomam e sintetizam períodos da sua vida e obra. Renata Pallottini – Cadeira Nº20 da Academia Paulista de Letras, é poeta, romancista, contista, autora de literatura infantil e juvenil, dramaturga, tradutora, ensaísta, roteirista e professora na Escola de Cinema em Cuba e na EAD/USP.

Serviço

12º Sampoemas – Aniversário de São Paulo
Segunda-feira, 25 de janeiro, a partir das 14h
Entrada livre e gratuita