Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Vacinação contra gripe termina amanhã (27)
Maio 26, 2011

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prorrogaou novamente a Campanha de Vacinação, que acontecerá até o dia 27 de maio. Inicialmente, o encerramento na sexta-feira (13), mas, para que mais pessoas possam ser vacinadas, o prazo foi estendido. Entre os dias 25 de abril e 18 de maio, a SMS distribuiu 1.326.158 doses da vacina.

A campanha tem como objetivo reduzir os casos de complicações e mortes causadas pela doença em pessoas de 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, população indígena e crianças de 6 a 23 meses.

As 1.326.158 doses aplicadas foram distribuídas da seguinte maneira:

" 111.587 doses em profissionais da saúde (cobertura de 42,6%)

" 1.659 doses na população indígena (cobertura de 75,3%)

" 75.652 doses em gestantes (cobertura de 57,3%)

" 178.879 primeiras doses em crianças de 6 a 23 meses (cobertura de 67,9%)

" 1.430 segundas doses em crianças de 6 a 23 meses (cobertura de 0,5%)

" 871.948 doses em pessoas com 60 anos ou mais (cobertura de 70,2%)

" 85.003 doses em pessoas de outros grupos.

Todas as unidades de saúde aplicarão vacina de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e a relação dos postos pode ser consultada no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa ou pelo telefone 156. O Instituto Pasteur (Avenida Paulista, 393) e os terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8 às 20 horas, inclusive aos sábados e domingos.

Vale lembrar que, no dia 30 de abril, a SMS realizou O Dia D da Campanha de Vacinação, que contou com mais de 8 mil profissionais municipais de saúde e 621 postos espalhados pela capital. Algumas equipes atuaram em asilos, casas de repouso e outras instituições que concentram pessoas com mais de 60 anos. Os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência.

Além de proteger contra a gripe, a vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha é realizada no outono para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 a 23 meses devem receber duas doses.

O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos, por exemplo, que podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples, como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção.

É importante que as pessoas saibam que a vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação, porque na sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não a contraindica.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas