Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Carnaval da Vila Esperança retoma sua Tradição
Janeiro 26, 2016

A Batalha de Confetes, comemorada um final de semana antes da abertura oficial do Carnaval e na qual os homens se vestem de mulher para brincar e divertir os foliões, começou por volta do ano de 1922, nas ruas de Vila Esperança. Com o passar dos anos e crescente competição entre as escolas de samba vão perdendo força. Em 2016, buscando resgatar o envolvimento familiar e a participação popular, a Subprefeitura Penha e o Centro Cultural Penha, organizam a tradicional festa.

Este ano, a abertura, mais conhecida como esquenta, no dia 31 de janeiro na Rua Atuaí, prevê a chegada dos blocos às 15h com a Bateria Salmo 150, da Renascer; às 15h30 será a vez do Bloco da Caverna em homenagem ao Tim Maia, depois seguem os blocos do Centro Cultural Penha Espalhafatos, É do Balacobaco e Pequeno + Balança, que sairá às 16h do Largo do Rosário e caminhará pelas ruas Major Angelo Zanchi, Irapucará, Aquilino Vidal, Mirandinha, Orêncio Vidigal e Atuai.

Os blocos Tio Gal e Ruve se concentrarão às 14h nas ruas Evans e Cumai. Depois é a vez do bloco Chorões da Tia Gê, sair às 15h30, das ruas Dr. Heládio e Alvinópolis. Já o bloco Favela Chic se concentra às 13h e sai às 16h da Rua Isabel, com chegada na Rua Atuaí.

Mas a grande novidade será a retomada do bloco Ziriguidum e da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde que se concentra às 17h40, com saída às 18h30, da Rua Julio Rinaldi em sentido à Rua São Florêncio e travessia da Av. Amador Bueno da Veiga, Rua Maria Carlota e Rua Atuaí, com encerramento às 20h00.

O Carnaval oficial já tem programação definida. No dia 6 de fevereiro, pela ordem, sairá às 19h20 a Escola Primeira da Cidade Líder, em seguida é a vez da Estrela Cadente, seguida pelas escolas, Os Bambas, Escola Em cima da Hora, Só vou se você for, a Primeira da Aclimação, Portela Zona Sul, T.U.P., Valença Perus e Explosão da Zona Norte, com previsão de término às 04h00. O tempo de desfile de cada agremiação está previsto em 40 minutos.

No domingo, dia 7 de fevereiro, as escolas terão 30 minutos para se apresentarem. Desfilarão como escolas pleiteantes a Filhos do Zaire, às 19h e a Cabeções de Vila Prudente às 19h30. O desfile oficial neste dia, contará com a apresentação do Príncipe Negro, Folha Verde, Unidos de Guaianases, Imperatriz da Sul, Imperatriz da Pauliceia, Mocidade Robruense e A Flor da Vila Alpina com previsão de termino às 03h00.

Segunda, dia 8 de fevereiro, as escolas Comunidade Samba na Sombra e Raízes da Vila Prudente, desfilam como pleiteantes das 19h às 20h30. O desfile oficial neste dia conta com as apresentações das escolas Passo de Ouro, Lavapés, Dragões de Vila Alpina e Iracema Meu Grande Amor, com previsão de término às 02h00.